21.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesEncontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias deve reunir mais de 500 lideranças

Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias deve reunir mais de 500 lideranças

Créditos: Divulgação

Nos dias de lançamento do Plano Safra, em 27 e 28 de junho, especialistas, estudiosos, pesquisadores e representantes de cooperativas renomadas participam do ENCA no Royal Palm Hall, em Campinas (SP).
O Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias – ENCA 2023, promete uma programação especial nesta edição. Pelos menos 500 líderes de cooperativas agropecuárias estarão presentes neste evento que marca um dos anos mais importantes para o Grupo Conecta. E será em uma data importantíssima para o setor, com o anúncio, em Brasília, do Plano Safra Empresarial, em 27 de junho, e do Plano Safra da Agricultura Familiar, no dia seguinte, em 28 de junho. Os participantes repercutirão o plano em primeira mão no evento.

“Estamos preparando um Enca que será memorável! Será uma análise desse primeiro semestre e como devemos nos preparar para os próximos meses e anos. O cooperativismo brasileiro tem um papel fundamental para suprir a necessidade global por mais alimento e energia”, avalia Luciana Martins, Diretora-executiva do Grupo Conecta.
A programação vai oferecer aos presidentes e diretores das cooperativas um ambiente imersivo nos assuntos que ainda geram muitas perguntas ao setor, como os desafios e oportunidades no atual cenário político e econômico, a partir do que já foi construído nos primeiros seis meses do novo governo; além de aprofundar temas como planejamento, gestão financeira e de risco, sucessão familiar, inovação, investimento em tecnologia, sustentabilidade, entre outros.

Abrindo o circuito de palestras e debates, Fernando Degobbi, Diretor Presidente da Coopercitrus e Nei César Mânica, Presidente da Cotrijal, aprofundam as discussões sobre “Cooperativismo – Fortalecendo gerações e evoluindo na governança”*. Outro ponto debatido entres os painelistas está na sequência do negócio rural. *Carlos Augusto Pandolfi, Superintendente Geral da Coobriel, Irieno da Costa Rodrigues, Diretor Presidente da Lar Cooperativa e José Rossato Jr, Vice-presidente da Coplana, apresentam as oportunidades do setor com a palestra: Conectando Jovens ao Modelo Cooperativista: O desafio da Sucessão.
O evento também contará com a presença do ex-ministro da Agricultura Dr. Roberto Rodrigues, Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas, que vai levar aos congressistas uma análise criteriosa sobre o presente. Na programação, o coordenador de Agronegócio da FGV apresenta “O Futuro é Agora!” Tendências econômicas mundiais para o agronegócio brasileiro.

A programação do ENCA 2023 também conta com outros nomes importantes do setor cooperativista como Carlos Augusto Rodrigues de Melo, Presidente da Cooxupé; Dilvo Grolli e Presidente da Coopavel. O evento vai contar com cooperativas agropecuárias de variadas culturas que já estão se organizando para participar do ENCA 2023.
“A agropecuária é o ramo que mais conta com o número de cooperativas: 1.700 ao todo. São milhares de empregos diretos e indiretos! Agora, o setor espera em cinco anos bater a marca de R$ 1 trilhão, uma cifra ousada, mas não impossível de atingir. Por isso, o momento exige preparo e conhecimento, esse é papel do ENCA 2023”, afirma Danilo Bomfim, Diretor do Grupo Conecta

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!