18.6 C
Uberlândia
terça-feira, maio 28, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosAvanços genéticos serão debatidos em curso

Avanços genéticos serão debatidos em curso

Evento da ABHB e Embrapa Pecuária Sul terá discussões sobre como as tecnologias contribuem para aumentar a rentabilidade do produtor.

No dia 30 de novembro, a partir das 8h30min, a Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), receberá a 11ª edição do Curso de Melhoramento Genético PampaPlus. Promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Embrapa Pecuária Sul, o evento reunirá importantes palestrantes do setor para debater os avanços genéticos.

Touros Braford
Crédito: Gustavo Rafael/Divulgação

Conforme a superintendente do Registro Genealógico e coordenadora do programa pela ABHB, Natacha Lüttjohann, além do debate sobre os avanços genéticos, também serão discutidas como as novas tecnologias de melhoramento contribuem para o aumento da rentabilidade do produtor, como aplicações de DEPs na prática, impactos da genômica na pecuária, ferramentas do PampaPlus, entre outros. “Será um momento que buscará levar mais conhecimentos aos usuários do programa e também para técnicos e estudantes que se interessam pelo melhoramento genético bovino”, ressalta.

O pesquisador da área de genética animal e chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, destaca a importância do programa para aumentar a produtividade e a sustentabilidade da atividade. Segundo ele, o PampaPlus auxilia o produtor a aproveitar da melhor forma possível os recursos existentes em uma propriedade, resultando em ganhos de produtividade e de qualidade da carne. “Por meio do melhoramento animal podemos, por exemplo, incrementar várias características de interesse econômico no rebanho, possibilitando ao criador aumentar sua produtividade com os mesmos recursos que dispõe, ou seja, se tornar mais eficiente”. E, de acordo com Cardoso, a evolução do programa ao longo do tempo, com a incorporação de novas ferramentas, como a genômica, também contribui significativamente para a sustentabilidade da pecuária, possibilitando a seleção de animais mais eficientes.

Na programação, ocorrerão palestras pela manhã como “A aplicação prática e resultados obtidos com o uso das DEPs em rebanhos comerciais”, com Márcio Ribeiro Silva, o “Avanço genético com a utilização das biotecnologias reprodutivas”, a cargo de Eriklis Nogueira, além do exemplo do uso do PampaPlus na Estância Tamanca, de Santa Vitória do Palmar (RS), com o criador Ricardo Sperotto Terra.

Na parte da tarde, acontece o lançamento da ferramenta de acasalamento e premiação Destaque Criador PampaPlus Hereford e Braford 15 anos. Na sequência será realizada a palestra sobre o “Impacto da genômica na pecuária tropical: experiências, lições e perspectivas”, com Fernando Sebastian Baldi Rey. Finalizando, Fernando Cardoso e Marcos Yokoo apresentam o painel “Ferramentas PampaPlus”.

As inscrições para o evento podem ser realizadas através do formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTFEVKENozR39ymxxYK9-zZctalIuxWnQgWR1SicZzLj_DUg/viewform

Artigo anterior
Próximo artigo
ARTIGOS RELACIONADOS

Uso de suplementação mineral aumenta lucratividade na engorda no período das águas

Especialista explica que a época das chuvas é um bom momento para intensificar a produção

Reprodução e bem-estar animal: aliados para uma pecuária mais sustentável

As biotecnologias da reprodução buscam cada vez mais unir a produtividade das fazendas às práticas de bem-estar animal para gerar resultados eficientes aos pecuaristas

O maior benchmarking de produtividade e sustentabilidade da pecuária de leite do Brasil

O RumiScore é uma evolução do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), criado em 2018, construído a partir da base de clientes usuários do Software Ideagri

Investimento em adubação de pastagem gera retorno econômico para o pecuarista

Conduzido em três fazendas de pecuária de corte, nas cidades mato-grossenses de Rondonópolis, Cáceres e Santiago do Norte (distrito de Paranatinga), o Projeto Pasto Forte completou um ano com grandes resultados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!