27.4 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasAumento da área da cana-de-açúcar nesta temporada

Aumento da área da cana-de-açúcar nesta temporada

Lavoura – Crédito: Shutterstock

Com auxílio de ferramentas de gestão, produtores podem ser ainda mais eficientes desde o pré-plantio até o pós-colheita

Segundo o balanço mais recente produzido pela União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), a área de cana-de-açúcar já colhida até o momento (cerca de 90%) é a maior das últimas cinco safras. Em relação ao ciclo passado, o aumento é de 1,2%, alcançando 7,099 milhões de hectares no Centro-Sul. No acumulado da safra 2020/21, a produtividade agrícola na região ainda avança 2,4% ante o ano anterior, a 79,6 toneladas por hectare.

Para auxiliar os produtores a manterem esses números e até ampliarem seus ganhos a cada safra, a GAtec – AgTech especializada em gestão agroindustrial, disponibiliza diversas soluções ao setor canavieiro, começando no pré-plantio até o pós-colheita. “Nosso portfólio abrange todo o complexo sucroenergético desde área agrícola até a distribuição, análise e comercialização dos produtos, para o agronegócio brasileiro e no mundo”, diz, Leandro Sarto, diretor comercial.

Para atender as necessidades dos produtores, a empresa está focada em entregar soluções que apresentam inteligência no agronegócio. Ou seja, trabalhar com as melhores práticas de processo e negócio e sempre tentar surpreender da maneira mais simples com o melhor produto para facilitar a gestão. “Todas as dificuldades na hora de gerir são sempre tratadas de maneira prioritária. Para que assim os nossos clientes tenham em suas mãos uma ferramenta capaz, robusta e dinâmica de modo a prever e/ou mitigar essas dificuldades”, ressalta Sarto.

Mercado em evolução

Ainda segundo o diretor da GAtec, o setor canavieiro é um dos mais maduros e dinâmicos do Brasil, entretanto, como todo negócio pujante, necessita de melhorias constantes e nesse sentido, há sempre três fatores. O primeiro é o tempo. Isso porque o segmento está evoluindo e se adapta sempre que necessário, podemos citar passagens históricas importantes como o ProAlcool e Renovabio, por exemplo.

Outro fator são as pessoas. Fundamental, pois, a experiência adquirida ao longo de todos esses anos por diversos perfis profissionais, se transformam e estão em constante a evolução. Aliado a esse, vem uma série de outros importantes pontos, social, capital, ambiental. Logo, o fator pessoas, movimenta diversas tendências e objetivos comuns, tanto no micro quanto no macroambiente.

O terceiro ponto e não menos importante é a tecnologia. “Aqui a GAtec tem atuado ao longo dos últimos anos dando todo aparato necessário para o setor e compreendendo toda a sua complexidade, necessidade de rapidez, sempre prezando pela máxima qualidade, com total cuidado e atenção”, destaca Sarto.

Pioneirismo no setor

A GAtec é uma empresa que nasceu no berço da evolução no setor sucroenergético, na cooperativa Copersucar. Atualmente disponibiliza aos clientes os serviços de consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Ao longo de quase duas décadas da marca, seus sócios e especialistas se dedicam para disponibilizar a melhor solução com a melhor tecnologia para o setor.

Entre as soluções, destaque para o SimpleFarm,  um software desenvolvido em plataforma web, baseado nas tecnologias Microsoft que atende, em uma base única, indicado para culturas semi-perenes (cana-de-açúcar), perenes (Citrus, Florestas), como também produtores de culturas anuais (milho, algodão, grãos, etc), e ainda atividade pecuária. Devido à possibilidade de hospedagem na nuvem, o sistema pode ser acessado de qualquer computador com acesso à internet. Também há a possibilidade de ser instalado na estrutura de TI do próprio cliente, caso ele não queira hospedar em cloud.

Outra ferramenta disponibilizada é o Commerce. Este é um sistema completo na gestão de compra e venda de commodities agrícolas para mercado interno e exportações, e ajuda o produtor a controlar todos os processos envolvidos na comercialização, dando acesso a indicadores simples, intuitivos, rápidos e assertivos. A solução está disponível para diversos segmentos dentro do agronegócio e está sendo evoluído dentro na nova plataforma SimpleFarm, sobre a qual começam a convergir todos os sistemas da GAtec que possibilita total integração com os demais sistemas administrativos dos clientes.

Contempla também o pacote tecnológico disponibilizado pela empresa a plataforma Mapfy GeoSystem, outra ferramenta importante no tripé de crescimento da empresa. A solução é uma aplicação web de gestão de mapas rurais e é uma tecnologia exclusiva. Simples, intuitivo e objetivo, o sistema permite uma nova experiência em visualização e controle georreferenciado da lavoura. Com a ferramenta o produtor consegue analisar e visualizar de forma rápida e integrada em mapas através de consultas dinâmicas, para tomar decisões mais precisas, como também gerar atividades de análise de áreas.

De acordo com o diretor comercial, um dos diferenciais da empresa é que seus diretores atuam no dia a dia junto a equipe e clientes colocando a mão na massa. “Ouvir as demandas para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas soluções tem sido fundamental para a GAtec. Agradecemos a parceria e confiança ao longo destes 19 anos, e queremos traçar um futuro de sucesso e sustentabilidade junto a ponta final do negócio. Pontuamos sempre que a razão de existirmos é a confiança depositada na empresa por nossos clientes”, finaliza.

Sobre – A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Composta por profissionais com mais de 35 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa está presente diversos países. Sua atuação contempla diversas culturas do agronegócio, entre elas, cana-de açúcar, grãos, algodão, café, citros, pecuária, entre outros. Mais informações em www.gatec.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

Proibição do paraquate aumentaria custo de produção em 129%

Para a CNA, defensivo agrícola paraquate tem de ser reavaliado cientificamente, pois até os Estados Unidos mantêm seu uso   De acordo com dados apresentados pela...

Doenças causadas por fungos de solo x Trichoderma

  Sueli Corrêa Marques de Mello Engenheira agrônoma, doutora em Fitopatologia e pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia sueli.mello@embrapa.br O feijão é historicamente um dos principais alimentos...

Perspectivas e potencialidades do mercado de pimentas

Existe uma variedade de usos e formas de consumo da pimenta, além de uma grande variedade de produtos e subprodutos, o que favorece a...

Manutenção eficaz permite que usinas de cana lucrem com venda de energia

Weder Queiroz, Gerente de Vendas da Henkel, faz reflexão sobre usinas de cana em artigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!