Uma linha de fertilizantes organominerais, que tem potencializado a qualidade e a produção dos cafezais brasileiros, foi um dos grandes destaques da Encoffee 2022, realizada de 27 e 28 de setembro, em Uberlândia (MG).
Desenvolvida pela multinacional BioAtlantis, os fertilizantes organominerais são compostos por matérias-primas de origem natural, também conhecidos como bioinsumos. A tecnologia está disponível ao mercado com comprovada eficácia na redução dos danos induzidos pelo estresse climático em lavouras.
Entre os produtos, destaque para o fortalecedor de plantas Super Fifty®, por exemplo, que oferece um auxílio significativo para que os prejuízos não sejam ainda maiores em períodos secos ou de baixas temperaturas.
Realidade brasileira
Nos últimos anos, várias regiões produtoras de café têm sofrido com longos períodos de estiagem ou frio extremo, fatores que influenciam diretamente na produtividade, como explica Leonardo Duprat, gerente comercial da BioAtlantis Brasil.
“No caso do café, a baixa umidade aliada às temperaturas muito altas comprometem a florada. As temperaturas elevadas, aliadas à estiagem, causam um estresse enorme às flores, com isso a planta tende a abortá-las, o que pode gerar um efeito cascata. Se a florada for ruim, não vai haver um bom pegamento dos grãos e assim por diante”.
Direto do campo
Esses benefícios proporcionados aos cafezais brasileiros com a utilização da tecnologia desenvolvida pela BioAtlantis foram comprovados pelos produtores que estiveram na Encoffee 2023, como foi o caso do produtor Douglas Fortunato Ferrarini, da Fazenda Boa Vista, no município de Indianópolis (MG), que planta 128 hectares de café da variedade Topázio.
Para entregar toda a qualidade que ele tanto preza, o produtor aplicou o SuperFifty® para prevenir os efeitos da geada. Segundo ele, houve áreas que acometeram o cafezal, mas o produto desempenhou o papel esperado. “Fez a proteção do jeito que a gente esperava. Recomendo para quem não conhece produto, esta é uma boa ferramenta para o manejo”, afirmou.
Fortunato é um produtor criterioso. Ele acompanha e executa todas as atividades, do plantio até a entrega do café beneficiado à cooperativa. As características de sua bebida são: caramelo, chocolate, baunilha, acidez cítrica, laranja, corpo macio e leve amora.
O produtor completa dizendo que, ao usar o produto da BioAtlantis, houve uma menor queima do cafezal na área da aplicação. “O comparativo que eu fiz na área em que em não aplicamos mostra que a geada entrou mais no pé de café, com maior agressividade”, explica.
Confiança
Para o cronograma, ele diz que já está planejando uma futura aplicação. O objetivo é usar o produto como fonte de aminoácido para a planta. Douglas recomenda o SuperFifty® tanto em baixas temperaturas como nas elevadas. “No caso de escaldadura solar, já vimos e temos conhecidos que usaram o produto focado nesse problema e o resultado foi muito satisfatório”, finaliza.
Conforme Duprat, o ideal é aplicar o fertilizante organomineral iniciando-se na pré-floração, para minimizar desde o início as perdas. “No entanto, é plenamente possível obter resultados positivos aplicando nas fases de chumbinho/chumbinho expansão e ainda em dezembro/janeiro, onde ocorrem aqueles veranicos associados às altas temperaturas. Desta forma, os cafeeiros estarão protegidos do estresse oxidativo, induzido pelo ambiente desfavorável, até a expansão dos frutos. Com isso, aplicando-se nas fases sugeridas, é possível alcançar tetos produtivos que garantam rentabilidade econômica para o setor”, finaliza Duprat.