21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoComissão de Sementes e Mudas do RS elege novos dirigentes

Comissão de Sementes e Mudas do RS elege novos dirigentes

 

Airton França Lange é engenheiro agrônomo da Fundação Pró-Sementes
Airton França Lange é engenheiro agrônomo da Fundação Pró-Sementes

A Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (CSM/RS), reunida no último dia 10 de novembro na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Porto Alegre, elegeu seus novos dirigentes para a gestão 2015/2016. A presidência será assumida pelo engenheiro agrônomo da Fundação Pró-Sementes Airton França Lange. O vice-presidente será o representante da CCGL TEC, Adilson Lunkes.

Com uma história profissional e acadêmica totalmente voltada para o setor de sementes e mudas, Lange foi presidente da anteriormente denominada Comissão Estadual de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (CESM/RS) por duas gestões, de 1995 a 1999. Entre 1979 e 2005 trabalhou no Serviço de Produção de Sementes Básicas (SPSB) da Embrapa, tendo desempenhado os cargos de gerente local em Passo Fundo (RS) e gerente regional em Florianópolis (SC). Desde 2006, atua na unidade de Certificação de Sementes da Fundação Pró-Sementes.

A frente da CSM/RS, Airton Lange pretende apoiar campanhas que tenham como objetivo o aumento da taxa de uso de sementes legais, bem como reestruturar as comissões técnicas que dão suporte à Comissão. “Uma das demandas que deverá ser analisada é a produção de mudas certificadas de videiras e de citros“, afirma o futuro presidente.

A Comissão de Sementes e Mudas do RS é constituída por representantes das seguintes instituições: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)/SEFIA, Embrapa, Secretaria da Agricultura e Agronegócio, LANAGRO, FEPAGRO, CCGL TEC, FECOAGRO, FARSUL, FETAG, APASSUL, Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa, IRGA, UFPel, UFRGS, UPF, CREA e Sociedade de Agronomia do RS.

Estão entre as competências da CSM/RS propor diretrizes para a política a ser adotada no estado; assessorar o MAPA objetivando o aprimoramento do Sistema Nacional de Sementes e Mudas (SNSM); sugerir normas, padrões e procedimentos para a produção e comercialização de sementes e de mudas; criar e coordenar subcomissões técnicas; identificar demandas e propor a inserção de novas espécies e seus respectivos padrões junto ao SNSM.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Estratégia na distribuição de insumos será discutida no Congresso ANDAV

O Congresso Andav acontece no período de 14 e 16 de agosto, em São Paulo (SP).Desafios como mudança organizacional, inovação, sustentabilidade empresarial, desenvolvimento de...

Porta-enxertos de citros: a importância de escolher bem

A escolha acertada dos porta-enxertos de citros é a base sólida para um pomar saudável e produtivo, marcado por frutas de qualidade superior.

Irrigação de precisão chega para inovar

Carlos Alberto Kamienski Professor titular em Ciência da Computação da Universidade Federal do ABC (UFABC) carlos.kamienski@ufabc.edu.br O projeto SmartWater Management Platform (SWAMP) vai desenvolver ao longo de...

Liberação lenta garante nutrição mais eficiente para a citricultura?

AutoresDiógenes Martins Bardiviesso Engenheiro agrônomo, doutor em Horticultura e professor de Agronomia - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS-Cassilândia) bardiviesso@yahoo.com.br Leandro Tropaldi...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!