14.9 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesPara ter sistema de cria eficiente, é preciso ter atenção à nutrição...

Para ter sistema de cria eficiente, é preciso ter atenção à nutrição já antes da gestação

Divulgação

O sucesso da pecuária de cria está diretamente relacionado com a capacidade de maximizar a reprodução. “Os objetivos do sistema de cria envolvem a busca por excelência nos índices reprodutivos, desmamar bezerros de qualidade e com bom peso. O manejo nutricional adequado e eficiente é uma peça-chave para obter esse sucesso”, explica Henrique Conti, gerente técnico de Ruminantes da Trouw Nutrition.

Conti explica que quaisquer ações tomadas em diferentes etapas de criação têm impacto em todo o sistema. “Desde a escolha da genética ao manejo durante a gestação da vaca, passando pelo peso do bezerro ao nascer e seu manejo após o nascimento. Todos esses itens têm importância no processo”, diz. “A qualidade da carne começa a ser definida enquanto o bezerro ainda está nos estágios embrionários e fetais. E tudo começa nas fêmeas. O fornecimento dos ingredientes certos na quantidade correta durante a gestação é essencial para ter bezerros de qualidade”.

O Escore de Condição Corporal (ECC) das fêmeas é um ótimo parâmetro para ser avaliado e ser utilizado como referência na elaboração de estratégias nutricionais. De acordo com Henrique Conti, é importante avaliar o ECC, “pois a condição corporal dos animais diz muito sobre o tamanho do desafio que terá em termos de ganho de peso para estar em condições aptas para emprenhar”.

Em um país de clima tropical como o Brasil, com variações significativas na qualidade e quantidade de forragem produzida durante o ano, a suplementação nutricional é essencial para assegurar a eficiência da reprodução do rebanho. “A suplementação surge como aliada para maximizar a produção por área. Quando feita de forma correta, apresenta resultados sempre positivos nos resultados da fazenda”, complementa Conti.

“Está provado que fêmeas melhor nutridas têm maiores índices de prenhez. Além disso, o correto planejamento nutricional contribui, e muito, para que elas emprenhem mais cedo. E vaca que fica prenha mais cedo, pare antes. A Bellman | Trouw Nutrition possui em seu portfólio produtos para o sistema de cria, atendendo as diferentes necessidades, e auxiliando os pecuaristas a obterem melhores resultados. Isso significa fechar o processo com lucro”, reforça o gerente técnico de Ruminantes da Trouw Nutrition.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aquafértil tem foco em nutrição de plantas

O Encontro de Hidroponia 2016 foi semelhante à edição de 2015, segundo Marcelo Cristóvão Arrighi, diretor da Aquafértil, exceto pela surpreendente presença de produtores...

As decisões de produção devem começar com o mercado de destino

Franco Borsari Engenheiro agrônomo e diretor geral da Green Has do Brasil Nutrição Vegetal Ltda   O aumento da produtividade agrícola para alimentar a crescente demanda da...

Trigo se torna uma opção vantajosa nas propriedades pecuárias

Cada vez mais o trigo se consolida nas propriedades pecuárias pelo seu leque de vantagens para a ...

GIROAgro representa no Congresso da Andav seus mais de 350 canais de distribuição

  Essa foi a IV edição que a GIROAgro participou do Congresso da Andav. A empresa do segmento de fertilizantes líquidos especiais atua em todo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!