24.6 C
Uberlândia
domingo, maio 26, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioTecnologiaGrunner recebe patente de invenção tecnológica

Grunner recebe patente de invenção tecnológica

Solicitada pela empresa em 2018, a propriedade da patente de modelo de utilidade será da Grunner até 2033 em todo o Brasil.

Divulgação

A Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a companhia de Lençóis Paulista (SP) se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.

A inovação desenvolvida pela empresa foi a adequação no espaçamento entre o eixo central do chassi e as rodas, popularmente chamado de bitola, que está presente nas Smart Machines, para que as máquinas pudessem se ajustar aos diversos tipos de lavouras em que operam, não agredindo o solo, por exemplo, nas plantações de cana-de-açúcar, que são divididas em três espaços, também identificadas como ruas.

“Além dos ajustes na bitola, que contribuem para o não pisoteio das linhas de cana-de-açúcar, as máquinas operaram com tráfego controlado, o que garante deslocamentos sem desvios para cima da lavoura e contribui para manutenção da qualidade do solo”, lista o gerente técnico da Grunner, Fellipe Augusto da Silva.

Além de reconhecer a adequação da tecnologia Grunner em cada lavoura, a obtenção da patente reforça os ganhos superiores com a adequação da bitola, contribuindo para o tráfego das Smart Machines em terrenos com declividades e irregulares, e resultando em mais estabilidade, o que também facilita a operação de transbordo.

Para Mateus Belei, um dos fundadores da empresa, a conquista da titularidade sobre o modelo de utilidade também é resultado do DNA Grunner, destacado no slogan da companhia “Tecnologia do campo para o campo”, que é baseado em conceitos científicos, agronômicos, aliados à engenharia de uma forma que se adeque às particularidades de cada produtor.

Sobre a Grunner

Desenvolvendo um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Livia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, eles adaptaram um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate as emissões de carbono no processo agrícola.

Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes-Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021. Mais informações: https://grunnertec.com.br/

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia incrementa produção de milho paranaense

A tecnologia revoluciona a produção de milho no Paraná, impulsionando a produtividade e a sustentabilidade agrícola.

Melancia: Brasil é o quarto maior produtor

A melancia (Citrullus lanatus), pertencente à família Cucurbitaceae e ...

IHARA lança TERMINUS e SUGOY, tecnologias inovadoras para a soja

Empresa promoveu lançamento simultâneo de Terminus, inseticida para o controle de percevejos, e de Sugoy, fungicida com elevada performance no controle de ferrugem, mancha-alvo, antracnose e oídio, simultaneamente.

Redução de perdas de nutrientes

A tecnologia aumenta a eficiência da absorção de nutrientes, portanto, reduz quantidade de adubo e aumenta produtividade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!