19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosBrasil começa a plantar cana transgênica

Brasil começa a plantar cana transgênica

 Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Já iniciou no Brasil o plantio da primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada com genes de Bt (Bacillusthuringiensis) para resistência à broca. De acordo com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), foram implantados os primeiros 400 hectares da cultura em aproximadamente 100 engenhos do País.

Em um primeiro momento essa cana-de-açúcar não será moída na temporada que está prestes a começar. De acordo com o presidente da empresa, Gustavo Leite, o objetivo é que as usinas trabalhem primeiro na multiplicação dessa variedade à espera da aprovação dos países importadores de açúcar.

Ele projeta um prazo de cerca de três anos de multiplicação no campo, para só então atingir o plantio em escala. O executivo acredita que é possível, nesse tempo, totalizar algo em torno de 1,5 milhão de hectares ” o que representa 15% da área total de aproximadamente 10 milhões plantados com a cultura no País.

A broca-da-cana, ou broca-do-colmo (Diatraeasaccharalis), é a principal praga desta planta no Brasil, chegando a causar prejuízos de R$ 5 bilhões anuais (o equivalente a cerca de US$ 1,5 bilhão). O desenvolvimento dessa espécie transgênica é visto pela indústria como a tábua de salvação em um cenário de perdas crescentes no preço do açúcar em escala global.

Lançamentos

Segundo Leite, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) vai apresentar em breve mais duas variedades da cana-de-açúcar resistente à broca à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A intenção da companhia é ter entre oito e dez variedades OGM até 2021, quando pretende abrir seu capital através de um IPO. As plantas terão resistência a herbicidas, como glifosato, e ao bicudo.

Essa matéria você encontra na edição de junho de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Ubyfol – O braço forte do produtor rural

A Ubyfol, sempre ao lado do produtor, completa 12 anos de participação no Show Rural e estará pelo segundo ano consecutivo no Showtec, em Maracaju (MS). “O Showtec é uma das principais feiras da região centro-oeste brasileira. Já o Show Rural é considerado o maior encontro do agronegócio do Paraná, e um dos maiores no País. Sendo uma das vitrines mais atuantes no mercado, estes eventos fortalecem o relacionamento tanto com clientes quanto com fornecedores, e até mesmo com os concorrentes. É uma ótima oportunidade para apresentar inovações e acompanhar as tendências de mercado, ainda mais as novidades digitais, que serão um dos diferenciais da 31ª Show Rural. Entre outros benefícios, destaco também a visibilidade e o fortalecimento da marca na região sul. É essencial que pequenas ações, em ambientes diferentes como estes, façam a diferença a longo prazo”, considera Marina Bragine Ferreira, responsável pelo Marketing Ubyfol.

Aplicação de herbicidas para pós-plantio do cafeeiro

AutoresJosé Braz Matiello jb.matiello@yahoo.com.br Marcelo Jordão Filho Engenheiros agrônomos da Fundação Procafé Lucas Franco José Renato Dias Engenheiros agrônomos das Fazendas...

TMG marca presença em grandes eventos agrícolas do Brasil em janeiro

A agenda da Tropical Melhoramento & Genética (TMG), de participação em eventos agrícolas neste mês de janeiro, inclui quatro grandes feiras agrícolas que acontecem...

Cana-de-açúcar: Comportamento ambiental de agrotóxicos na tomada de decisão

Evento realizado na Embrapa Agropecuária Oeste reuniu técnicos do setor sucroalcooleiro para conhecer aspectos do comportamento ambiental de agrotóxicos, controle biológico de cigarrinha-da raiz,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!