19.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioLançamentosBionematicida exclusivo e inédito no Brasil

Bionematicida exclusivo e inédito no Brasil

Empresa tem o maior banco de microrganismos do mundo, unindo biotecnologia, inteligência artificial e tecnologias digitais na seleção de microrganismos para tornar a agricultura brasileira mais produtiva, rentável e sustentável.

Divulgação

A Indigo, empresa de tecnologia que desenvolve produtos biológicos e soluções de crédito com o objetivo de promover uma agricultura mais sustentável, acaba de lançar seu primeiro bionematicida no Brasil. A tecnologia exclusiva, batizada de biotrinsic bionematicida, é a primeira do país desenvolvida à base de Pseudomonas oryzihabitans, um microorganismo endofítico naturalmente encontrado nos tecidos das plantas, que possibilita uma melhor absorção e eficiência em menor tempo.

O diretor de biológicos Latam da Indigo, Reinaldo Bonnecarrere, explica que as Pseudomonas oryzihabitans são bactérias especialmente adequadas para o manejo porque são capazes de crescer em uma ampla faixa de temperatura, pH e salinidade. Elas têm  capacidade de metabolizar uma grande variedade de compostos orgânicos, o que ajuda na absorção de nutrientes, na proteção contra patógenos e no estímulo ao crescimento da planta.

“A Indigo tem hoje o maior banco de microrganismos do mundo, contamos com mais de 70 mil cepas e temos identificados mais de 350 diferentes gêneros de bactérias e fungos. Unimos pesquisa avançada no campo, com ferramentas de inteligência artificial, para desenvolvermos o melhor produto, a partir das cepas mais eficazes, resistentes e compatíveis com todos os tipos de defensivos, fertilizantes e métodos de plantio”, explica.

No combate aos nematoides de solo, o biotrinsic bionematicida tem performance premium contra alvos como cisto (Heterodra glycines), galha (Meloidogyne incognita) e lesão (Pratylenchus brachyurus), responsáveis por danos significativos às lavouras. O lançamento Indigo se provou capaz de controlar todos os estágios do desenvolvimento do nematoides, garantindo plantas e solo mais saudáveis em todas as culturas.

Segundo Bonnecarrere, os danos causados pelos nematoides podem variar de acordo com o tamanho de sua população e espécie, a cultura e as condições ambientais. “São vermes microscópicos,  se alimentam das raízes das plantas, danificando o sistema radicular. Isso afeta a absorção de água e nutrientes pelas plantas. As lesões causadas pelos nematoides nas raízes são a porta de entrada de patógenos que causam doenças fúngicas e bacterianas, tornando as culturas mais vulneráveis a infecções”. Em ambas as situações, os danos se refletem na qualidade e na produtividade das culturas.

Com a tecnologia inédita do biotrinsic bionematicida registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Indigo reforça o compromisso com o desenvolvimento de uma agricultura de alta produtividade e sustentabilidade. “A Indigo cria soluções para resolver um dos grandes desafios da agricultura, que é o aumento da produtividade de forma sustentável, com menor  impacto ambiental. O nosso projeto é desenvolver produtos biológicos a partir de inovação, com microrganismos e novas tecnologias”, diz.

ARTIGOS RELACIONADOS

BASF lança websérie “O Legado” inspirada em histórias reais

A partir de hoje, você vai conhecer a família Boaventura e acompanhar alguns dos muitos desafios dos agricultores, entre eles a sucessão familiar. A...

Preparo de solo e manejo adequado

Os próximos meses serão de planejamento e início da produção da safra 2021/22, e o preparo

A produtividade do milho depende de nutrientes bem aplicados?

Samuel Guerreiro, diretor técnico da Brandt do Brasil, explica como enxofre e potássio podem elevar a qualidade das plantações A agricultura não depende apenas de plantação,...

Algas calcárias e sua atuação como corretivo de solo

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!