A partir de hoje, você vai conhecer a família Boaventura e acompanhar alguns dos muitos desafios dos agricultores, entre eles a sucessão familiar. A websérie “O Legado” retrata a realidade de homens e mulheres que dedicaram a vida à agricultura, investiram em inovação e tecnologia e hoje colhem os frutos deste esforço. O que fazer com este legado é o que vai indicar o caminho do futuro.
Esta história começa a ser contada no primeiro episódio da websérie “O Legado”. Dividido em três episódios, o filme foi feito para ser compartilhado pelas redes sociais. Agricultores parceiros da BASF já receberam o conteúdo com exclusividade via WhatsApp. O primeiro episódio está disponível em um site especial: https://agriculture.basf.com/br/pt/Legado.html. O conteúdo também pode ser acessado no Canal BASF Agro Brasil e demais plataformas digitais da empresa.
A série marca a nova fase do posicionamento da marca “BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado”, lançada em 2018 com a música Legado interpretada por Renato Teixeira e Lucyana Villar. Agora, a canção serve como fio condutor da produção audiovisual para abordar os desafios da família Boaventura.
A filha, Mariana, é chamada pelos pais para ajudar na fazenda e assumir o negócio. O problema é que Mariana já tem outra carreira na cidade. Alinhada à realidade brasileira, a série traz a força da presença feminina no campo: cerca de 30% das agricultoras ocupam cargos de liderança, segundo levantamento da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA).
“A música tocou os corações dos agricultores. Agora, a websérie ilustra os desafios do campo e as escolhas necessárias para perpetuar o legado da família. Não existe um único caminho, mas buscamos histórias reais para nos inspirarmos. Esta é a materialização do nosso compromisso com o agricultor“, afirma Eduado Novaes, diretor de Marketing da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.
Quem se emocionou com o vídeo foi a agricultora Simone, 29 anos, filha mais velha da família Martelli de Campo Novo dos Parecis (MT). “Eu me identifiquei com a história. É a realidade que acontece em várias famílias quando os filhos saem para estudar. A preocupação dos pais para saber se os filhos vão voltar, porque eles contruíram tudo com um propósito”, explica Simone.
O Legado nas redes
O roteiro e a produção da série foram pensados no formato vertical, para assistir pelo celular. Os agricultores também terão acesso a conteúdos especiais e serão convidados a contar sobre seu próprio legado, em uma seção criada exclusivamente para a campanha no portal da BASF Agro.
A fazenda terá um Instagram próprio: @boaventura_fazenda. A música “Legado” estará disponível no Cifra Club para quem quiser tocar junto. E até o bolo de milho que a mãe, Dona Inês, faz para sua filha estará no site Tudo Gostoso. Com a proposta de ter uma comunicação próxima do agricultor, a campanha conta ainda com extras que abordam conteúdos técnicos.
O projeto é uma cocriação da agência Santa Clara em parceria com a produtora La Casa de La Madre. “A nossa intenção é materializar o conceito de ‘Legado’ de formas cada vez mais diversas. Assim, o conteúdo audiovisual serviu para ‘dar cara’ à música que apresentamos na primeira fase da campanha. Da narrativa ao formato da websérie, a ideia é acompanhar os hábitos de consumo dos agricultores. Trata-se de uma estratégia totalmente inovadora no segmento e que estabelece um diálogo coerente entre a marca e seu público”, afirma Fernando Campos, sócio e CCO da Santa Clara.
Ficha técnica
Agência: Santa Clara
Anunciante: BASF – Soluções para a Agricultura
Produto: Institucional
Campanha: O Legado
CCO: Fernando Campos
VP de Criação: Leo Avila
Criação: Fernando Campos, Leo Avila, J. Brivilati, Fred Gerodetti, Paulo Eugênio, André Oviedo, Bruno Carvalho, Renan Carneiro
Atendimento: Italo Vetorazzo, Raiza Fekete, Maria Beatriz, Ana Molinari, Caroline Vellardi
Produção de RTV: Camila Ximenes, Flávia Afonso, Luciana Donadio
Planejamento: Lorenzo Mendoza, Iuren Ramiro
Mídia: Flávio De Pauw, Juliana Alsberg, Renata Dias, Melissa Souza
Aprovação Cliente: Daniela Ferreroni, Karina Monaco
Projeto Especial Digital: Leandro Machado, Raiza Fekete
Participação Especial: Antônio Azenha, Sérgio Zambon
Produtora: La Casa de
La Madre
Produção Executiva, Direção e Direção
de fotografia: J.Brivilati
Roteiro: André Castilho, Fernando Campos, Leo Avila
Editora: Ana Dolfini
Direção de
produção: Marcos Aquino
Produtor: Victor Aquino
Assistentes de
direção: José Peroza, Gil Ferreira
Chagas
Figurino: Marcos Chereveck
Produção de
elenco: Hugo Aldado
Maquiagem: Ludimila Slobojian
Som Direto: Cantidio Costa
Color Grading: Acauã Pastore
VFX compositor: Raphael Bahy
Produtora de
Som: DaHouse Áudio
Sound Effects &
Mix: Miguel Niper Boaventura
Trilha –
Produção: Lucas Mayer e Silvinho
Erné
Trilha –
Composição: Lucas Mayer, Markus
Thomas, Leo Avila e Eduardo Leduc
Intérprete: Renato Teixeira
Músicos: Lucas Mayer (violão e banjo), Silvinho Erné (piano e
baixo), Rafael Schimidt (violas), Leo Avila (violas), Lulinha (Gaitas)
Atendimento: Silvinho Erné, Cassiano Derenji e Giu Tavares
BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.
Sobre a divisão de Soluções Agrícolas da BASF
Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais agrícolas, especialistas em gestão de pragas e outros, é nosso papel ajudar a tornar isso possível. É por isso que investimos em uma forte estrutura R&D e em um amplo portfólio, incluindo sementes e melhoramento genético, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, fitossanidade, controle de pragas e agricultura digital. Com equipes de especialistas em laboratório, campo, escritório e produção, conectamos o pensamento inovador e a ação realista para criar ideias reais que funcionam – para agricultores, sociedade e o planeta. Em 2018, nossa divisão gerou vendas de 6,2 bilhões de euros. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um dos nossos canais de mídia social.