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BASF chega com inovações à Hortitec

Fotos Luize Hess
Fotos Luize Hess

A Hortitec 2017 foi bem movimentada e frequentada, como era de se esperar, apesar da crise que atravessa o País. “Vimos que o mercado de hortifrúti continua aquecido, com bastante produtores e consultores. Na Hortitec 2017 divulgamos a parceria que temos com a PariPassu, empresa de rastreabilidade, juntamente com alguns clientes que estão expondo seus produtos, como maçã, uva e batata. Assim, além da exposição do produto, tivemos um QR Code para ser sincronizado via celular que oferece todas as informações da cultura, como a propriedade em que foi produzida, variedade e manejo fitossanitário utilizados“, explica Daniel Andrade Vieira, gerente de Marketing de território Hortifrúti da BASF.

A BASF está trabalhando em um projeto para incentivar a rastreabilidade na cadeia agrícola. Segundo Daniel Vieira, a ideia é fazer isso em parceria com as empresas de rastreabilidade e certificação. “Fechando a cadeia, vamos também a outra ponta, que é a compradora, para que o consumidor possa valorizar essa rastreabilidade e ter segurança de que aquele produto foi produzido segundo as normas de segurança e qualidade.A nossa ideia é de que o QR Code vá na embalagem do produto“, define Daniel Andrade.

Mais novidades

Outra novidade na Hortitec 2017 foi o programa chamado Treina HF. A BASF, em parceria com o Pecege da ESALQ/USP, está oferecendo bolsas de estudo para o curso à distância voltado ao mercado de hortifrúti. Ao final do curso, com duração de 18 meses, o participante que tiver diploma de graduação superior também poderá receber o certificado de MBA da ESALQ-USP. Para isso, é necessário que no período de 12 meses o aluno apresente à banca avaliadora uma tese sobre um dos temas discutidos durante o curso Treina HF.

Na Hortitec foi apresentado QR Code para ser sincronizado via celular que oferece todas as informações da cultura, manejo e a propriedade em que foi produzida - Fotos: Luize Hess
Na Hortitec foi apresentado QR Code para ser sincronizado via celular que oferece todas as informações da cultura, manejo e a propriedade em que foi produzida – Fotos: Luize Hess

Quem quiser participar do processo seletivo deve enviar o currículo com o assunto Treina HF para o e-mail treina.basf@basf.com. É necessário escrever no corpo do e-mail o motivo de interesse pelo curso de difusão. Os interessados na capacitação devem ser estudantes ou formados no ensino superior ou técnico em cursos da área agronômica. Outro pré-requisito é ter interesse pelo mercado de hortifrúti.

Os visitantes que estiveram no estande da BASF durante a Hortitec tiveram a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudo para o Treina HF. “Fizemos no estande a premiação de 27 vagas, em três Quiz por dia. Os interessados se cadastraram, e as três pessoas que mais acertaram ganharam a bolsa para o Treina HF“, explica Daniel Andrade.

O conteúdo do MBA é bem amplo, voltado para as hortifruticulturas, abordando desde a parte básica de entomologia, fitopatologia, passando por doenças, pragas, adubação e herbicidas.Além disso, no estande foi realizada a degustação dos produtos enviados pelos parceiros da BASF, os quais estavam expostos para simular o programa de rastreabilidade com QR Code.

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

“O visitante conheceu a uva que veio de Petrolina (PE), da Coana; a maçã de São Joaquim (SC), da Serra Frutas; as bananas Correia, de Registro (SP);o melão da Agrícola Famosa, que veio de Mossoró (RN);a batata do Rocheto, de Perdizes (MG)e ainda o tomate do Trebeschi, de Araguari (MG)“, detalha Daniel Andrade, que ficou satisfeito com os resultados da Hortitec.

Essa matéria você encontra na edição de Agosto 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

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