Bayer reúne especialistas em café para discutir desenvolvimento da cultura no país

Edição do Impulso Bayer Talks tem como objetivo abordar temáticas de inovação, sustentabilidade e negócios na cafeicultura.

0
364
Foto Shutterstock

Responsável por quase metade (46%) da safra de café em todo o país, Minas Gerais tem uma posição estratégica no desenvolvimento e no futuro da cafeicultura brasileira. Em 2021, foram colhidas 21,45 milhões de sacas de café no Estado, segundo dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Com foco nessas perspectivas e na expansão da produção crescente no país, a Bayer promove o Impulso Bayer Talks Edição Café no dia 5 de outubro, em Uberlândia (MG).

O evento, inspirado no formato TED Talks, ocorreu online em 2020 e neste ano será realizado presencialmente. Especialistas, além de produtores do setor, debaterão as principais tendências do cenário de transformação global e seu impacto no futuro do agronegócio e na cultura do café. As palestras, que tem como foco principal o tema “Café hoje com a visão do amanhã”, abordarão as novas tecnologias e desafios de produção do café, desenvolvimento sustentável e como agregar valor e diversificação de modelos de negócios.

De acordo com Vinicius Faião, diretor da área de experiência do cliente da Bayer, o objetivo da empresa com o evento é gerar experiências de valor aos produtores rurais por meio do Impulso Bayer, programa de relacionamento e fidelidade da empresa. Clientes a partir de três estrelas no programa de fidelidade puderam se inscrever no Bayer Talks e ter acesso a este conteúdo que irá agregar ainda mais valor aos negócios e à plantação.

“É uma oportunidade do cafeicultor se especializar ainda mais na cultura e aplicar métodos e tecnologias capazes de alavancar a sua produção, sempre atrelando produtividade à sustentabilidade. Nossa prioridade é estar cada vez mais próximos dos agricultores, para que possamos entender seus desafios e entregar soluções que sejam verdadeiramente significativos para produtores de todas as regiões do país”, afirma Faião.

Entre os palestrantes estarão alguns especialistas da divisão agrícola Bayer: Dirceu Ferreira Junior, líder de inovação aberta para a América Latina; Alessandra Fajardo, diretora de geração de valor; Rodrigo Silva, gerente de ativação da experiência do cliente; Vinícius Faião, diretor de experiência do cliente e Tiago De Biase, diretor de culturas especiais. O encerramento contará com a presença do ex-técnico da seleção brasileira e tetracampeão mundial, Dunga.

“Todas as iniciativas do Impulso Bayer têm como objetivo promover o diálogo, a imersão sobre as novas tecnologias e discutir temas importantes para o agronegócio. Buscamos oferecer soluções completas para os agricultores, seja por meio de produtos e novas tecnologias, seja com novas formas de relacionamento e conhecimento”, reforça Faião.

Inovação e sustentabilidade no manejo do cafeeiro

Para ajudar os cafeicultores a produzirem de forma sustentável e evitarem perdas de produtividade causadas pelo bicho-mineiro, que podem chegar a 70%, a Bayer tem a tecnologia Sivanto Prime® em seu portfólio.

O inseticida sistêmico com ingrediente ativo flupiradifurona, que faz parte do grupo químico butenolida, age dentro do sistema nervoso do inseto e pode ser utilizado tanto no solo quanto na folha, como comenta Fábio Maia, gerente de portifólio frutas e vegetais da Bayer.

“Não existe nenhum produto no mercado com esta tecnologia. Trata-se de uma molécula fruto de quase 15 anos de pesquisa. A solução auxilia o produtor na flexibilidade de aplicação no controle das principais pragas do café e hortifruti”.

Além disso, o produto é mais uma ferramenta que pode ser utilizada no manejo integrado de pragas (MIP), técnica essencial para otimizar o controle e redução dos prejuízos causados por pragas, além de promover a segurança para polinizadores e aumentar a produtividade de forma sustentável. O inseticida também pode ser utilizado no combate da mosca branca (tomate, batata, feijão, melão, pimentão), pulgões (alface, tabaco, pepino), e sugadoras que atacam a uva.

Entre as outras soluções da companhia disponíveis para o café, estão: Verango Prime® para o controle de nematoides; Curbix®, com foco em qualidade e controle da broca do café e o herbicida pré-emergente Alion®, com alto período residual e baixa dose, que visa trazer eficiência de tempo, mão de obra e controle do mato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!