21.6 C
Uberlândia
sábado, junho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiAplicação de ácidos fúlvicos e húmicos em folhosas

Aplicação de ácidos fúlvicos e húmicos em folhosas

Nilva Terezinha Teixeira

Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro Universitário do Espírito Santo do Pinhal (UniPinhal)

nilvatteixeira@yahoo.com.br

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Os ácidos húmicos e fúlvicos, componentes da matéria orgânica dos solos, da água e dos sedimentos, beneficiam as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e exercem efeito direto sobre o crescimento e metabolismo das plantas, especialmente sobre o desenvolvimento radicular.

Tradicionalmente, as substâncias húmicas têm sido definidas como substâncias de coloração escura compostas de macromoléculas de massa molecular relativamente elevada formada por meio de reações de síntese secundária a partir de resíduos orgânicos de plantas, animais e microrganismos.

O efeito das substâncias húmicas sobre o metabolismo das plantas tem como resultado a influência positiva sobre o transporte de íons, facilitando a absorção de nutrientes, respiração e velocidade das reações enzimáticas do ciclo de Krebs, resultando assim em maior produção de energia metabólica.

Acredita-se que os ácidos húmicos absorvidos pela planta, em estágios avançados do seu desenvolvimento, são uma fonte de polifenóis, que funcionam como catalizadores da respiração.

O resultado é o aumento da atividade metabólica do vegetal; aceleração dos processos enzimáticos e da divisão celular, crescimento mais rápido da raiz e aumento de matéria seca. Considera-se que os ácidos húmicos e fúlvicos favorecem a assimilação de nutrientes, e que os ácidos húmicos são importantes na retenção de cátions em concentrações elevadas no solo, o que evita toxicidades.

Ainda, consideram os referidos autores que os efeitos de tais ácidos são diversos, de acordo com a adubação empregada, o que torna o estudo da inclusão dos mesmos nos sistemas de produção interessante.

Os ácidos húmicos são substâncias que desempenham um importante papel no meio ambiente por se ligaremdiretamente a germinação, retenção de água, fertilidade e outros aspectos. Os ácidos húmicos favorecem a germinação, devido à coloração escura que apresenta, o que favorece a retenção de calor, favorecendo o processo.

As substâncias húmicas auxiliam na disponibilidade de nutrientes às plantas - Crédito Shutterstock
As substâncias húmicas auxiliam na disponibilidade de nutrientes às plantas – Crédito Shutterstock

Agentes a favor do solo

A capacidade de retenção de água dos ácidos orgânicos auxilia na proteção dos solos contra a erosão, e ainda atuam como agentescimentantesdas partículas do solo em agregados ao se combinarem com os minerais e favorecem a liberação de nutrientes às plantas, como NH4+, NO3-, SO42-, resultantes de sua decomposição.

Possuem os grupos ligantes carboxilatos e fenolatos, importantes para a estruturação dos solos e nutrição de plantas (coordenação com os íons Al3+, Fe3+ e de Cu2+).

Um dos aspectos relevantes dos ácidos húmicos é a sua capacidade de complexação com metais e agroquímicos. Os ácidos húmicos são os compostos orgânicos mais estudados e apresentam pouca solubilidade nas condições de acidez normalmente encontradas em solos. São os responsáveis pela maior parte da CTC de origem orgânica em camadas superficiais de solos.

Os ácidos húmicos interferem diretamente na qualidade física do solo, por promoverem uma aproximação das partículas e, consequentemente, sua união, gerando, dessa forma, uma maior agregação dos solos.

 

As folhosas

Especificamente com alface, ensaio em cultivo hidropônico (sistema NFT) no UniPinhal, Espírito Santo do Pinhal (SP), mostrou queo uso de ácidos húmicos e fúlvicos emcultivos comerciais é viável.

Os resultados evidenciaram quea dose ideal para a cultura foide 20 g/1.000 L-1 de água. Quantidades superiores 60 g/1.000 L-1 de água reduziram drasticamente a produção dessa hortaliça.

A influência desses compostos em sistemas hidropônicos ainda não foiesclarecida, assim como sua interação com minerais em meio aquoso também não. Porém, esse aumento radicular e de massa verde obtido com o emprego das substâncias húmicas pode sercreditado à maior disponibilidade para as plantas de alguns minerais, como o fósforo, estimulando, dessa forma, o desenvolvimento radicular e da parte aérea.

Também no UniPinhal, em cultivo de alface em vasos, e de rúcula em canteiros, ambos em solo com baixo índice de matéria orgânica, em presença de condicionador de solos comercial contendo substâncias húmicas enriquecidas com 10% de K2O,observaram-seacréscimos de produção.

Em alface excelentes resultados foram obtidos com o emprego de 2 L.ha-1 do formulado comercial. Já em rúcula, a melhor dose foi1,5 L.ha-1. Emalface cultivada no campo, bons resultados foram obtidoscom o uso de 10 L.ha-1via fertirrigação por ocasião do transplante de mudas.

Essa matéria completa você encontra na edição de março 2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pendoamento precoce exige variedades resistentes

  Luciana de Sousa Cassetari Doutoranda em Agronomia/Fitotecnia - Universidade Federal de Lavras (MG) luciana_agro@yahoo.com.br Devido à alta perecibilidade e pouca resistência ao transporte, geralmente a alface é...

Você sabe plantar couve-manteiga?

  Adriana Souza Nascimento Engenheira agrônoma, extensionista rural da Emater/DF emater.gama@gmail.com   A couve-manteiga é uma hortaliça anual, herbácea, com caule vertical ou ereto, que sempre emite novas folhas...

Tratamento de sementes – O aliado do produtor rural

  Andressa Cristina Zamboni Machado Pesquisadora do IAPAR andressaczmachado@hotmail.com Daniela Sayuri Matunaga Pós-graduanda IAPAR Os nematoides causam sérios prejuízos a importantes culturas agrícolas, como a soja, o algodão...

Daymsa – Sempre atenta às necessidades do campo

A Daymsa do Brasil participa da Hortitec desde 2007, e completa agora oito anos de atuação nesse evento. “A Hortitec é um evento de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!