24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesAumento da temperatura das águas resulta em maior alimentação de peixes e...

Aumento da temperatura das águas resulta em maior alimentação de peixes e camarões

Divulgação

A entrada em períodos climáticos de maior calor requer investimentos certeiros na alimentação dos animais da aquacultura para melhorar a performance nutricional e atingir o potencial de desenvolvimento, aumentando a produtividade e otimizando custos ao criador. Por serem animais pecilotérmicos, que mantém a temperatura corporal conforme o ambiente, peixes e camarões possuem hábitos alimentares que também variam conforme a as condições climáticas, interferindo nos índices zootécnicos, como crescimento e conversão alimentar.

Nesse sentido, entre os desafios existentes, a escolha de produtos para a alimentação merece muita atenção, já que contribui para beneficiar uma série de aspectos que interferem na qualidade de peixes e camarões.

O coordenador de Assistência Técnica de Aquacultura da Guabi Nutrição e Saúde Animal, Lisandro Bauer, destaca que os animais tem uma nutrição muito específica durante o ano todo. A diferença é que, com o aquecimento do ambiente, os produtores vão observando a melhora do apetite dos peixes e camarões, aumentando a ingestão de alimentos. “Fornecer a ração adequada, com os ingredientes e nutrientes para cada fase de cultivo, é fundamental. Cada semana tem uma necessidade específica em termos de quantidade e qual ração a ser fornecida”.

Ao passar por cada fase do desenvolvimento, os peixes e camarões necessitam da implantação de nutrientes exclusivos. De acordo com o coordenador, a introdução alimentar deve ser feita de maneira gradual. Ele explica que quando alevinos, recomenda-se a administração de 4% a 15% da biomassa, dividida em 3 a 6 refeições diárias. Esse valor passa a ser de 3% a 4% da biomassa quando estão na fase de crescimento. Quando chegam na fase da engorda, o produtor deve destinar de 1% a 3% da biomassa, fazendo com que o animal possa atingir o tamanho ideal para ser comercializado.

Outro ponto destacado por Bauer é que o planejamento estipulado pelo produtor para atender a demanda nutricional dos peixes é um processo essencial para que todas as etapas sejam feitas otimizando os recursos. “Além de fornecer a ração adequada para cada fase, temos a oportunidade de fornecer aditivos naturais que potencializam toda essa nutrição da ração e ajudam no sistema imunológico”.

Todo a idealização da estratégia é acompanhada de perto pelos técnicos da Guabi Nutrição e Saúde Animal visando a criação de protocolos para a evolução da piscicultura. Por meio do Sistema Guabi de Alto Desempenho (Sigad), uma ferramenta criada pela empresa para estabelecer os valores necessários para melhorar os índices zootécnicos, os produtores passam a ter um entendimento mais detalhado de todo o processo. Produzido com informações baseada nos pilares nutrição, ambiente, genética, infraestrutura, gestão e biossegurança, os técnicos geram o plano de ação e sugerem evoluções, levando uma nova visão de todo o processo ao piscicultor. Essa troca de conhecimento é feita de maneira equilibrada para que o produtor consiga assimilar da melhor forma, gerando ações para resultados positivos.

A produção de pescados no Brasil vem crescendo vertiginosamente ano após ano, ampliando as necessidades de consumo e oferecendo produtos com melhor qualidade para o mercado. Esse aumento é resultado de investimentos em um setor que estava, basicamente, em localidades específicas espalhadas pelo país, possibilitando expansão e ampliando conhecimento. Os dados da PeixeBR mostram que o número de animais produzidos cresceu 45% nos últimos sete anos, chegando a 840 mil toneladas em 2021.

Sobre a Guabi Nutrição e Saúde Animal

A Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade, voltados para o bem-estar de todo o ciclo: animais, produtores, criadores e consumidor final. Investe na qualidade dos insumos e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado, e é hoje uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros. Atualmente, a Guabi possui unidades fabris distribuídas pelo Brasil, Centros de Distribuição em diversos estados e o Escritório Nacional, em Indaiatuba/SP. Para saber mais, acesse: www.guabi.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Himev – Pioneira em trituração

A proposta da Himev para a cafeicultura é a renovação das lavouras por meio da trituração, eliminando as tradicionais queimadas e enriquecendo o solo...

Silício é a solução antiestresse para a lavoura?

Autores Alisson da Silva Santana Engenheiro agrônomo, mestre em Agricultura e Biodiversidade e doutorando em Proteção de Plantas - UNESP/FCA alisson.0910.silva@gmail.com Ana Paula Santana...

Mofo branco – Alerta para o feijoeiro irrigado

O Brasil se destaca como maior produtor mundial do grão, com projeção para safra 2018/19 de uma área total plantada de 3,044 milhões de hectares, com uma produção de 3,075 milhões de toneladas e produtividade média de 1.010 kg/ha.

2º Seminário Nacional de Folhosas foi um sucesso

      A área total de hortaliças plantadas no Brasil é de 850 mil hectares, sendo que as folhosas representam 15% do total, chegando ao volume...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!