19.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesBioativadores à base de algas Ascophyllum nodosum

Bioativadores à base de algas Ascophyllum nodosum

Eles auxiliam as plantas a tolerar ao calor excessivo e às variações climáticas.

O El Niño tem gerado ondas de calor extremo em muitas regiões do país, com previsão de aconteceram até meados de abril de 2024. Em outras localidades, o excesso de chuvas também vem prejudicando a produção agrícola. As culturas mais afetadas costumam ser as hortaliças, legumes e frutas, mas o calor vem prejudicando também lavouras de grãos e cana de açúcar. Nesse cenário, uma das alternativas para aumentar a resiliência das plantas frente aos estresses climáticos é o uso dos bioativadores à base de algas Ascophyllum nodosum.

Créditos: Divulgação

Esse tipo de algas é originário de uma região específica do  Atlântico Norte, local que enfrenta os extremos de temperatura, chegando a 20 graus negativos no inverno e  35 graus positivos no verão. Com isso, a alga Aschophyllum nodosum enfrenta grandes variações ambientais e condições adversas que fazem com elas produzam substâncias  de defesa  para  sobreviver nesse  ambiente. Utilizando estes compostos produzidos pelas algas como bioativadores, elas repassam às plantas essas substâncias, que dão maior resiliência e proteção contra os estresses bióticos e abióticos durante o seu ciclo de desenvolvimento vegetativo e reprodutivo, o que irá proporcionar a planta mais rendimento de produção. 

Segundo Marcelino Borges Brito, gerente de desenvolvimento de mercado da Koppert, o calor provoca um gasto energético muito alto nas plantas, o que pode levar uma redução do vigor podendo levar à própria morte e durante a fase reprodutiva o abortamento de grãos e frutos. “Estamos passando por cenários muito críticos em diversas partes do Brasil, em muitos locais foi preciso fazer o replantio por causa das perdas e com isso muitos produtores terão uma segunda safra de grãos comprometida.”

A realidade atual é considerada extrema, mas há ferramentas biológicas capazes de minimizar os impactos pelos quais as plantas passam nesse período. “Os bioativadores que promovem um maior desenvolvimento radicular da planta, é possível buscar umidade nas partes mais profundas do solo, reduzindo as consequências da falta de água e promovendo um resfriamento dessa planta, em função da translocação de água.”

A Koppert disponibiliza esse bioativas em sua linha Natugro,  que é 100% natural, sem nenhum fitormônio sintético. Entre os produtos estão o Roadster, para a cultura da cana-de-açúcar; o Stingray, para grãos e o Acadian, para hortifrutícolas.

A depender da cultura, o uso do bioativador pode proporcionar benefícios as plantas  durante todo o ciclo do cultivo. “O produto também pode ser aplicado via foliar, para estimular a abertura e/ou fechamentos dos estômatos a fim de segurar um pouco mais de água na planta, impedindo que ela transpire em excesso para manter seu resfriamento e também  possa aproveitar melhor os seus micros e macronutrientes”, explica Brito.

Em relação às culturas perenes, como o café, a aplicação nas folhas também é importante para reduzir os impactos do clima e garantir uma melhor recuperação da planta. “O uso pode ocorrer já na fase de florescimento, pegamento dos frutos, ou até mesmo no enchimento dos grãos, pois o Aschophillum nodosum poderá auxiliar em cada fase estimulando a planta a produzir os hormônios necessários para que possa expressar seu potencial genético.”

ARTIGOS RELACIONADOS

Bioativadores de Plantas

Bioativadores de Plantas - Esi Batista

Transplantadeira de mudas PH1 da YANMAR: agilidade e qualidade no plantio de hortaliças

Projetada para atender as necessidades dos agricultores familiares, máquina possui dispositivos para manter a profundidade e acompanhar a inclinação do terreno durante a plantação

Murcha bacteriana limita produção de batata

Conhecida também por “água-quente”, “dormideira” e “murchadeira”, a murcha bacteriana, causada por Ralstonia solanacearum, é uma das principais doenças da cultura da batata, ocorrendo em todo o mundo, principalmente em regiões tropicais e subtropicais.

Potencial de mercado das couves-flores coloridas

Entre as variedades de couve-flor disponíveis no mercado, temos as cores tradicionais branca e creme, e as coloridas apresentando cores vibrantes, como roxo, laranja, amarelo e verde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!