18.5 C
Uberlândia
segunda-feira, novembro 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoCom influência do clima, safra da soja é a melhor dos últimos...

Com influência do clima, safra da soja é a melhor dos últimos meses no Paraná

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Volume de chuvas ajudou o desenvolvimento das lavouras; segundo especialista, estado produziu aproximadamente 19,5 milhões de toneladas

 

Desde o final do ano passado e até o começo de 2017, o clima tem contribuído bastante para o crescimento das produções de soja no estado do Paraná. O bom volume de chuvas, aliado ao uso de instrumentos tecnológicos, foram os principais responsáveis pela atual fase das lavouras. As precipitações bem distribuídas atuaram desde o plantio, em setembro e outubro, até a colheita, que é feita entre os meses de janeiro e fevereiro.

Segundo o especialista, foram colhidas 19,5 milhões de toneladas, frente a aproximadamente 16 milhões em 2016. “Tivemos uma média de 3.680 quilos por hectare. Essa é a mais alta produtividade de soja do mundo, não conheço nenhum outro lugar que tenha alcançado esses números“, afirma Amélio Dallagnol, pesquisador da EMBRAPA. Apesar de positivo, o crescimento da produção também trouxe algumas questões delicadas, como a queda nos preços. Em razão do abastecimento dos celeiros, houve baixa de demanda e vendas. “O valor da saca está em torno de R$ 60, enquanto no ano passado saía por R$ 80. Os produtores estão esperando uma melhora no mercado para continuarem a vender“, explica.

De acordo com a Climatempo, nesta segunda-feira (12), a circulação dos ventos mudou sobre o centro-sul do Brasil e as nuvens carregadas voltaram a se formar sobre o norte do Paraná onde ocorrem pancadas de chuva acompanhadas de raios. As áreas de instabilidade ainda vão atuar no estado, pelo menos até terça-feira (13), levando um pouco de chuva para as áreas agrícolas. A partir do dia 14/06, o tempo volta a secar e o sol aparece forte ao longo do dia. O tempo firme colabora para os trabalhos no campo.

Outras regiões do país também tiveram um bom resultado na última safra, como o Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Nenhuma localidade, no entanto, conseguiu superar os números do Paraná.

Sobre o Grupo Climatempo  

O Grupo Climatempo é a principal empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de dois mil clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.

O Portal Climatempo transformou-se no veículo líder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em língua portuguesa, é visitado por mais de 1, 5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Mais informações: Assessoria de Imprensa Climatempo – Linhas Comunicação  (11) 3465-5888

ARTIGOS RELACIONADOS

Programa de Gestão Integrada

Compusoft ERP é o programa de gestão de negócios da CS Compusoftware Sistemas Corporativos, desenvolvidos para atender ao controle gerencial de empresas, especialmente da...

Trigo – Avanço do cultivo no calor do Cerrado

No Brasil, o cultivo do trigo sempre foi uma atividade dos Estados de climas mais frios do País, mas aos poucos esse cenário vem sendo modificado, com o avanço dos trigais pelo Cerrado brasileiro. Hoje já tem trigo sendo produzido até no Nordeste.

Estufas – Cultivo de berinjela é favorecido pela técnica

AutoresRhaiana Oliveira de Aviz rhaianaoliveiradeaviz@gmail.com Luana Keslley Nascimento Casais luana.casais@gmail.com Emanoel dos Santos Vasconcelos manoeldsvogm@gmail.com Graduandos em Agronomia - Universidade Federal Rural da Amazônia...

Soluções pós-venda John Deere garantem máxima eficiência produtiva

A aquisição de uma máquina é um momento de conquista para o produtor que está adquirindo mais um equipamento para melhorar seu desempenho em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!