23.4 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCapital mineira do abacaxi promove feira regional no Triângulo Mineiro

Capital mineira do abacaxi promove feira regional no Triângulo Mineiro

 

Objetivo é fechar novos negócios e trocar informações técnicas

 

Lavoura de abacaxi pérola
Lavoura de abacaxi pérola

 município de Frutal, no Triângulo Mineiro, é o maior produtor estadual de abacaxi. Na safra 2014/2015, a produção chegou a 82,8 mil toneladas, numa área de 2,3 mil hectares. A liderança do município é um dos fatores que contribui para a realização da Feira Regional do Agronegócio do Abacaxi.

O evento será no distrito de Aparecida de Minas, de 20 a 22 de novembro. A feira é uma realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas  Gerais (Emater-MG), em parceria com outras instituições. Além dos agricultores locais e regionais, são esperadas caravanas de produtores de Berilo e Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, região que também conta com uma expressiva produção da fruta.

O distrito de Aparecida de Minas concentra o maior número de produtores de abacaxi do de Frutal. Dos cerca de 200 produtores que se dedicam à abacaxicultura no município, aproximadamente 160 são da comunidade. O coordenador regional da Emater-MG, José Roberto da Silva, especialista no plantio de abacaxi, atribui o bom desempenho da cultura no município, ao solo e clima favoráveis da região, além da aptidão dos produtores locais. “O cultivo de abacaxi em Frutal deve ser cinquentenário“, avalia.

A Emater-MG do município integra um grupo  formado pela empresa e outras instituições privadas e públicas, como a Epamig. A empresa  trabalha para expandir a assistência aos produtores. “A nossa ideia é oferecer uma assistência mais intensa e colaborar com a parte de pesquisa, principalmente no combate a doenças. Recentemente, as lavouras de abacaxi apresentaram perdas de 60% na produção, em decorrência da fusariose, doença provocada por fungo que ataca a fruta. O problema no entanto, está superado“, garante técnico da Emater-MG, Luís Guilherme Brunhara. Segundo ele, a  origem da doença está no manejo e principal medida de prevenção é a produção de mudas ou a seleção criteriosa delas.

Produtor de abacaxi havaiano, Júlio César Leonel;
Produtor de abacaxi havaiano, Júlio César Leonel;

Objetivos da feira

 

O gerente regional da Emater-MG, Gustavo Laterza, explica que a Feira Regional do Agronegócio do Abacaxi já está virando tradição em Frutal. “O objetivo é compartilhar conhecimentos sobre a cultura do abacaxi; trocar experiências e ainda ter a oportunidade de fechar negócios“. De acordo com o Laterza, a Emater-MG vai manter um plantão técnico à disposição dos participantes, para eventuais dúvidas e informações.

Uma das principais promoções da feira será uma mesa redonda programada para o sábado (21/11), à tarde, para  debater a implantação de um programa interinstitucional, visando fomentar o plantio de abacaxi e a melhorar a qualidade da fruta, inclusive com a adoção de práticas agroecológicas.

Produtor de abacaxi pérola, Ademir Zago;
Produtor de abacaxi pérola, Ademir Zago;

Abacaxi na culinária

Durante a feira, a Emater-MG será responsável por ministrar uma oficina para ensinar o preparo de pratos que levam abacaxi. O objetivo é atrair principalmente as mulheres dos produtores de abacaxi, preparando-as para se organizarem e agregarem mais valor ao produto. Segundo a bem-estar social da empresa, Regina Célia Marins, será uma “pequena oficina para estimular“ as participantes. “Vamos preparar três receitas, mas esse trabalho será apenas o início de muitos. Para o ano que vem pensamos em um curso“, argumenta. De acordo a técnica, a oficina será no sábado, das  8h às 12h, na escola municipal rural, local onde também ocorrerão as palestras do evento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produção de mudas de maracujá – Os métodos de sucesso

Fábio Gelape Faleiro Pesquisador na área de Genética e Biotecnologia - Embrapa Cerrados fabio.faleiro@embrapa.br A produção de mudas de maracujá, feita com o uso de sementes pela...

O jeito de fazer negócio mudou

O blockchain, conhecido por suportar as transações de Bitcoin e outras criptomoedas, começa a ser usado no agronegócio para comercialização de grãos e outras transações financeiras....

Cochonilha: duplo dano ao abacaxi

A cochonilha é uma praga de grande importância para a cultura do abacaxizeiro. Confira os detalhes da praga e como controlá-la.

Pimenta da Amazônia poderá ser usada no combate ao inseto transmissor do greening

O Fundo de Defesa da Citricultura (FUNDECITRUS) e a Embrapa Agroflorestal do Acre irão testar um óleo extraído da pimenta-de-macaco como inseticida natural para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!