28.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioLançamentosAplicativo gratuito para gerenciar custos na atividade leiteira

Aplicativo gratuito para gerenciar custos na atividade leiteira

Epamig

A maioria dos pecuaristas de Minas Gerais não registra os dados de despesas e receitas de suas atividades leiteiras e, portanto, não realiza apuração dos custos de produção. A informação vem de estudos realizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (EPAMIG).

Para ajudar a solucionar esse problema, a EPAMIG desenvolveu o aplicativo de Gerenciamento de Custos na Atividade Leiteira (GERCAL), voltado, sobretudo, para os agricultores familiares.

Segundo o pesquisador da EPAMIG, Djalma Pelegrini, a falta de controle dos custos na atividade leiteira impacta os negócios de maneira negativa. Para ele, o produtor, após prejuízos constantes, pode até ser levado a desistir da atividade. 

“Quando não registramos as despesas, corremos o risco de realizar gastos além do necessário, o que impacta diretamente nas contas. Além disso, quando não controlamos os custos, perdemos a oportunidade de fazer o planejamento econômico-financeiro da propriedade e de realizar compras no momento adequado”, destaca Djalma Pelegrini, que participou do processo de idealização do sistema.

O GERCAL é um aplicativo para celular que estima os custos de produção de leite e auxilia os produtores na contabilidade gerencial das propriedades dedicadas à produção de leite. O aplicativo é gratuito e está disponível para download para smartphones (Android)

O economista e desenvolvedor do GERCAL, Thiago Ladeira, explica que, após baixar o aplicativo, o produtor precisa inserir as informações da propriedade, dados das instalações e dos equipamentos utilizados.

Logo após, o produtor precisa inserir as receitas totais e as despesas, tais como gastos com concentrados, combustíveis, alugueis de pasto e mão de obra. Com a inclusão desses dados, é possível obter relatórios sobre o custo operacional efetivo, custo médio do litro do leite produzido, margem bruta e margem líquida da atividade leiteira.

“O GERCAL apresenta um bom cenário para o produtor entender se está conseguindo remunerar bem sua mão de obra e acumular capital necessário para repor os bens depreciados ao longo dos processos de produção. Por fim, alguns outros indicadores de interesse do produtor também estão disponíveis para auxiliá-lo em seus processos de tomada de decisão”, explica Thiago Ladeira, da EPAMIG.

Aplicativo testado e aprovado

A versão atual do GERCAL, disponível para download gratuito, passou por um longo processo de desenvolvimento e testes em campo.

O pesquisador Djalma Pelegrini relata que, em um primeiro momento, o sistema foi testado por um grupo de colaboradores da EPAMIG. Nessa fase, foram utilizados dados fictícios para testar a capacidade de processamento, transmissão e integridade dos cálculos realizados pelo aplicativo.

Em uma segunda etapa, o GERCAL foi implementado em três Campos Experimentais da EPAMIG para verificar o desempenho em contextos reais de produção. Ainda nessa fase, o aplicativo foi apresentado para um grupo de professores universitários e técnicos agrícolas que apontaram sugestões de melhorias e correções de erros.

“Como acontece com quase todo software disponível no mercado, o GERCAL se encontra hoje em uma versão estável e robusta. Contudo, o sistema segue em constante aprimoramento, tanto para a incorporação de novas funcionalidades quanto para melhorias na codificação, tudo para garantir um aplicativo leve, rápido e confiável”, conclui Thiago Ladeira.

Novas parcerias com produtores, empresas e cooperativas

Para o pesquisador da EPAMIG, Ítalo de Almeida, um dos principais desafios da atividade leiteira é incluir novas tecnologias em seus procedimentos operacionais.

“As inovações tecnológicas não são amplamente disponibilizadas aos produtores e incorporadas aos regimes de trabalho, sobretudo para agricultores familiares. Eles encontram dificuldades na implantação de processos técnicos capazes de resultar em aumento da produção e redução dos custos”, afirma.

A equipe coordenadora do GERCAL procura estabelecer parcerias com produtores, empresas e cooperativas do segmento de laticínios. Os interessados vão receber treinamentos gratuitos para operar o sistema do aplicativo. O número Whatsapp para mais informações é (34) 9 9911-8602.

A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). 

ARTIGOS RELACIONADOS

Faça as contas: Custos de produção x rentabilidade

É difícil avaliar, com exata precisão, os custos e a rentabilidade da lavoura cafeeira, pois eles variam muito, conforme os sistemas de cultivo utilizados e as produtividades obtidas a cada ano e a cada lavoura.

Pecuária eficiente e sustentável começa com tecnologia nutricional diferenciada

Uso de aditivos naturais ganha força na bovinocultura de corte e de leite como ferramenta estratégica para pecuaristas aumentarem produtividade e lucratividade

Auditoria independente: em defesa da economia e do interesse público

A auditoria independente contribui de modo significativo para que as empresas sejam mais ...

Agronegócio impulsiona economia baiana

Mesmo com queda em relação ao ano de 2022, há expectativas para segundo trimestre de 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!