21.6 C
Uberlândia
sábado, junho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCeagesp e a sua importância para o abastecimento

Ceagesp e a sua importância para o abastecimento

ak_0299

Mais de mil carretas repletas de frutas, verduras, legumes, peixes e flores chegam todos os dias. Numa rotina intensa, são rapidamente descarregadas, separadas e seus itens negociados ali mesmo. Fracionados, lotam outras oito mil carretas que passam a transportar produtos variados, dinâmica que abastece os mercados e supermercados de diferentes destinos na grande São Paulo e em cidades próximas.

Essa é a rotina do Ceasa de São Paulo, o Ceagesp, maior entreposto de hortifrutis do país, que possui mais de 700 mil metros quadrados de área construída e por onde circulam diariamente toneladas de alimentos e milhares de pessoas.

Recentemente, estive lá e me surpreendi. Foi minha primeira visita ao Ceagesp e, por mais que tivessem me contado, viver essa experiência foi um aprendizado. No início do dia, parecia o caos. Era impossível imaginar que em poucas horas estaria tudo organizado; mas estava.

É impressionante pensar a respeito da logística que é fazer aquilo tudo funcionar. A quantidade de produtos que se negocia ali é absurdamente grande e difícil imaginar a complexidade logística que envolve este processo, mas tudo acontece com rapidez e objetividade. Eles criaram ali um mundo à parte – ágil, controlado, que gera reflexos e é exemplo para os outros Ceasas espalhados por todo o Brasil.

Caminhando pelos corredores do Ceagesp, percebi as soluções DaColheita conquistando cada vez mais espaço entre as cargas de uva, mamão, manga, romã, carambola, goiaba, etc. Conversei com alguns profissionais e recebi bons feedbacks daqueles que experimentaram os diferenciais do transporte e da conservação dos produtos em nossas embalagens de EPS (isopor®). Eles compartilharam conosco o diferencial que é ter uma fruta vistosa por mais tempo, o que agrega valor, e até sugestões para melhorar nosso produto. Além disso, a satisfação de saber que é um produto 100% reciclável e a Termotécnica realiza a logística reversa.

A Termotécnica quer crescer e evoluir no segmento do agronegócio, levar ainda mais conservadoras em EPS para o Ceagesp e para os Ceasas de todo o país. Queremos conquistar novos clientes, baseados também na proposta do Save Food, entidade ligada à ONU, Organização das Nações Unidas, que somos signatários na luta em todo o mundo contra o desperdício de alimentos.

Visitar espaços como este, conhecer e compartilhar experiências, nos torna cada vez mais aptos a desenvolver soluções em EPS, eficientes para o agronegócio.

Albano Schmidt

Presidente da Termotécnica/DaColheita

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Correta colheita de café favorece a próxima florada

A época da colheita de café é fundamental para produzir com alta qualidade, porque o método a ser adotado influencia na qualidade dos grãos, como tamanho, formato, defeitos e consequente classificação.

Cupim – Praga de solo pode destruir uma floresta

Diego Tolentino de Lima Engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal e doutorando em Entomologia - ICIAG-UFU diegotolentino10@hotmail.com Lísias Coelho Engenheiro florestal, Ph.D. e professor - ICIAG-UFU lisias@ufu.br Ernane Miranda Lemes Engenheiro...

Vírus: Como deixar a produção livre deles?

AutoresMarcelo Eiras eiras@biologico.sp.gov.br Alexandre Levi Rodrigues Chaves chaves@biologico.sp.gov.br Pesquisadores científicos - Laboratório de Fitovirologia e Fisiopatologia, Centro de Pesquisa de Sanidade Vegetal,...

Conservadoras DaColheita

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de frutas e o figo in natura vem ganhando ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!