29.6 C
Uberlândia
terça-feira, janeiro 28, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisAtenção à influenza é essencial para proteger a saúde e o bem-estar...

Atenção à influenza é essencial para proteger a saúde e o bem-estar dos cavalos

Enfermidade tem potencial para se propagar rapidamente pelo haras

Foto: Freepik

Os cavalos também têm gripe. E, assim como nos humanos, a influenza equina é uma doença viral altamente contagiosa. “A incidência varia de acordo com diversos fatores, incluindo condições climáticas, práticas de manejo e contato com animais infectados. Por isso, é preciso estar sempre alerta para o problema”, explica o médico-veterinário Sérgio Kalil, gerente de marketing da Syntec.

De acordo com o especialista, a gravidade da influenza também oscila. “Em alguns casos, a gripe equina pode ser leve, com sintomas semelhantes aos de um resfriado em humanos, incluindo febre, corrimento nasal e tosse. No entanto, em casos mais graves, pode levar a complicações respiratórias e até mesmo à morte do animal.”

A prevenção dessa enfermidade envolve a vacinação regular dos cavalos, além de boas práticas de manejo, como isolamento de animais doentes e manutenção de boas condições de higiene nos estábulos. “A detecção precoce e o tratamento adequado dos casos são essenciais para evitar a propagação da doença”, ressalta o veterinário.

Sérgio Kalil alerta sobre a importância de os proprietários, técnicos e cuidadores dos cavalos estarem cientes dos sinais da gripe equina e consultarem profissionais adequados em caso de suspeita. “Os veterinários fazem o correto diagnóstico e propõem o melhor tratamento da gripe equina, bem como oferecem orientação sobre as medidas preventivas corretas para cada caso”, enfatiza.

Para auxiliar os criadores, a Syntec do Brasil disponibiliza a Get-Vacina, vacina composta pelos vírus inativados da Influenza Equina (A-equi-1 e A-equi-2) e por toxóide tetânico. Segura e comprovadamente eficaz, a GET-Vacina Syntec oferece inocuidade, imunogenicidade e antigenicidade para potros, éguas gestantes e cavalos adultos.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Planejamento para a próxima safra de soja: doenças e clima

Especialista explica a importância do produtor se atentar a fatores que impactam fortemente na rentabilidade das lavouras da oleaginosa

Giberela no trigo: desafios e controle

A giberela é capaz de causar danos diretos no trigo, como redução na produtividade, perdas de produtos e também danos indiretos.

Verticillium no tomate: como reconhecer e realizar o manejo?

Os primeiros sintomas em condições de campo geralmente são observados no início de frutificação da cultura.

Áreas tratadas por defensivos agrícolas crescem 9,3% no primeiro semestre de 2024

Segundo pesquisa encomendada pelo Sindiveg a Kynetec Brasil, período contabilizou mais de 1 bilhão de hectares tratados com defensivos agrícolas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!