21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAumento na produção de trigo no Brasil deve baratear o pão na...

Aumento na produção de trigo no Brasil deve baratear o pão na mesa dos consumidores

Divulgação

Apesar do Brasil ser considerado uma das maiores potências agrícolas do mundo, ainda sofre com a dependência de importações para atender à demanda interna de alguns produtos, como é o caso do trigo. Isso porque a maior parte da commodity, que é usada principalmente para fazer pães e bolos, é produzida fora do país. Atualmente os brasileiros consomem entre 12 e 13 milhões de toneladas de trigo por ano enquanto, em 2022, a produção nacional do grão deve atingir o recorde de cerca de 8 milhões de toneladas, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Contudo, depois que o Brasil adaptou a produção do trigo ao solo do Cerrado, o país passou a contar com a possibilidade da autossuficiência. A estimativa é ampliar a área de produção de trigo para um milhão de hectares em sistema irrigado no cerrado e incorporar mais 2,5 milhões de hectares no sistema de sequeiro, local onde o plantio é feito, sem necessidade de irrigação constante. Isso representaria um acréscimo de cerca de 4 milhões de toneladas do grão no país nos próximos 10 anos. Tradicionalmente, o trigo é produzido em regiões mais frias, como no sul do Brasil, na Argentina, Canadá, Estados Unidos, Rússia e Ucrânia. 

“O país, que já é líder mundial na produção de soja e o terceiro maior produtor de milho, finalmente caminha para se tornar autossuficiente com o trigo. Com esta independência na produção do grão, os seus derivados devem ficar mais baratos, como é o caso do pão, alimento bastante popular na mesa dos brasileiros. Além disso, considerando a demanda internacional, se alcançarmos essa suficiência, o Brasil poderá se tornar um país exportador da commodity. Isso representa um impacto positivo para o agronegócio e na balança comercial brasileira”, afirma o especialista em comércio exterior e diretor da Tek Trade, Sandro Marin.

ARTIGOS RELACIONADOS

É preciso aproveitar os alimentos em sua totalidade

Saulo Marti, co-fundador e CMO da Diferente, fala sobre a necessidade de instaurar a cultura contra o desperdício de comida na sociedade e como o consumo integral é um passo essencial nesse sentido

Produção de caju traz números positivos

Ao contrário de 2019, as chuvas no Ceará foram mais regulares em 2020, favorecendo ...

Agronegócio amarga prejuízos com as oscilações climáticas

  A temperatura global subiu cerca de 0,8 ºC nos últimos 150 anos e prevê-se que continue a aumentar. Está previsto que o aquecimento global...

Beterraba: A raiz forte da terra

A área plantada de beterraba no Brasil é de aproximadamente 18 mil hectares. São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Goiás respondem por cerca de 87% da comercialização de beterraba nas Ceasas nacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!