21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCESB intensifica alinhamento entre sustentabilidade e produtividade

CESB intensifica alinhamento entre sustentabilidade e produtividade

Comitê anuncia Edsmar Resende e reforça aplicação do conceito ASGP

Edsmar/Divulgação

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) defende que a produtividade é um componente importante das iniciativas de sustentabilidade do setor agropecuário e, por meio de várias iniciativas de sucesso, recomendou que o “P” de Produtividade fosse incorporado à sigla ASG (ambiental, social e governança), transformando-a em ASGP.

Esse posicionamento está alinhado com a missão do CESB, que contempla a promoção estratégica da sojicultura nacional e de seu sistema produtivo, com transparência,  sustentabilidade e responsabilidade social. 

Com o objetivo de fortalecer esse cenário, o CESB acaba de anunciar o advogado Edsmar Resende como membro efetivo de seu Conselho. O profissional é sócio fundador da Tarpon 10b, tem 22 anos de experiência na área de Sustentabilidade, Inovação e Estratégia, é mentor e avaliador de programas de inovação e startups e atuou como consultor em mecanismos de mercado e relatórios de Sustentabilidade, como Global Reporting Initiative (GRI), Dow Jones Sustainability Indexes (DJSI), Oekom Research AG, Performance Standards/IFC, ISE/B3 (Índice de Sustentabilidade Empresarial) e o ICO2/B3 (Índice Carbono Eficiente). Apaixonado por ser um catalisador de conexões (cross pollination) e gerar oportunidades ao conectar pessoas, ideias e negócios.

“É um orgulho enorme e uma grande responsabilidade entrar para o board do CESB. Não sou agrônomo, mas tenho uma paixão gigantesca por esse setor e as suas cadeias. Elas nos circundam 24 horas por dia, mesmo que não seja óbvio. A soja ao final, como uma espécie de desconstrução e transformação, pode ter centenas de aplicações e não apenas óleo ou nutrição animal”, pontua. 

Resende acrescenta que o CESB é uma instituição sem fins lucrativos que propaga conhecimento, aprendizagem e sistematização de práticas na cultura da soja que elevem a produtividade. “Ao longo dos anos, o CESB alcançou ares e objetivos para além do plano dos seus fundadores com alcance nacional e global. Isso gerou ativos já conhecidos como as premiações que jogam luz sobre os campeões em cada categoria e criou cases sistematizados desses processos e práticas que podem ser acessados por cada um”, pontua. 

Contribuições para o CESB – O novo membro efetivo do CESB acredita que poderá ajudar o Comitê a intensificar o debate e as iniciativas em torno de temas importantíssimos para a sojicultura nacional, tais como as mudanças climáticas, a segurança alimentar e energética, o agricultor como produtor de vida e não apenas alimento, e negócios/ativos de base de natureza (carbono, Biodiversidade, água, solo).

“Temos um tesouro a ser explorado para gerar mais aprendizado e conhecimento. A base disso é um volume gigante de dados de vários anos de jornada do CESB que podem dar pistas e jogar luz em dilemas e temas que a cultura da soja, o agronegócio e a sociedade enfrentam em diferentes níveis de intensidade nesse momento, mas que serão cada vez mais relevantes”, explica. 

COP30 – Resende antecipa que, durante a COP30, no Brasil em Belém/Pará, será fortemente desenhado o uso e ocupação de solo pelo agro e outras atividades pelos próximos 30 anos. 

“Serão apresentados temas que, como membro efetivo do CESB, estarei atento para analisar e apresentar ao Conselho, entre eles: a) como podemos demonstrar oportunidades e impacto da inserção de novas práticas?; b) Como estamos alinhando para ter uma agricultura resiliente com menor impacto frente eventos climáticos extremos?; e c) Como olhar para o campo não apenas com o viés de sacas, arrobas ou toneladas por hectare, mas para densidade nutricional da produção e Joules gerados por hectare”, finaliza. 

O CESB é composto por 19 membros especialistas e 23 organizações patrocinadoras que acreditam e contribuem para o avanço sustentável dos mais altos índices de produtividade de soja no Brasil, são elas: BASF, BAYER, SYNGENTA, JACTO, Alltech, Atto Sementes, Bioma, Brasmax, Corteva, Eurochem FTO, Ferticel, ICL, Koppert, Mosaic, Stoller, Sumitomo Chemicals, Timac Agro, TMF, Ubyfol, UPL, Yara, Elevagro e IBRA. Mais informações pelo telefone: (15) 3418.2021 ou pelo site www.cesbrasil.org.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Tratamento de sementes de soja cresce 18% na safra 2023-24 e vai a R$ 3,6 bilhões

Levantamento apurou que sementes protegidas por fungicidas, inseticidas e nematicidas são empregadas em 99% da área plantada; pesquisa revela ainda que o tratamento pelo processo industrial cobre hoje 51% dos cultivos

Fungicida Biológico da IHARA incrementa 5% da produtividade na safra 2021/2022

Fungicida é voltado para a cultura de soja. A média geral foi de 3,7 sacas a mais por hectare, segundo levantamento realizado em 220 áreas plantadas no Brasil

Cadeia produtiva da soja e do biodiesel é tema da abertura da Reunião de Pesquisa de Soja

Evento acontece nos dias 26 e 27 de junho de 2024, no Buffet Planalto, em Londrina (PR)

Na Bélgica, presidente da Aprosoja/MS apresenta case de sustentabilidade

O presidente da Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!