23.3 C
São Paulo
quinta-feira, julho 7, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Lançamentos Aplicativo gratuito para gerenciar custos na atividade leiteira

Aplicativo gratuito para gerenciar custos na atividade leiteira

Epamig

A maioria dos pecuaristas de Minas Gerais não registra os dados de despesas e receitas de suas atividades leiteiras e, portanto, não realiza apuração dos custos de produção. A informação vem de estudos realizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (EPAMIG).

Para ajudar a solucionar esse problema, a EPAMIG desenvolveu o aplicativo de Gerenciamento de Custos na Atividade Leiteira (GERCAL), voltado, sobretudo, para os agricultores familiares.

Segundo o pesquisador da EPAMIG, Djalma Pelegrini, a falta de controle dos custos na atividade leiteira impacta os negócios de maneira negativa. Para ele, o produtor, após prejuízos constantes, pode até ser levado a desistir da atividade. 

“Quando não registramos as despesas, corremos o risco de realizar gastos além do necessário, o que impacta diretamente nas contas. Além disso, quando não controlamos os custos, perdemos a oportunidade de fazer o planejamento econômico-financeiro da propriedade e de realizar compras no momento adequado”, destaca Djalma Pelegrini, que participou do processo de idealização do sistema.

O GERCAL é um aplicativo para celular que estima os custos de produção de leite e auxilia os produtores na contabilidade gerencial das propriedades dedicadas à produção de leite. O aplicativo é gratuito e está disponível para download para smartphones (Android)

O economista e desenvolvedor do GERCAL, Thiago Ladeira, explica que, após baixar o aplicativo, o produtor precisa inserir as informações da propriedade, dados das instalações e dos equipamentos utilizados.

Logo após, o produtor precisa inserir as receitas totais e as despesas, tais como gastos com concentrados, combustíveis, alugueis de pasto e mão de obra. Com a inclusão desses dados, é possível obter relatórios sobre o custo operacional efetivo, custo médio do litro do leite produzido, margem bruta e margem líquida da atividade leiteira.

“O GERCAL apresenta um bom cenário para o produtor entender se está conseguindo remunerar bem sua mão de obra e acumular capital necessário para repor os bens depreciados ao longo dos processos de produção. Por fim, alguns outros indicadores de interesse do produtor também estão disponíveis para auxiliá-lo em seus processos de tomada de decisão”, explica Thiago Ladeira, da EPAMIG.

Aplicativo testado e aprovado

A versão atual do GERCAL, disponível para download gratuito, passou por um longo processo de desenvolvimento e testes em campo.

O pesquisador Djalma Pelegrini relata que, em um primeiro momento, o sistema foi testado por um grupo de colaboradores da EPAMIG. Nessa fase, foram utilizados dados fictícios para testar a capacidade de processamento, transmissão e integridade dos cálculos realizados pelo aplicativo.

Em uma segunda etapa, o GERCAL foi implementado em três Campos Experimentais da EPAMIG para verificar o desempenho em contextos reais de produção. Ainda nessa fase, o aplicativo foi apresentado para um grupo de professores universitários e técnicos agrícolas que apontaram sugestões de melhorias e correções de erros.

“Como acontece com quase todo software disponível no mercado, o GERCAL se encontra hoje em uma versão estável e robusta. Contudo, o sistema segue em constante aprimoramento, tanto para a incorporação de novas funcionalidades quanto para melhorias na codificação, tudo para garantir um aplicativo leve, rápido e confiável”, conclui Thiago Ladeira.

Novas parcerias com produtores, empresas e cooperativas

Para o pesquisador da EPAMIG, Ítalo de Almeida, um dos principais desafios da atividade leiteira é incluir novas tecnologias em seus procedimentos operacionais.

“As inovações tecnológicas não são amplamente disponibilizadas aos produtores e incorporadas aos regimes de trabalho, sobretudo para agricultores familiares. Eles encontram dificuldades na implantação de processos técnicos capazes de resultar em aumento da produção e redução dos custos”, afirma.

A equipe coordenadora do GERCAL procura estabelecer parcerias com produtores, empresas e cooperativas do segmento de laticínios. Os interessados vão receber treinamentos gratuitos para operar o sistema do aplicativo. O número Whatsapp para mais informações é (34) 9 9911-8602.

A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). 

Inicio Lançamentos Aplicativo gratuito para gerenciar custos na atividade leiteira