23.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAzeite brasileiro conquista prêmio Guía ESAO, o 'Michelin' dos azeites de oliva...

Azeite brasileiro conquista prêmio Guía ESAO, o ‘Michelin’ dos azeites de oliva extravirgem

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu - RS, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” (Melhor Azeite de Oliva Extravirgem Internacional)

Créditos Pixabay

O Azeite de Oliva Extravirgem Potenza Frutado, produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, no Rio Grande do Sul, acaba de conquistar o primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” (Melhor Azeite de Oliva Extravirgem Internacional) no Guía ESAO. Considerado o “Guia Michelin” do mercado de azeites de oliva extravirgem, o ESAO é o guia oficial da Escola Superior do Azeite de Oliva, fundação espanhola sediada em Valência que criou a primeira escola de alto desempenho especializada no setor, além de ser pioneira na formação específica para o mercado olivícola.

Essa é a terceira vez que o Potenza Frutado recebe uma premiação importante na Espanha, país com a maior produção de azeite do mundo. Em 2023, foi considerado o melhor azeite do Hemisfério Sul pelo Mario Solinas Quality Award, o mais relevante da comunidade internacional do azeite de oliva extravirgem. A conquista foi inédita para o Brasil. 

Já em março deste ano, o azeite brasileiro foi reconhecido como melhor do Hemisfério Sul, no grupo “Azeite Frutado Ligeiro”, na 22ª edição do Prêmio Internacional Expoliva de Qualidade dos Melhores Azeites Extravirgens. O produto foi o único representante brasileiro nesta edição do concurso, o mais antigo e um dos mais tradicionais do setor. A cerimônia de premiação será no dia 24 de abril, na cidade espanhola de Jáen, considerada a capital mundial do azeite.

Esses feitos renderam à Fazenda Serra dos Tapes uma estrela ESAO, que tem como critério o produto ser classificado como “Best International EVOO” em seu concurso, além de ser um vencedor do “Prêmio Mario Solinas” ou do “Prêmio do Ministério da Agricultura da Espanha” no mesmo ano. Com apenas 16 estrelas concedidas nesta edição, o lagar brasileiro é o primeiro do país e o único da América Latina a receber o reconhecimento. 

“Receber uma estrela ESAO é um sonho realizado para quem se dedica a pesquisar e estudar técnicas para produzir azeites de oliva que se aproximem da perfeição. Nunca nenhum lagar brasileiro recebeu e é muito difícil que aconteça novamente, pois precisa conjugar os dois reconhecimentos no mesmo ano. Vejo o trabalho de todo o time da Fazenda Serra dos Tapes reconhecido e é um grande marco para todo o setor olivícola nacional, que também passa a estar em maior evidência”, comemora Cláudia Santos, sommelier de azeites e mestra de lagar da Fazenda Serra dos Tapes, responsável pelo blend do Potenza Frutado.

Diferenciais 

Com acidez máxima de 0,14%, o Potenza Frutado é preparado com as variedades de azeitonas arbequina, coratina e frantoio, cultivadas sob altos padrões de qualidade. Do cultivo ao armazenamento, todas as etapas passam pela análise minuciosa da especialista Cláudia Santos.

Segundo a profissional, o diferencial do azeite está na variedade coratina. Normalmente utilizada em blends mais intensos, Cláudia chegou a uma proporção ideal, garantindo um azeite que, embora frutado, apresenta uma riqueza de aromas herbáceos e florais. O Potenza Frutado é ideal para acompanhar risotos, carnes brancas, queijos, molhos suaves, saladas, frutos do mar e doces. 

Linha Potenza

A premiada linha de azeites Potenza também conta com o Azeite Potenza Claude Troisgros. Desenvolvido em parceria com o chef de cozinha e empresário Claude Troisgros, o produto tem acidez máxima de 0,14%. As variedades de olivas que compõem o azeite são mantidas em segredo, no entanto, Cláudia Santos destaca que as principais características são sabor e intensidade marcantes e amargor e picância em equilíbrio. 

Outro integrante da linha é o Potenza Intenso. Produzido com as variedades picual, koroneiki e frantoio, o azeite tem acidez máxima de 0,17% e harmoniza bem com legumes grelhados, pães, saladas, carnes e massas.

A linha Potenza completa e os outros azeites de oliva extravirgem produzidos na Fazenda Serra dos Tapes estão à venda no e-commerce da empresa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pimenta alaranjada é novidade para o setor produtivo

Cláudia Silva da Costa Ribeiro Pesquisadora da Embrapa Hortaliças A nova cultivar de pimenta do tipo biquinho BRS Tui é uma das tecnologias apresentadas pela Embrapa....

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO: Seminário debate a Segurança dos Alimentos Hortigranjeiros

 No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, aconteceu o Seminário “Alimentos Hortigranjeiros de Qualidade do Campo à Mesa“ na CeasaMinas. O seminário teve...

Primeiro azeite extra virgem de oliva com tomate do mundo é apresentado

  Elaborado com base de azeite extra virgem, produto leva aos consumidores as propriedades da oliva, rica em oleuropeína e do tomate, rico em licopeno.   É...

Importação de azeite de oliva cresce 14% no Brasil

Um dos principais importadores de azeite de oliva do mundo, o Brasil registrou um aumento nas importações no período entre outubro de 2018 e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!