21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 7, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosAvanços e desafios na colheita mecanizada

Avanços e desafios na colheita mecanizada

Os avanços na colheita mecanizada impulsionam a eficiência, mas não sem enfrentar desafios.

Igor Dutra de Souza
Diretor florestal da Reflorestar

A colheita mecanizada de árvores reflorestadas é um avanço significativo na indústria florestal que, ao longo das últimas décadas, vem substituindo métodos tradicionais de colheita, garantindo maior eficiência em todos os processos da cadeia de extração.

Crédito: Divulgação

Equilibrar essa eficiência com práticas sustentáveis de manejo florestal é uma necessidade do mercado. É importante que as empresas atuem em conformidade com regulamentações ambientais, uma vez que a indústria de reflorestamento desempenha papel vital na conservação da vida selvagem e na mitigação das mudanças climáticas.

Por que optar pela mecanização

A busca por técnicas menos invasivas ao meio ambiente atreladas à produtividade leva os produtores à escolha da colheita mecanizada em suas plantações. Porém, a junção desses benefícios requer pesquisa, desenvolvimento e investimentos significativos.

Para isso, a terceirização do processo é uma opção, já que empresas especializadas em colheita atuam com equipamentos altamente sofisticados e adequados para cada cliente, garantindo a escolha mais racional para soluções confiáveis e seguras em colheita florestal e logística de madeira.

Como solução para essa demanda de mercado, é importante que empresas do setor ofereçam as melhores tecnologias e os mais modernos equipamentos para a automatização de todo o processo, que vão desde a colheita à entrega final das árvores reflorestadas para a produção de celulose e carvão vegetal renovável, por exemplo.

Versatilidade

A adaptabilidade é um dos maiores diferenciais, o que permite atuar nos mais diversos terrenos com equipamentos adequados, de acordo com o tamanho do cliente, suas características e necessidades.

Um exemplo é o plantio de eucalipto em áreas inclinadas, que se tornou uma solução diante da escassez de terrenos planos. A empresa terceirizada tem que oferecer condições para viabilizar o melhor modal de colheita que proporcione o maior volume de madeira, com segurança e o menor custo possível para o cliente neste tipo de terreno.

Esses benefícios somente são possíveis devido à alta tecnologia dos produtos e serviços, que também contam com sistemas de controle avançados, como sensores, GPS e câmeras instalados nos equipamentos.

Modernização

Os avanços da colheita mecanizada de árvores reflorestadas também tangem a segurança dos profissionais, quando comparado à técnica manual.

A precisão das novas tecnologias garante ambiente um controlado e seguro, reduzindo riscos de acidentes e lesões aos operadores. Para isso, faz-se necessário investimento contínuo na capacitação técnica e comportamental dos colaboradores.

Embora existam desafios a serem superados, o potencial de crescimento do setor, impulsionado pela automatização dos processos, é altamente promissor para o mercado florestal.

A colheita mecanizada permite maior eficiência e sustentabilidade nas operações florestais, resultando em benefícios tanto para produtores quanto para o meio ambiente.

ARTIGOS RELACIONADOS

Colheita mecanizada: avaliação constante para reduzir perdas

Desde os primórdios da agricultura mecanizada, as máquinas de colheita apresentaram desafios referentes ao manejo, configuração e regulagens dos sistemas de limpeza e separação.

Grupo Rovensa lança a Rovensa Next

• Dez empresas do Grupo Rovensa, especializadas em uma gama holística de biosoluções, formarão a nova unidade de negócios global: Agrichembio, Agrotecnología, Idai Nature, Microquimica, MIP Agro, OGT, Oro Agri, Rodel, SDP e Tradecorp, com 16 plantas de produção em todo o mundo e vendas em mais de 80 países.

Brasil está mudando a agricultura através do solo

Estamos desmistificando que a biologia molecular é um assunto tratado em laboratórios.

FGV promoveu debate sobre a COP28

O webinar discutia avanços e desafios e recebeu o nome: “Desafios e Avanços da COP28 - As discussões dos bastidores em Dubai”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!