23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosOrgânicos valorizam setor e produtor

Orgânicos valorizam setor e produtor

Carlos Antonio dos Santos

Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

carlosantoniods@ufrrj.br

Margarida Goréte Ferreira do Carmo

Engenheira agrônoma, doutora e professora na UFRRJ

gorete@ufrrj.br

Crédito Shutterstock

 

O Brasil destaca-se como uma grande potência agropecuária e figura no ranking dos maiores países produtores de grãos, como a soja, milho e café, cultivados na forma convencional. No entanto, diante do aumento da conscientização dos consumidores e da busca por produtos mais sustentáveis e de melhor qualidade, tem sido observado o fortalecimento de oportunidades de mercado, como a produção de grãos orgânicos, que possuem maior valor agregado.

Apesar da inexistência de dados oficiais, acredita-se que menos de 1% da área de agricultura do País seja para produção de alimentos orgânicos, e que temos uma grande possibilidade de melhorar essa conjuntura. No caso do milho, por exemplo, estima-se que 0,03% da produção na safra 2015/16 tenha sido de milho orgânico, segundo o IBD Certificações.

Com relação ao café, dados da Associação de Cafés Orgânicos e Sustentáveis do Brasil (ACOB) mostram que, em nível mundial, nos últimos anos, a área cultivada com café orgânico praticamente quadruplicou, saltando de 200 mil hectares, em 2004, para quase 800 mil hectares, em 2014.

No Brasil, a estimativa atual é que a área cultivada com café orgânico seja de cinco a seis mil hectares. Para a safra de 2017 é esperada a produção de 80 a 90 mil sacas de café orgânico certificado, além de mais de 20 mil sacas em transição para orgânico. A tendência para os próximos anos é de aumento no crescimento.

 

Mercado consumidor

É esperada a produção de 80 a 90 mil sacas de café orgânico certificado – Crédito Shutterstock

A produção de grãos orgânicos visa atender a demanda de consumidores exigentes e pertencentes tanto ao mercado interno quanto externo, pois cada vez mais tem sido valorizado o uso de boas práticas de produção e sistemas produtivos de baixo impacto ao meio ambiente.

Observa-se, atualmente, alta demanda no consumo direto de grãos orgânicos, como milho e soja em diferentes pratos e até mesmo na forma de biscoitos e outros aperitivos orgânicos.

Ainda, sabe-se que a baixa oferta desses produtos é um dos grandes gargalos na expansão da cadeia produtiva de aves, ovos, suínos e leite orgânico, uma vez que estes grãos são utilizados na ração dos animais, conforme a legislação vigente. Logo, existe grande perspectiva de mercado para os próximos anos com a comercialização de grãos orgânicos.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pesquisadores registram a cochonilha-vermelha do cafeeiro em Minas Gerais

  Ernesto Prado Pesquisador da EPAMIG Sul de Minas/EcoCentro, Bolsista Consórcio Café epradoster@gmail.com Lenira V.C. Santa-Cecília Paulo Rebelles Reis Pesquisadores da EPAMIG Sul de Minas/EcoCentro Eduardo Mosca Consultor em cafeicultura   Durante a primavera...

Como melhorar a atividade fisiológica das plantas

Aumentar a produtividade e a rentabilidade das lavouras é um dos maiores propósitos do agronegócio. De olho na demanda mercadológica em busca de soluções eficientes nesse campo, o CA$H, produto com tecnologia desenvolvida pela Kimberlit Agrociências, foi lançado nessa safra pela Grão de Ouro Agronegócios, em Alfenas, Minas Gerais.

Manejo biológico durante a florada do café arábica

Apesar do pequeno percentual que representa o café orgânico, comparado com a produção de café convencional do Brasil, o mesmo vem aumentando a sua participação no mercado e está em constante expansão.

Substâncias húmicas são aliadas para alcançar altas produtividades

Substâncias húmicas são compostos orgânicos cujas propriedades podem favorecer as condições para o aumento da produtividade de diversas culturas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!