28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosCafé sustentável: Perspectivas sobre a produção no cenário atual

Café sustentável: Perspectivas sobre a produção no cenário atual

Autores

Dalyse Toledo CastanheiraDoutora e professora – Universidade Federal de Viçosa (UFV)dalysecastanheira@hotmail.com

Daniel Soares Ferreira Doutorando em Fitotecnia – UFV

Breno da Silva DiasGraduando em Agronomia – UFV

Plantação de café – Crédito: Shutterstock

O Brasil se destaca como maior produtor e exportador de café, além de ser o segundo maior consumidor, no entanto, no decorrer das décadas houve mudanças em relação às demandas dos consumidores. Tal comportamento ocorre como resposta às modificações que o mercado de café tem passado quanto à apreciação, negociação e filosofias de consumo.

Cresce a busca por cafés que se destacam quanto ao sabor e aroma mais agradáveis, assim como pelas boas práticas agrícolas e o respeito ao meio ambiente.

Por onde começa?

De maneira geral, o café sustentável pode ser caracterizado como o produto que possui alto valor agregado em virtude das práticas agrícolas empregadas, que se comprometem a respeitar o equilíbrio ambiental, social e econômico (considerados como os três pilares da sustentabilidade).

Para que seja reconhecida legalmente e tenha seu devido valor, a cadeia produtiva do café sustentável deve seguir diversas exigências e estar enquadrada em determinados padrões. Os sistemas sustentáveis de produção cafeeira consideram o uso racional dos recursos naturais, a produção com segurança e qualidade, o ganho econômico, a integridade humana e o respeito ao ambiente com um todo.

Impactos

[rml_read_more]

É perceptível o impacto positivo que a produção de cafés especiais e sustentáveis tem no meio, haja vista o respeito ambiental, social e econômico, a julgar pela preservação dos recursos hídricos, da biodiversidade, da qualidade do solo e do ar e do cuidado da valorização às pessoas ligadas diretamente à produção.

Outro ponto a ser ressaltado é a alta capacidade da lavoura em se manter estável e com alta capacidade produtiva frente às variações climáticas, apresentando boa adaptação das mesmas às condições adversas.

Na cafeicultura sustentável a produtividade do sistema tende a ser maior e os grãos podem possuir alto valor agregado, devido aos cuidados/processos adotados e, sobretudo, da elevada qualidade de bebida que esses cafés podem apresentar.

Pesquisas

Estudos têm apontado para o surgimento de um mercado consumidor de café que se dispõe a maximizar o valor pago pelo produto em virtude das condições sustentáveis empregadas na propriedade rural, valorizando a origem do café e a forma com que foi produzido.

 As técnicas de produção do café sustentável como um todo caracterizam o diferencial desse sistema de cultivo. Em síntese, priorizam-se práticas agronômicas que contribuem para obtenção de altas produtividades com qualidade e, ao mesmo tempo, maior eficiência no uso da água, na nutrição das plantas e no manejo de pragas, doenças e de plantas espontâneas na lavoura.

ARTIGOS RELACIONADOS

Microtorrefação paranaense revoluciona o mercado de cafés especiais

Após pesquisar muito e adquirir experiências pelo Brasil, Léo Moço lançou, em 2005, seu primeiro empreendimento na área, implantado dentro da livraria Largo das Letras, no Rio de Janeiro, sua cidade natal. Três anos mais tarde, fundou o Cafuné, também na capital carioca. Na sequência, trabalhou como consultor e ajudou a criar a casa O Café, em Nova York (EUA). A paixão por esse mundo cresceu e em 2009 surgiu o Grupo Café do Moço, com sede em Curitiba, que hoje engloba o BaristaCoffee Bar e a microtorrefação Café do Moço, que tem revolucionado a forma de se produzir cafés especiais no Brasil.

Brasil promove café no principal festival de publicidade do mundo

Cafés com perfis únicos, de diversas regiões produtoras, foram servidos em cafeteria estrategicamente montada no Festival Internacional de Criatividade “Cannes Lions”

TMG integra Congresso Brasileiro de Soja em 2022

Empresa estará presente no evento para apresentação de novo portifólio de sementes

Feira do Cerrado recebe 2.3 mil produtores no primeiro dia

Evento de negócios da cooperativa cafeeira Cooxupé acontece em Monte Carmelo (MG) até esta quinta-feira, dia 16.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!