27.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosFlorestasCasas de madeira, um novo mercado para o eucalipto de MS

Casas de madeira, um novo mercado para o eucalipto de MS

Créditos CMReforma
Créditos CMReforma

A área de florestas plantadas de eucalipto em Mato Grosso do Sul já chegou a 1.000.000 de hectares, segundo dados divulgados pelo Projeto SIGA, da Aprosoja-MS.

Ao mesmo tempo em que é uma comemoração, levanta outro problema, quem vai consumir todo este maciço florestal nos próximos anos? As fábricas de celulose já vão consumir perto de metade desta área, mas e o restante? O governo do Estado, em parceria com a Reflore, Fiems, Senar e Famasul, está atento a este problema, estimulando a vinda de novas empresas e a diversificação da cadeia produtiva.

O Senar e a Famasul, por sua parte,promovera,, em parceria com a Paulo Cardoso Comunicações, no dia 31 de maio, em Três Lagoas (MT), mais uma etapa do Programa Mais Floresta com o tema Casas de Madeira ” um novo mercado para o eucalipto.

“Este é um mercado que está crescendo muito em todo o Brasil. No âmbito da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as entidades já estão debatendo este assunto para regulamentar o setor. Quando se normatiza um produto, toda a cadeia produtiva ” fabricantes, fornecedores e consumidores ” se organiza e otimiza a produção. A publicação dessa norma, considerada um marco para o desenvolvimento da construção no País, é resultado do diálogo e da parceria entre o setor produtivo e fornecedores“, explica Paulo Pupo, superintendente executivo da ABIMCI ” Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente.

Tendência

A construção de casas de madeira vem crescendo em todo o Brasil. O segundo conjunto habitacional do projeto Minha Casa Minha Vida do País, totalmente fabricado com madeira no sistema wood frame, se encontra em Mato Grosso do Sul, mais exatamente na cidade de Dourados, onde estão sendo construídas 440 casas.

“E o nosso objetivo neste evento do dia 31 foi trazer informações de qualidade para que o setor saiba exatamente como é este mercado, como conduzir uma floresta de eucalipto para serraria, como construir uma casa de madeira e conhecer a experiência da Argentina, que tem a mesma área de florestas plantadas que o nosso Estado e utiliza a madeira para a construção civil já há muitos anos“, salienta Paulo Cardoso, coordenador do evento.

Essa matéria você encontra na edição de Julho/Agosto 2017  da revista Campo & Negócios Floresta. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Inovação reduz pela metade custo do controle biológico da vespa da madeira

  O novo tipo de aplicação possibilita uma redução de 46,5% nos custos e 66,7% no tempo de execução da atividade   Um novo método de aplicação...

Blockchain: o jeito de fazer negócio mudou

Bernardo de Souza Madeira apresenta no VIII Congresso ANDAV " Fórum & Exposição os benefícios da tecnologia no agronegócio Blockchain é uma plataforma open source...

Algas marinhas – Benefícios sem fim às folhosas

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

Tubetes – A ferramenta útil na produção de mudas de café

Maurício Dominguez Nasser Pesquisador científico da APTA Regional Alta Paulista mdnasser@apta.sp.gov.br Flávia Aparecida de Carvalho Mariano Nasser Engenheira agrônoma, doutora e pós-doutoranda em Horticultura " FCA/UNESP-...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!