24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasArmadilha para capturar bicho-furão

Armadilha para capturar bicho-furão

Ferocitrus Furão permite monitorar e controlar a presença do bicho furão no pomar, evitando aplicações desnecessárias e prevenindo infestações que possam causar prejuízos ao citricultor.

Foto Esalq/USP

Os ataques de bicho furão e mosca das frutas foram as principais causas da queda de frutos na safra 22/23 de laranja, à frente de greening, leprose, pinta preta e cancro cítrico. Juntos, bicho furão e mosca das frutas foram responsáveis por 6,27% da queda de frutos, aumento de 11,5% em relação à safra 21/22, segundo dados do relatório da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura).

Para redução dos prejuízos, o monitoramento de pragas com armadilhas é um aliado importante dos citricultores. A Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, oferece aos produtores rurais, a tecnologia Ferocitrus Furão, que permite o monitoramento da presença do inseto no pomar antes que ele cause danos.

Ferocitrus Furão consiste em um kit com uma armadilha delta e uma pastilha com feromônio atrativo do bicho furão. Instalada nos pomares de citros, a pastilha libera continuamente a substância química semelhante àquela produzida pelas fêmeas do bicho furão, que atrai os machos para o acasalamento. Ao entrar em contato com as paredes revestidas com cola da armadilha delta, as mariposas ficam presas, permitindo a contagem de insetos encontrados.

De acordo com o número de mariposas capturadas semanalmente, deve-se ou não entrar com o controle químico/biológico na área para controle da praga. Dessa forma, com a armadilha, evita-se aplicações desnecessárias e inicia-se o controle no momento adequado, impedindo atinjam o nível de dano econômico. Cada armadilha tem ação de 30 dias.

Os citricultores interessados em mais informações sobre a tecnologia do Ferocitrus Furão devem entrar em contato com a unidade da Coopercitrus mais próxima.

A Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro (SP), é uma das maiores cooperativas do Brasil em fornecimento de insumos, máquinas, implementos e suporte técnico. Com mais de 39 mil cooperados e unidades de negócios em mais de 65 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, a Coopercitrus tem como propósito oferecer soluções integradas para que seus cooperados cresçam como um todo.

ARTIGOS RELACIONADOS

UPL Propõe mais uma solução inovadora para o manejo de percevejos na soja

Com dois modos de ação diferentes, nova solução promove o melhor poder de choque da categoria Com o aparecimento das flores da soja, o alerta...

Contra o déficit hídrico, ácidos húmicos é solução

  Ricardo Nascimento Lutfala Paulino Graduando em Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), coordenador-tesoureiro do Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (GHPD)...

Algas – Aliadas na fitossanidade vegetal

Autores Brenda Ventura de Lima e Silva Mestre em Fitopatologia e servidora - IF Goiano – campus Morrinhos brendavlima@yahoo.com.br Juliano Henrique Alves de Sousa...

A enxertia na produção de mudas de pimentão

Rafael Campagnol Doutor em Agronomia e professor de Olericultura " Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) rafcampagnol@hotmail.com Elisamara Caldeira do Nascimento Doutora em Agronomia " Zeólita Consultoria Agronômica Talita...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!