20.5 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosAvanços e desafios na colheita mecanizada

Avanços e desafios na colheita mecanizada

Os avanços na colheita mecanizada impulsionam a eficiência, mas não sem enfrentar desafios.

Igor Dutra de Souza
Diretor florestal da Reflorestar

A colheita mecanizada de árvores reflorestadas é um avanço significativo na indústria florestal que, ao longo das últimas décadas, vem substituindo métodos tradicionais de colheita, garantindo maior eficiência em todos os processos da cadeia de extração.

Crédito: Divulgação

Equilibrar essa eficiência com práticas sustentáveis de manejo florestal é uma necessidade do mercado. É importante que as empresas atuem em conformidade com regulamentações ambientais, uma vez que a indústria de reflorestamento desempenha papel vital na conservação da vida selvagem e na mitigação das mudanças climáticas.

Por que optar pela mecanização

A busca por técnicas menos invasivas ao meio ambiente atreladas à produtividade leva os produtores à escolha da colheita mecanizada em suas plantações. Porém, a junção desses benefícios requer pesquisa, desenvolvimento e investimentos significativos.

Para isso, a terceirização do processo é uma opção, já que empresas especializadas em colheita atuam com equipamentos altamente sofisticados e adequados para cada cliente, garantindo a escolha mais racional para soluções confiáveis e seguras em colheita florestal e logística de madeira.

Como solução para essa demanda de mercado, é importante que empresas do setor ofereçam as melhores tecnologias e os mais modernos equipamentos para a automatização de todo o processo, que vão desde a colheita à entrega final das árvores reflorestadas para a produção de celulose e carvão vegetal renovável, por exemplo.

Versatilidade

A adaptabilidade é um dos maiores diferenciais, o que permite atuar nos mais diversos terrenos com equipamentos adequados, de acordo com o tamanho do cliente, suas características e necessidades.

Um exemplo é o plantio de eucalipto em áreas inclinadas, que se tornou uma solução diante da escassez de terrenos planos. A empresa terceirizada tem que oferecer condições para viabilizar o melhor modal de colheita que proporcione o maior volume de madeira, com segurança e o menor custo possível para o cliente neste tipo de terreno.

Esses benefícios somente são possíveis devido à alta tecnologia dos produtos e serviços, que também contam com sistemas de controle avançados, como sensores, GPS e câmeras instalados nos equipamentos.

Modernização

Os avanços da colheita mecanizada de árvores reflorestadas também tangem a segurança dos profissionais, quando comparado à técnica manual.

A precisão das novas tecnologias garante ambiente um controlado e seguro, reduzindo riscos de acidentes e lesões aos operadores. Para isso, faz-se necessário investimento contínuo na capacitação técnica e comportamental dos colaboradores.

Embora existam desafios a serem superados, o potencial de crescimento do setor, impulsionado pela automatização dos processos, é altamente promissor para o mercado florestal.

A colheita mecanizada permite maior eficiência e sustentabilidade nas operações florestais, resultando em benefícios tanto para produtores quanto para o meio ambiente.

ARTIGOS RELACIONADOS

A cevada e os desafios do agro

A cevada enfrenta desafios no setor agro, impulsionando a busca por soluções diversas.

Vantagens da colheita mecanizada da alface

Existem colhedoras automotrizes e de arrasto. A alface é colhida realizando um corte rente nas raízes, eliminando as folhas velhas e danificadas.

Manejo florestal responsável e a certificação FSC

80% da biodiversidade terrestre global é encontrada nas florestas do mundo.

Como utilizar de forma eficiente os fertilizantes em solos argilosos

Pesquisador da Fundação MT esclarece como o produtor pode melhorar a performance da adubação nas regiões com esse perfil de áreas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!