Armazenamento de milho em Supersilo é vantajoso

0
213

Armazenamento de milho em Supersilo Electro Plastic

 

Ricardo T. Suzuki

Engenheiro agrônomo e supervisor técnico comercial

ricardo@electroplastic.com.br

Crédito Electro Plastic
Crédito Electro Plastic

Após a colheita do milho começa uma etapa da produção, senão a mais importante da safra, pois é onde todo investimento feito será recompensado com a comercialização.

Mas, normalmente, nesses períodos começam os problemas logísticos ou climáticos, ou seja, falta de transporte, custos elevados do frete, filas nos armazéns de recebimentos, chuva na colheita, entre outros. Em função desses fatores, muitos produtores têm buscado como alternativa para amenizar esses problemas o silo Bolsa Supersilo Electro Plastic.

Suprindo necessidades

O que é o Supersilo? Trata se de uma bolsa tubular produzida com polietileno da mais alta qualidade, aditivos modernos e com a tecnologia de multicamadas no processo de fabricação que promove resistência, durabilidade e proteção aos grãos armazenados.

Com o uso dessa tecnologia, o produtor poderá colher sua produção com mais tranquilidade para, depois do período de pico, buscar uma melhor negociação de seu frete. Também, os armazéns estarão mais tranquilos para receber e armazenar sua produção.

O período de armazenamento variará conforme a condição de umidade dos grãos colhidos, podendo chegar a até um ano. Na prática, recomenda-se que o milho esteja com umidade em torno dos 15% para o maior período, pois com maior umidade irá diminuindo o período de armazenamento. É importante ter o monitoramento e acompanhamento das bolsas para evitar perdas.

O Supersilo é fabricado com nove pés de diâmetro e comprimento de 60 ou 75 metros, sendo armazenado de 200 a 250 ton, respectivamente. O material dupla face preto&branco evita a entrada de luz e reflexão do excesso de calor, preservando a qualidade do milho armazenado.

Essa tecnologia não substitui os silos de armazenamento, mas auxilia ou complementa o processo logístico de colheita, armazenagem e comercialização da safra do milho.