27.1 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCitrosuco inicia projeto para transporte de carga

Citrosuco inicia projeto para transporte de carga

Empresa avança em soluções inovadoras a fim de reduzir as emissões de CO2 e realiza testes para entender as viabilidades para eletrificar sua frota

A Citrosuco, uma das líderes mundiais em produção de suco de laranja, anunciou adesão aos testes do caminhão 100% elétrico da Volvo, FM Electric, para transporte de carga entre os municípios paulistas Matão e Santos. A rota Santos-Matão é crucial para a Citrosuco, uma vez que liga a maior fábrica de produção de suco de laranja do mundo ao Porto de Santos, onde o produto é exportado para mais de 100 países.

Créditos: Divulgação

Os testes são parte de um conjunto de ações da Companhia pela busca da descarbonização de suas operações e reitera suas metas ESG 2030, assumidas em 2022. A Citrosuco já contribui para a resiliência climática removendo mais de 400 mil toneladas de carbono por ano e ainda tem metas específicas que buscam redução de emissões CO2 nos escopos 1 e 2 em 28% até 2030 e aumentar as remoções líquidas, tendo o balanço líquido de remoções e emissões de GEE cada vez mais positivo.

De acordo com Claudemir Henrique de Oliveira, Gerente Geral de Logística e Terminais da Citrosuco, a busca por uma alternativa sustentável para a frota de caminhões começou na Fenatran 2022, onde iniciaram as negociações sobre o projeto. “Temos o compromisso de impulsionar as melhores práticas na Citrosuco. Nosso objetivo com esse projeto é avaliar as possibilidades para que possamos no futuro contar com uma frota totalmente elétrica. Para esse teste, contamos com toda a expertise e suporte da Volvo”.

O executivo complementa que durante toda a jornada, a resposta foi superpositiva. “No primeiro teste optamos por um peso intermediário e no segundo aumentamos para utilizar o peso máximo do caminhão, de 44 toneladas. Ambos os pilotos salientaram a excelência de desempenho do torque instantâneo e da autonomia de recarga dos freios regenerativos, importantes em trechos de subida e descida com carga, além de tempo e quantidades necessárias para carregamento do veículo. Mas o mais importante são os ganhos econômicos e ambientais que o veículo pode proporcionar a médio e longo prazo para a nossa operação”, complementa Claudemir.

De acordo com Marco Mildenberg, gerente de eletromobilidade da Volvo, o FM Electric pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios de regeneração (recupera a energia quando o freio é acionado). Além disso, tem potência de até 490 kW (660hp). “Este é um veículo que atende bem o transporte de distribuição entre grandes centros. Além de zero emissões de gases, o caminhão tem baixíssimo nível de ruído”, comenta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Projeto inédito

A Biotrop, empresa de produtos biológicos e naturais, iniciou expedições aos biomas ...

Vinícola Garibaldi compartilha projeto do vinhedo experimental

Iniciativa testa cultivo de mais de 60 variedades de origem europeia para identificar as mais resistentes às constantes mudanças climáticas na região.

Citrosuco capta US$ 150 milhões com indicadores socioambientais

Operação está atrelada ao cumprimento de metas de ESG, como a redução de 10% das emissões e o atingimento de 75% de fornecimento sustentável até 2025.

Pellets Biomassa: Oportunidade de projeto industrial sustentável

Uma nova oportunidade está disponível para o desenvolvimento de um projeto industrial sustentável e com excelente rentabilidade para a sua empresa. Seja um produtor com uma tecnologia avançada (com reduzido custo de aquisição de equipamentos e construção civil) e exportador de pellets (euros acima de 6,60) ou garanta a sua participação como um fornecedor futuro de pellets para o mercado brasileiro (avicultura), que tem uma grande necessidade na aquisição de pellets para aquecimento térmico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!