Considerada a maior feira da cafeicultura irrigado em café no Brasil e uma das principais difusoras de tecnologias no segmento, a Fenicafé – Feira Nacional da Cafeicultura Irrigada, acontece de 28 a 31 de março, no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro.
Assim como em 2022, a Fenicafé fará parte da Café Agro, que nada mais é do que uma junção entre a feira de irrigação com a Expo Araguari.
Oportunidades
Em sua 26ª edição, a Fenicafé representa uma grande oportunidade de estímulo ao empreendedorismo, constituindo-se em espaço propício para a realização de contatos, efetivação de parcerias e ampliação de negócios. “O evento é ideal para a disponibilização de soluções tecnológicas para o agronegócio café e para a expansão das divisas comerciais, por meio da potencialização do trabalho dos pequenos, médios e grandes produtores”, explica a vice-prefeita Maria Cecília.
A preparação para o evento começa meses antes da sua realização. A organização está atenta a cada detalhe, desde a montagem até o conteúdo programático, que é estudado pela equipe técnica para levar aos visitantes o melhor conteúdo sobre as inovações do setor da irrigação.
Café Agro
Dividido em duas etapas, a Café Agro começa com a Fenicafé, que tem início no dia 28 de março, com realização de palestras, workshops e seminários relacionados à cafeicultura irrigada. Já a Expo Araguari se inicia no dia 30 com shows de Clayton e Romário (30/03), Israel e Rodolfo (31/03), Matogrosso e Mathias (01/04) e Lucas Lucco (02/04).
História
Em 1995, a cafeicultura já era um marco em Araguari. O clima e topografia são favoráveis e determinantes para o sucesso na produção de café, que já se destacava no Cerrado Mineiro.
Foi assim que nasceu a Fenicafé, a partir da necessidade da troca de experiência entre técnicos, especialistas e produtores. A Fenicafé é uma feira de implementos, máquinas, serviços e tecnologia, aliados a muita informação.
Araguari se orgulha de ter 100% das suas lavouras irrigadas. A Feira é dividida entre o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado e a Feira de Irrigação em Café do Brasil, sendo, portanto, uma referência para as demais feiras de café do País.
Cerrado Mineiro
A produção de café do Cerrado Mineiro ganhou espaço no Brasil. A região engloba 55 municípios em uma área de produção de 234 mil hectares, dos quais, 85 mil hectares são irrigados. No total, são 4,5 mil produtores que somam uma produção média de seis milhões de sacas por ano.
APP
Em 2023, além da gratuidade nas palestras e minicursos, a organização disponibilizará o aplicativo ‘Fenicafé’, que permite as inscrições antecipadas para as palestras. Após responder um simples questionário, é gerado um QR code que confirma esta inscrição no local do evento. O aplicativo está disponível nas lojas da APP Stories e Google Play.
Fenicafé 2023
A feira também é uma excelente alternativa para a realização de negócios, sendo que, em 2022, movimentou mais de R$ 150 milhões; o que gera uma grande expectativa para o ano de 2023.
Além das palestras e cursos, as empresas interessadas em expor seus produtos e serviços já podem garantir um lugar na Fenicafé – maior feira da cafeicultura irrigada do País.
O mapa com a disposição dos estandes já está disponível com a equipe de coordenação do evento. Mais informações na secretaria da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) pelo telefone (34) 3242-8888 ou no site www.fenicafe.com.br
A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.