22 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosBioisca - Naturalmente eficaz

Bioisca – Naturalmente eficaz

 

 Fotos Luize Hess
Fotos Luize Hess

“Bioisca é um formicida natural indicado para o controle de formigas cortadeiras. Sua forma granulada e sua atratividade fazem com que as formigas carreguem o produto para abastecer todas as panelas, atingindo a máxima eficiência“, explica Roberto Maegawa, engenheiro agrônomo da Cocapec e técnico responsável pela Bioisca.

               A COCAPEC participa há mais de 20 anos do evento, e nesta edição esteve presente com a Bioisca, uma alternativa no controle de uma praga muito séria ” a formiga.

Combate de formigas na cafeicultura

 

O controle das formigas é importante principalmente na implantação da lavoura, quando o ataque delas causa perda de mudas. “E hoje, com a mecanização, é fundamental, pois os formigueiros podem causar o atolamento das colhedoras“, alerta Roberto Maegawa.

Como as formigas formam montículos de terra, atrapalham as máquinas colhedoras, fazendo engripar todo o sistema de esteiras com terra solta, podendo até danificá-las. Até mesmo as varredoras de café têm seu trabalho prejudicado. Lembrando que a formiga é uma praga presente em todas as culturas.

 Modo de ação

A ação da Bioisca consiste em danificar o alimento da formiga, que são os fungos. “Bioisca quando inserido na base de alimentação das formigas, ‘estraga o alimento’, e ao ingeri-lo a formiga passa a ter problema de respiração, de musculação, e se torna um ser inútil, deixando de causar danos à cultura“, explica Maegawa.

Programa de Aplicação Protegida

O desperdício é o principal fator no aumento de custo no controle do formigueiro. A isca granulada é a forma mais eficaz de controle, restringindo suas ações apenas às formigas cortadeiras, que a carregam para o formigueiro. A eficácia da isca granulada fica comprometida quando em condições úmidas (chuva, orvalho e irrigação).

Buscando a solução para este problema, a Bioisca criou o Programa de Aplicação Protegida. A Bioisca tem duas formas de aplicação protegida – uma é o sistema em sachê, de 10 gramas, que pode ser colocado diretamente no olheiro para ser carregado para dentro do formigueiro. Além do produto em sachê ser protegido contra chuva e umidade, pois é impermeável, ele oferece condições de remanejar e de evitar o desperdício do produto.

“Fornecemos também em embalagens de 500 g. O programa de aplicação protegida orienta que a isca seja colocada em uma garrafa pet, embaixo de telhas ou de bambus, para que o produtor possa abastecer o formigueiro até chegar à saturação e o produtor não tenha desperdício do produto por chuva ou por outros tipos de animais“, pontua o especialista Maegawa.

Saturação é o momento em que a Bioisca chega a todos as panelas do formigueiro, comprometendo toda a produção de fungo da colônia. No site www.bioisca.com.br é possível ter mais informações sobre o produto com a equipe de vendas e de técnicos à disposição.

“Bioisca é um produto que vem atender a uma tendência mundial por produtos menos impactantes ao meio ambiente, comparados a outros no mercado, porque de fato preserva o equilíbrio da natureza“, garante Maegawa.

 A equipe apresentou a Bioiscano controle de formiga - Fotos Luize Hess
A equipe apresentou a Bioiscano controle de formiga – Fotos Luize Hess

O evento

 Maegawa sempre esteve presente em eventos como o Congresso do Café, e elogia esta edição pelo número e qualidade do público, mesmo em se tratando de anos difíceis para a cafeicultura. “É justamente em épocas difíceis que o produtor e técnicos devem procurar alternativas para se sobressair na atividade, e no Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras ele encontra essa oportunidade“, conclui.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mosca-das-frutas – Uma ameaça à fruticultura

  Ademilson de Oliveira Alecrim Engenheiro agrônomo, mestrando em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras " UFLA e membro do Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas...

Contra lagartas, a solução é o neem

Gerson Adriano Silva Professor de Entomologia Agrícola do Laboratório de Entomologia e Fitopatologia - Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) silva.gersonadriano@gmail.com Laís Viana Paes Mendonça Graduanda em...

Potássio estimula enchimento de grãos

Para manter a planta bem nutrida e evitar problemas com deficiências, além de sustentar uma elevada produção, a demanda por fertilizantes pelos cafezais tem...

Itaueira recebe visitantes da Frutal com o lançamento de 2015 – a Mini Melancia da Magali

O público da feira poderá saber mais sobre as técnicas de cultivo e ações de marketing da Itaueira, degustar o Melão Amarelo Rei "...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!