A CESIS Consultoria, sediada em BrasÃlia (DF), trabalha com o registro de produtos, sendo uma empresa especializada na área de biológicos. “Atendemos a esse mercado desde o surgimento da nossa empresa, em 2005. Antes disso já trabalhávamos na área, assim como todos que fazem parte da nossa equipe, que já atuaram junto a órgãos do governo“, relata Maria Luiza Castro, diretora técnica da empresa.
Há 11 anos no mercado, a CESIS atua com uma diversidade de produtos, e conta atualmente com 10 pessoas. “Além do time Brasil, por meio de parceiros, somos representados no mundo todo“, diz Francys Mara Ferreira Vilella, também diretora da CESIS.
A CESIS é formada por uma equipe multidisciplinar, com profissionais de várias áreas para atender a cada requisito da legislação. Â “Trabalhamos com o registro de agrotóxicos, seus componentes e afins que incluem uma gama de produtos, como os químicos convencionais, os produtos microbiológicos, os semioquímicos, os bioquímicos e ainda os agentes biológicos de controle, que são os insetos, os parasitoides, os predadores e os nematoides entomopatogênicos“, detalha Maria Luiza Castro.
Ainda segundo ela, a CESIS atua também com outras legislações, ligadas também ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que registram produtos como fertilizantes, inoculantes, bioestimulantes, Ã ANVISA, com o registro de produtos domissanitários, além deremediadores para uso em ambientes poluÃdos com registro no IBAMA.
Vantagens da consultoria para registro de produtos
A maioria das pessoas imagina que para formatar um processo de registro é preciso apenas juntar documentos, o que não é verdade. A regulação exige que seja submetido a um processode registro, ou seja, precisa ser elaborado e pensadoestrategicamente, antecipadamente.
Então, explica Maria Luiza,“a CESIS trabalha com uma assessoria dentro do que chamamos de Inteligência Regulatória, elaborando estratégias diferentes para cada empresa e produto, visando uma melhor tramitação dos seus processos dentro do âmbito do governo.Por isso monitoramos e intermediamos a realização de estudos que farão parte dos dossiês, ajudamos na elaboração dos documentos, montamos o processo como um todo, fazemos o acompanhamento desse processo juntoao governo eparticipamos de reuniões de interação das empresas com o próprio governo. Ainda, tiramos dúvidas advindas do governo, enviamos complementações quando requisitadas e com isso ajudamos a empresa a agilizar essa tramitação para a obtenção do registro“.
Assim, ao invés da empresa ter uma equipe sendo treinada, ela já contará com profissionais formadose aptos a ajudar prontamente nessa estratégia.
Tempo de aprovação
Para produtosque seguem a legislação convencionalutilizados no controle biológico, a CESIS tem um histórico de tempo de aprovação em nível Federal de 15 a 24 meses.
Maria Luiza explica que, no Brasil, existe uma legislação própria para cada Estado. Assim, após a manifestação dos órgãos federais, a empresa precisa registrar o seu produto também no Estado que será comercializado, o que demanda um tempo diferente.
Expansão
A partir do 10º ano da CESIS, a empresa decidiu expandir a empresa para outros polos e mercados, e para isso buscou vários parceiros internacionaisna América Latina, Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia e África. “Isso com uma única coordenação, o que é muito importante para o nosso cliente, porque para buscar mercados diferentes, com representantes diferentes, muitas vezes isso se torna um impeditivo para conseguir expandir a marca.A CESIS oferece essa única coordenação para que o produto possa chegar ao seu alvo.A empresa que quiser ser global pode contar com a nossa ajuda“, garante Maria Luiza.
Evento
Segundo Francys Vilella, o evento Biocontrol Latam foi muito bome importante, porque a CESIS pode se apresentar e conhecer novas empresas que têm interesse de vir para o Brasil e também mostrar a sua atuação internacional.
“Nossa participação aconteceu com os nossos parceiros da América Latina e dos Estados Unidos, então foi uma oportunidade para o desenvolvimento de novos negócios.Eventos como esses precisam acontecer com mais frequência no Brasil, que é um país polo de desenvolvimento e exportação de tecnologias e commodities“, considera Francys Vilella.
Maria Luiza acrescenta que seus clientes brasileiros ficaram felizes por a Biocontrolter sido realizada no Brasil, porque muitos deles são de empresas pequenas, mas têm grande potencial para expansão, e desta forma puderam conhecer prováveis parceiros internacionais epensar numa expansão futura para esses novos mercados.