Cobalto ajuda na nodulação da soja

0
18

Talis Melo Claudinot.claudino@unesp.br

Jesion Geibel da Silva Nunesjesion.geibel@unesp.br

Engenheiros agrônomos e mestres em Agronomia/Energia na Agricultura – UNESP/FCA de Botucatu

Tarciso Melo ClaudinoTécnico agrícola e graduando em Engenharia Mecânica Empresarial – FURG-RSt.claudino@furg.br

Soja – Crédito: Shutterstock

O cobalto (Co) é um micronutriente, e sua absorção radicular acontece na forma do íon Co2+.  De maior importância para as plantas leguminosas, principalmente aquelas que realizam a fixação de nitrogênio atmosférico pelo processo de fixação biológica de nitrogênio (FBN), sendo realizado pela nodulação das raízes por bactérias do gênero Rhizobium sp.

Atualmente, na cultura da soja se faz muito conhecida a utilização de Bradyrhizobium japonicum, bactéria que pela simbiose mutualística fornece todo o aporte nutricional nitrogenado requerido pela soja para sua produção (80 kg de N por tonelada de grãos).

A aplicação da bactéria pode acontecer via tratamento de sementes, aplicado juntamente à caixa de sementes no plantio ou por jato dirigido no sulco de plantio, para garantir a eficiência. O produtor rural realiza o posicionamento em duas etapas, por se consistir em uma operação barata.

Desta forma, pode-se afirmar que o suprimento nutricional de nitrogênio para a cultura da soja está diretamente ligado a este micronutriente.

Nodulação

No processo da fixação biológica de nitrogênio, nódulos são formados nas raízes e no interior deles, processos enzimáticos são realizados para a transformação de N atmosférico em NH3. Esta reação é conhecida por nitrogenase, sendo a reação bioquímica realizada:

N2 + 8e- + 8H+ + 16 Mg-ATP  2NH3 + H2 + 16 Mg-ADP + 16 Pi

Para que este processo aconteça, a principal enzima envolvida é a leg-hemoglobina que, quando presente, torna os nódulos com coloração avermelhada, e sua função no processo é o transporte de O2, atuando como barreira de difusão do oxigênio nos nódulos e que ocorra a inibição da atividade do complexo da enzima nitrogenase, que vem a ser inibida pelo O2.

Lembrando que a síntese de leg-hemoglobina é totalmente dependente da presença do cobalto na formação, já que é derivada da integração pela síntese da cobalamina.

A coenzima cobalamina B12 é constituída de um metal, que no caso é o cobalto e quatro átomos de nitrogênio direcionados ao centro por anéis de porfirna. A cobalamina é responsável pela atividade de três enzimas atuantes nas bactérias do Bradyrhizobium sp., sendo a metionina sintetase, ribonucleotídeos redutase e a metilmalonil coenzima A mutase.

Formação do cobalto

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.