24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosFlorestasCalagem e gessagem - As vantagens para o cedro australiano

Calagem e gessagem – As vantagens para o cedro australiano

Camila Leite Santos

Graduanda em Engenharia Florestal – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

camila_leite96@hotmail.com

Campo Belo_MG, 17 de marco de 2016 Imagens sobre a producao e pesquisa das mudas clonais de Cedro Australiano (Toona ciliata), que sao ineditas no Brasil, por meio da empresa Bela Vista Florestal.    O cedro australiano e considerado exotico, e toda a semente que a Bela Vista Florestal trabalha esta cadastrada no Ministerio da Agricultura, com pedido de protecao.    Hoje eles possuem um grande banco genetico de cedro , que nao pode ser copiado, uma vez que as sementes das mesmas matrizes nao estao mais disponiveis na Australia.   As pesquisas comecaram em 2005, em parceria com a Universidade Federal de Lavras, mas os testes finais foram feitos no final de 2013 e só em 2014 foram lancados oficialmente.  FOTO: JOAO MARCOS ROSA/NITRO
Campo Belo_MG, Producao e pesquisa das mudas clonais de Cedro Australiano (Toona ciliata), que são inéditas no Brasil, por meio da empresa Bela Vista Florestal. O cedro australiano e considerado exótico, e toda a semente que a Bela Vista Florestal trabalha esta cadastrada no Ministério da Agricultura, com pedido de proteção.
Hoje eles possuem um grande banco genético de cedro , que não pode ser copiado, uma vez que as sementes das mesmas matrizes não estão mais disponíveis na Austrália. As pesquisas começaram em 2005, em parceria com a Universidade Federal de Lavras, mas os testes finais foram feitos no final de 2013 e só em 2014 foram lançados oficialmente. FOTO: JOÃO MARCOS ROSA/NITRO

O cedro australiano vem se destacando no segmento de madeira serrada, na indústria de laminados, compensados e móveis, bem como para outras finalidades. Foi introduzido no Brasil pelo bioma Cerrado, que possui solos ácidos e baixa fertilidade em extensa área de sua ocorrência.

Segundo estudos realizados na Universidade Federal de Lavras, foi observado que o cedro australiano é uma espécie pouco tolerante à acidez do solo, com resposta positiva à elevação da saturação por bases. As respostas positivas das variáveis morfológicas analisadas apontam para a necessidade de se realizar a correção da acidez do solo elevando o nível de saturação por bases para 50%, no intuito de maximizar a produtividade da cultura.

Condições brasileiras

Em geral, os solos no Brasil possuem pouco cálcio (Ca) e muito alumínio (Al), principalmente nas camadas mais profundas, o que não é o ideal. Porém, antes de realizar a calagem e/ou a gessagem, é de extrema necessidade que se realize a análise de solo da área a ser cultivada, recomendando-se na camada de 0 a 20 cm, 20 a 40 cm e, se possível, de 40 a 60 cm de profundidade da área.

A partir dessa análise de solo, aplicar o método apara recomendação da necessidade de calcário (NC) que mais se adeque à região de produção.

Em campo, a incorporação do calcário deverá ser a mais profunda possível, de preferência a mais de 20 cm. Caso seja necessário, é viável parcelar a quantidade recomendada em duas aplicações. Porém, a forma como o manejo irá ocorrer depende do planejamento do plantio florestal.

Culturas beneficiadas

As espécies mais beneficiadas pela calagem são aquelas mais sensíveis ao alto teor de acidez do solo. A aplicação de calcário na calagem eleva os teores de Ca e Mg, diminui ou elimina o Al trocável e aumenta as cargas negativas nesses solos, consequentemente aumentando a disponibilidade de nutrientes, entre eles o fósforo.

A aplicação de gesso agrícola diminui, em menor tempo, a saturação do alumínio em camadas mais profundas. Porém, deve-se deixar claro que o gesso não neutraliza a acidez do solo.

O gesso aplicado na superfície e depois lixiviado para o subsolo ácido resulta em melhor crescimento das raízes, pois possibilita uma maior movimentação de cálcio, magnésio e enxofre no perfil do solo, levando à maior absorção de água e nutrientes pelas mesmas.

Nova Imagem

Não confunda

Quais as diferenças entre gessagem e calagem? A calagem altera o PH do solo, enquanto a gessagem não o altera, mas fornece nutrientes como cálcio, enxofre e magnésio.

A calagem atua nas camadas mais superficiais do solo, ou seja, aumenta a CTC, melhora o aproveitamento dos nutrientes e elimina a acidez, enquanto a gessagem trabalha nas camadas mais profundas, reduz o alumínio em profundidade, aumenta o sistema radicular também em profundidade e promove maior absorção de água e nutrientes.

São técnicas que exigem um custo inicial para sua execução, o qual é compensado no lucro final obtido pela floresta, visto que a taxa de mortalidade será reduzida, as árvores terão melhor desenvolvimento radicular e, consequentemente, fustes com maiores diâmetros, sendo alternativas para melhorar a qualidade do solo e a produtividade das florestas.

Essa matéria você encontra na edição de julho/agosto de 2018 da Revista Campo & Negócios Floresta. Adquira o seu exemplar.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes Heringer – Nutrição balanceada para cada necessidade

  A Fertilizantes Heringer participa da Hortitec há 12 anos. “A Hortitec é uma feira de grande importância nacional para o mercado de Hortifrúti. Este...

Menos 70% de água + 40% de produtividade

Pesquisadores desenvolveram sensor que mede a umidade da terra   Uma nova tecnologia, desenvolvida por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) de São Carlos...

Antracnose da Oliva – Severa e destrutiva

  Jesus G. Töfoli jgtofoli@uol.com.br Ricardo J. Domingues Josiane T. Ferrari Eduardo M. C. Nogueira Pesquisadora dos APTA " Instituto Biológico   A cultura da oliva representa uma nova alternativa para...

Nematoides – O terror das hortaliças

Fábio Ramos Alves Doutor em Agronomia e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) fabioramosalves@yahoo.com.br Guilherme de Resende Camara Mestre e doutorando em Produção Vegetal " UFES Tendo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!