28.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioSem categoriaArtista plástica Valéria Vidigal conta história de sucesso no café durante a...

Artista plástica Valéria Vidigal conta história de sucesso no café durante a Fenicafé 2024

Valéria falou sobre “Café & Arte: empreendendo no café de uma forma inovadora'

Divulgação

Valéria Vidigal está entre as presenças femininas da Fenicafé 2024. Artista plástica e produtora de cafés especiais, Valéria é bem conhecida no universo cafeeiro brasileiro como “artista do café”, com mais de mil obras relacionadas ao café em seu currículo.

Vencedora do concurso nacional “A Melhor História de um Agricultor” do Notícias Agrícolas, a artista tem ainda inúmeros trabalhos ilustrando livros científicos e da história do café, sendo os mais recentes o livro “50 anos do Sebrae Nacional”, “Café com Arte” e o livro “50 anos da ABIC”.

Na Fenicafé, Valéria falou sobre “Café & Arte: empreendendo no café de uma forma inovadora”. Para isso, traduz em suas telas espalhadas pelo mundo a paixão que lhe foi transmitida no sangue pelo seu pai, o João Cruz Filho, um renomado pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Já o talento pela pintura vem da mãe, a artista plástica Maria Auxiliadora, que lhe ensinou a pintar aos 11 anos. 

Em 2003, decidiu direcionar suas obras somente para o café e a decisão firmou de vez para sempre no universo cafeeiro às telas, que deixam transparecer toda rotina no campo, desde a colheita, os grãos e a paisagem. “Desde então meu amor pelo café só cresceu e, em 2007, decidimos realizar o Encontro Nacional do Café, que inicialmente era em Vitória da Conquista e depois passou a ser realizado na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça. A Fazenda Vidigal está incluída no hall das fazendas turísticas do Brasil, onde a arte tem um valor histórico e sentimental para o mundo do café. Uma das maiores galerias de arte a céu aberto está em nossa fazenda”, afirma Valéria, contando outro fato importante foi a apresentação de um coral alemão, que dentre tantas fazendas no Brasil escolheu o local para visitação e apresentação em 2016.   

ARTIGOS RELACIONADOS

Perspectivas para os biológicos

De acordo com dados da CropLife Brasil, entidade que reúne as empresas fabricantes ...

Qual a importância do boro e zinco para o cafeeiro?

AutorThales Barcelos Resende Mestre e doutor em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA) thales_br@outlook.com A nutrição equilibrada de qualquer planta é uma premissa básica...

Indução natural de resistência favorece produção de café no inverno

Colheita e variações de temperatura reduzem imunidade da planta nesta estação Durante os meses de inverno, as lavouras de café do país estão expostas a...

illy destaca-se entre as marcas mais amadas do mundo

Com sede em Trieste, a empresa é a segunda no ranking mundial da Talkwater Love Brands e a terceira na Itália.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!