18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Características desejadas em uma semente de milho

Características desejadas em uma semente de milho

 

Milena Christy Santos

Engenheira agrônoma e mestre em Fitotecnia/Produção e Tecnologia de Sementes ” UFLA

milenachristysantos@hotmail.com

 

 

Foto 01 - Fotos Shutterstock
Foto 01 – Fotos Shutterstock

O sucesso na produção de milho começa pela escolha adequada da semente a ser utilizada. Uma semente de qualidade é imprescindível, já que ela é o veículo de toda tecnologia gerada pelos programas de melhoramento genético e refletirá diretamente na produtividade.

Características ideais

A qualidade da semente envolve quatro atributos: físico, fisiológico, genético esanitário. A pureza física do lote de sementes influencia no estande de plantas. Os atributos fisiológicos, germinação e vigor vão interferir na velocidade e uniformidade do estande, e são muito desejáveis.

A pureza genética vai garantir um estande com apenas plantas da cultivar adquirida, sem o perigo de contaminação. Já a sanidade das sementes ajuda na prevenção de doenças, já que servem de veículo para alguns patógenos (microrganismos e insetos).

Um lote de sementes com alta qualidade resultará em um estande uniforme e de emergência rápida, diminuindo a competição com plantas daninhas, o que fará com que a genética da semente expresse o seu máximo, garantindo a produtividade desejada.

A escolha do tipo de semente é particular de cada produtor e são vários os fatores a serem levados em conta, como a produtividade desejada de acordo com o nível tecnológico do produtor, mercado consumidor, altitude, solo, temperatura, radiação solar e disponibilidade hídrica, entre outras tantas variáveis.

As características desejadas na semente de milho devem, portanto, ter alta qualidade, resistência às doenças e insetos e ainda às moléculas de herbicida e adaptação às condições de clima da região de produção.

Escolha acertada

Para auxiliar na escolha da semente, anualmente a Embrapa Milho e Sorgo, com a colaboração de empresas produtoras de sementes, disponibiliza um levantamento com todas as cultivares de milho disponíveis no mercado. De posse dessas informações, a tomada de decisão para a escolha mais assertiva é facilitada.

Cada cultivar já é recomendada para a região em que se adapta melhor, com o respectivo ciclo e pacote tecnológico que ela oferece.

Em destaque

Entre todas as sementes disponíveis no mercado, se destacam as híbridas, transgênicas ou não, por apresentarem melhor desempenho e características desejadas, e ainda as sementes transgênicas com tolerância a pragas e doenças, com tolerância às moléculas de herbicidas, pois elas reduzem o número de aplicação de defensivosagrícolas, o custo de produção e a compactação do solo.

O insumo semente tem considerável impacto no custo de produção, e sementes de alta qualidade demandam um investimento significativo. Mas, avaliando seu custo-benefício, o investimento é recompensado com o aumento da produtividade.

Portanto, a escolha da cultivar com as características desejadas e condizentes com a situação regional do plantio é que vai garantir o sucesso da lavoura e o material poderá proporcionar o máximo potencial produtivo dentre as opções no mercado.

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

Inicio Revistas Grãos Características desejadas em uma semente de milho