28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, setembro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasBiofumigação combate pragas e promove a regeneração do solo

Biofumigação combate pragas e promove a regeneração do solo

A biofumigação é uma técnica agrícola que utiliza plantas específicas, principalmente do gênero Brassica, ricas em glucosinolatos, para promover o controle de pragas e patógenos no solo. O processo envolve o plantio de sementes de mostarda, nabo, rúcula e repolho. Após o crescimento, essas plantas são trituradas e incorporadas ao solo, liberando compostos orgânicos biocidas durante a decomposição.

Plantas usadas para biofumigação no controle de pragas e regeneração do solo
Divulgação

Segundo Douglas Machado, gerente das linhas Superseed e TSV Sementes da Agristar do Brasil, após a hidrólise enzimática, essas plantas liberam isotiocianatos, compostos que combatem fungos, oomicetos, nematoides, bactérias e protozoários. Além de reduzir a incidência de doenças nas cultura

s subsequentes, a biofumigação contribui para a fertilidade do solo e aumenta a biodiversidade de espécies benéficas, como fungos solubilizadores de nutrientes.

Machado destaca que a biofumigação pode ser realizada em qualquer estação do ano, independentemente das condições meteorológicas. O intervalo de carência, ou seja, o período necessário para que os compostos liberados exerçam seu efeito, é de 14 dias após a incorporação. O processo completo, que inclui plantio, incorporação e intervalo de carência, varia entre 2 e 3 meses.

Especificamente, as sementes de mostarda Caliente (Bioactive) e rúcula Nemat da linha Superseed da Agristar são adaptadas para biofumigação em condições tropicais. Essas culturas apresentam vegetação mais abundante no inverno em comparação ao verão, mas o nível de isotiocianatos por hectare permanece consistente ao longo do ano, devido ao estímulo da produção de glucosinolato em condições de estresse térmico.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Sistema Caramuru – produção mais sustentável

Emerson CastroRepresentante comercial Nim Brasil No sistema Caramuru tratamos o vegetal como um todo, ou seja, damos atenção desde o tratamento de sementes, melhoria da...

19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto tem início em Luís Eduardo Magalhães

O evento destaca-se pela ênfase na produção sustentável de alimentos, fibras e energia

Berinjela em estufas: maior produtividade e qualidade

O cultivo em estufa proporciona produção durante o ano todo e eleva a produtividade em 30%.

Vira-cabeça e os prejuízos para a batata

O Vira-cabeça é uma praga que causa grandes prejuízos para a cultura da batata, danificando folhas e tubérculos e reduzindo a produtividade da plantação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797