21.6 C
Uberlândia
segunda-feira, junho 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosBrasil começa a plantar cana transgênica

Brasil começa a plantar cana transgênica

 Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Já iniciou no Brasil o plantio da primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada com genes de Bt (Bacillusthuringiensis) para resistência à broca. De acordo com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), foram implantados os primeiros 400 hectares da cultura em aproximadamente 100 engenhos do País.

Em um primeiro momento essa cana-de-açúcar não será moída na temporada que está prestes a começar. De acordo com o presidente da empresa, Gustavo Leite, o objetivo é que as usinas trabalhem primeiro na multiplicação dessa variedade à espera da aprovação dos países importadores de açúcar.

Ele projeta um prazo de cerca de três anos de multiplicação no campo, para só então atingir o plantio em escala. O executivo acredita que é possível, nesse tempo, totalizar algo em torno de 1,5 milhão de hectares ” o que representa 15% da área total de aproximadamente 10 milhões plantados com a cultura no País.

A broca-da-cana, ou broca-do-colmo (Diatraeasaccharalis), é a principal praga desta planta no Brasil, chegando a causar prejuízos de R$ 5 bilhões anuais (o equivalente a cerca de US$ 1,5 bilhão). O desenvolvimento dessa espécie transgênica é visto pela indústria como a tábua de salvação em um cenário de perdas crescentes no preço do açúcar em escala global.

Lançamentos

Segundo Leite, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) vai apresentar em breve mais duas variedades da cana-de-açúcar resistente à broca à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A intenção da companhia é ter entre oito e dez variedades OGM até 2021, quando pretende abrir seu capital através de um IPO. As plantas terão resistência a herbicidas, como glifosato, e ao bicudo.

Essa matéria você encontra na edição de junho de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Chuvas afetam plantações de cana-de-açúcar no interior do estado de São Paulo

Segundo especialista, a produção teve queda de aproximadamente 15% em relação ao ano anterior As lavouras de cana-de-açúcar de algumas cidades do interior de São...

Novo microrganismo produz enzima de interesse industrial com mais sustentabilidade

A Embrapa Agroenergia (DF) desenvolveu um microrganismo geneticamente modificado que atua como biofábrica capaz de produzir um insumo utilizado nas indústrias de biocombustíveis, alimentos,...

Algodão TMG cresce 66% de área plantada

  O Programa de Melhoramento Genético de Algodão da Tropical Melhoramento & Genética (TMG) vem ocupando um espaço importante na estratégia da empresa nos últimos...

Frutas e hortaliças gourmets – Valor agregado garantido

Novos sabores, cores, formatos, aromas, texturas e melhor qualidade. Estas palavras são capazes de representar o significado de um novo e lucrativo nicho de mercado - as hortaliças gourmets. Esse segmento engloba produtos que se diferenciam pelo visual e sabor extremamente atraentes e pela máxima qualidade, com vistas a serem utilizados na alta gastronomia e por consumidores que prezam pelos benefícios de uma alimentação saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!