24.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 28, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosCaracterísticas desejadas em uma semente de milho

Características desejadas em uma semente de milho

 

Milena Christy Santos

Engenheira agrônoma e mestre em Fitotecnia/Produção e Tecnologia de Sementes ” UFLA

milenachristysantos@hotmail.com

 

 

Foto 01 - Fotos Shutterstock
Foto 01 – Fotos Shutterstock

O sucesso na produção de milho começa pela escolha adequada da semente a ser utilizada. Uma semente de qualidade é imprescindível, já que ela é o veículo de toda tecnologia gerada pelos programas de melhoramento genético e refletirá diretamente na produtividade.

Características ideais

A qualidade da semente envolve quatro atributos: físico, fisiológico, genético esanitário. A pureza física do lote de sementes influencia no estande de plantas. Os atributos fisiológicos, germinação e vigor vão interferir na velocidade e uniformidade do estande, e são muito desejáveis.

A pureza genética vai garantir um estande com apenas plantas da cultivar adquirida, sem o perigo de contaminação. Já a sanidade das sementes ajuda na prevenção de doenças, já que servem de veículo para alguns patógenos (microrganismos e insetos).

Um lote de sementes com alta qualidade resultará em um estande uniforme e de emergência rápida, diminuindo a competição com plantas daninhas, o que fará com que a genética da semente expresse o seu máximo, garantindo a produtividade desejada.

A escolha do tipo de semente é particular de cada produtor e são vários os fatores a serem levados em conta, como a produtividade desejada de acordo com o nível tecnológico do produtor, mercado consumidor, altitude, solo, temperatura, radiação solar e disponibilidade hídrica, entre outras tantas variáveis.

As características desejadas na semente de milho devem, portanto, ter alta qualidade, resistência às doenças e insetos e ainda às moléculas de herbicida e adaptação às condições de clima da região de produção.

Escolha acertada

Para auxiliar na escolha da semente, anualmente a Embrapa Milho e Sorgo, com a colaboração de empresas produtoras de sementes, disponibiliza um levantamento com todas as cultivares de milho disponíveis no mercado. De posse dessas informações, a tomada de decisão para a escolha mais assertiva é facilitada.

Cada cultivar já é recomendada para a região em que se adapta melhor, com o respectivo ciclo e pacote tecnológico que ela oferece.

Em destaque

Entre todas as sementes disponíveis no mercado, se destacam as híbridas, transgênicas ou não, por apresentarem melhor desempenho e características desejadas, e ainda as sementes transgênicas com tolerância a pragas e doenças, com tolerância às moléculas de herbicidas, pois elas reduzem o número de aplicação de defensivosagrícolas, o custo de produção e a compactação do solo.

O insumo semente tem considerável impacto no custo de produção, e sementes de alta qualidade demandam um investimento significativo. Mas, avaliando seu custo-benefício, o investimento é recompensado com o aumento da produtividade.

Portanto, a escolha da cultivar com as características desejadas e condizentes com a situação regional do plantio é que vai garantir o sucesso da lavoura e o material poderá proporcionar o máximo potencial produtivo dentre as opções no mercado.

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Ferrugem do cafeeiro – Qual a situação real?

A ferrugem é a doença mais grave e prejudicial na lavoura cafeeira. O ciclo de evolução da ferrugem, nas condições da cafeicultura brasileira, tem se mostrado bem definido, repetindo-se ano a ano. A doença evolui em função do clima, com aumento da infecção a partir de novembro/dezembro até abril/maio, com o “pico” acontecendo em julho/agosto.

Uso de inoculantes no tratamento industrial de sementes de soja

No âmbito do agronegócio mundial, a produção de soja está entre as atividades econômicas que, nas últimas décadas, apresentou um dos crescimentos mais expressivos.

Beterraba baby leaf atende nicho de mercado

Talita de Santana Matos Elisamara Caldeira do Nascimento Doutoras em Agronomia " UFRRJ Glaucio da Cruz Genuncio Doutor e professor de Fruticultura da UFMT glauciogenuncio@gmail.com A comercialização de baby leafno...

A relação do manganês com a soja transgênica

Hercílio Netto Engenheiro agrônomo e coordenador de Nutrição de Plantas da Cia da Terra hercilio.netto@ciadaterra.com Para suprir a deficiência acentuada de manganês na cultura da soja transgênica...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!