24.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioEventosFemec 2023: a feira do agronegócio mineiro

Femec 2023: a feira do agronegócio mineiro

A principal feira de máquinas agrícolas de Minas Gerais será realizada de 21 a 24 de março em Uberlândia e estima um volume de negócios superior a 1 bilhão

Divulgação

A Femec – Feira do Agronegócio Mineiro – está em sua 10ª edição e traz como tema central o conceito AGRO ESG – produção sustentável que valoriza pessoas. A feira será realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, de 21 a 24 de março, para exposição e venda de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas, veículos de carga, de passeio e off Road, náutica e bovinos de corte e de leite.

A montagem do evento começou no final de 2022 com o plantio de lavouras-vitrines que serão apresentadas nos Campos Demonstrativos. Os painéis temáticos discutirão assuntos como perspectivas do mercado agropecuário e o papel da mulher nesse setor, os princípios de ESG no agronegócio, entre outros.

Tema

O tema central da Femec será AGRO ESG – produção sustentável que valoriza pessoas. Refere-se às boas práticas de gestão voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial.

De modo geral, o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração.

Na edição passada foram registrados números recordes. A movimentação de negócios foi superior a R$ 1 bilhão com as vendas realizadas pelos 215 expositores presentes no parque. O público visitante foi de mais de 70 mil pessoas vindas das cinco regiões do País.

Na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, com os resultados positivos alcançados pelas empresas participantes no ano passado, a tendência é que o número de expositores dessa vez seja ainda maior.

“Acreditamos que a safra recorde resultará na retomada de investimentos no final do primeiro trimestre”, afirma. A organização da feira trabalha para oferecer melhores condições para as empresas apresentarem seus produtos e o produtor rural realizar a sua melhor compra do ano na Femec.

“Estamos trabalhando para setorizar ainda mais a feira, ampliando o pavilhão do agronegócio para receber com mais conforto o setor de insumos agrícolas. Teremos também a área para máquinas da linha amarela (da construção civil), o espaço da energia solar e um agrupamento das empresas de tratores e pulverizadores”, revela Silveira.

Instituições financeiras públicas e privadas tradicionais na operação de crédito agrícola irão para a Femec com estrutura e equipe que prometem rodar as operações in loco, buscando mais agilidade na liberação de recursos.

Campos de sementes e insumos agrícolas

Em uma área de 8,7 mil metros quadrados no parque Camaru ficam os Campos Demonstrativos da Femec. No local serão apresentadas novas tecnologias aplicadas a sementes e defensivos para que o produtor possa verificar pessoalmente o desenvolvimento de diferentes materiais genéticos.

A participação de 13 empresas no projeto possibilitará ao agricultor fazer comparações e escolher o produto mais adequado para sua propriedade.

Variedades de soja, híbridos de milho, algodão, sorgo gigante, girassol e cana-de-açúcar encontram-se em estágio avançado de desenvolvimento no local.

Pavilhão do agronegócio

Sucesso absoluto entre expositores e visitantes na última edição, o Pavilhão do Agronegócio volta para a Femec como um espaço ideal para negócios, onde empresas especializadas em defensivos químicos e insumos agrícolas serão alocadas em estrutura coberta e climatizada, com hall para networking, praça de alimentação e auditório.

O local abrigará a abertura da Femec, o 3º Encontro de Mulheres Mineiras do Agronegócio, painéis temáticos e os estandes das instituições FAEMG, Prefeitura de Uberlândia com a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação e Sebrae Minas.

Espaço da Pecuária

Ambiente exclusivo para os pecuaristas, o Espaço da Pecuária conta com ampla área destinada a discussões em torno da bovinocultura de corte e de leite. Com destaque para as raças Gir Leiteiro, Girolando, Nelore e Senepol, o objetivo do ambiente é reunir no mesmo espaço criadores e empresas envolvidas na atividade para a troca de informações, palestras e fechamento de negócios.

Arena Automotiva

O espaço reservado para a indústria automotiva fica no centro do parque de exposições e visa organizar a circulação de visitantes que podem encontrar diferentes empresas do mesmo segmento em local único.

A Arena, neste ano, receberá marcas de automóveis de passeio e veículos utilitários como picapes, furgões, caminhões e carretas.

Saiba mais em http://www.femec.com.br/

ARTIGOS RELACIONADOS

Bamaq Máquinas participa da FEMEC

Durante a FEMEC 2023, a Bamaq Máquinas irá expor as máquinas: W130B, B110B, E145C e V110.

FMC desenvolve programa de capacitação

Em parceria com o SENAI e outras 4 indústrias de Uberaba, projeto Elas na Indústria oferece cursos de capacitação; Inscrições acontecem de 18 a 21 de janeiro

TEC AGRO: evento discute tecnologia e inovação no agronegócio

O TEC AGRO acontece nos dias 29 e 30 de novembro, no pavilhão IV do Parque da Efapi, em Chapecó (SC).

Cerrado é a maior região produtora de Queijo Minas Artesanal do estado

Produtores investem em boas práticas com assistência da Emater-MG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!