31.9 C
Uberlândia
terça-feira, novembro 7, 2023
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosArmazenamento de milho em Supersilo é vantajoso

Armazenamento de milho em Supersilo é vantajoso

Armazenamento de milho em Supersilo Electro Plastic

 

Ricardo T. Suzuki

Engenheiro agrônomo e supervisor técnico comercial

ricardo@electroplastic.com.br

Crédito Electro Plastic
Crédito Electro Plastic

Após a colheita do milho começa uma etapa da produção, senão a mais importante da safra, pois é onde todo investimento feito será recompensado com a comercialização.

Mas, normalmente, nesses períodos começam os problemas logísticos ou climáticos, ou seja, falta de transporte, custos elevados do frete, filas nos armazéns de recebimentos, chuva na colheita, entre outros. Em função desses fatores, muitos produtores têm buscado como alternativa para amenizar esses problemas o silo Bolsa Supersilo Electro Plastic.

Suprindo necessidades

O que é o Supersilo? Trata se de uma bolsa tubular produzida com polietileno da mais alta qualidade, aditivos modernos e com a tecnologia de multicamadas no processo de fabricação que promove resistência, durabilidade e proteção aos grãos armazenados.

Com o uso dessa tecnologia, o produtor poderá colher sua produção com mais tranquilidade para, depois do período de pico, buscar uma melhor negociação de seu frete. Também, os armazéns estarão mais tranquilos para receber e armazenar sua produção.

O período de armazenamento variará conforme a condição de umidade dos grãos colhidos, podendo chegar a até um ano. Na prática, recomenda-se que o milho esteja com umidade em torno dos 15% para o maior período, pois com maior umidade irá diminuindo o período de armazenamento. É importante ter o monitoramento e acompanhamento das bolsas para evitar perdas.

O Supersilo é fabricado com nove pés de diâmetro e comprimento de 60 ou 75 metros, sendo armazenado de 200 a 250 ton, respectivamente. O material dupla face preto&branco evita a entrada de luz e reflexão do excesso de calor, preservando a qualidade do milho armazenado.

Essa tecnologia não substitui os silos de armazenamento, mas auxilia ou complementa o processo logístico de colheita, armazenagem e comercialização da safra do milho.

ARTIGOS RELACIONADOS

É hora de colher café

Autores Otávio Vitor Souza Andrade - Graduando em Agronomia – Universidade Federal de Lavras (UFLA) - otaviovsandrade@gmail.com Cássio Pereira Honda Filho - Doutorando em Fitotecnia -...

Panorama nacional da produção de pitayas

Fruta exótica, a pitaya possui um alto valor agregado e pode render até 20 toneladas já na primeira colheita Dejalmo Nolasco Prestes Engenheiro agrônomo, pesquisador,...

Podridão parda – Alerta geral para pessegueiros

Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com Herick Fernando de Jesus Silva Engenheiro Agrônomo e doutorando em Fitotecnia "...

Tubixaba tuxaua – Tem nematoide passando despercebido

Juliana Aparecida Homiak Nematologista, mestre em Agronomia e proprietária da empresa NematSolution julianahomiak@hotmail.com   Em 1980, no oeste do Paraná, mais precisamente na cidade de Marechal Cândido Rondon,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!