28.6 C
Uberlândia
sábado, setembro 7, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesComo aumentar o consumo de produtos frescos no Brasil?

Como aumentar o consumo de produtos frescos no Brasil?

Texto de Valeska de Oliveira Ciré

Valeska de Oliveira Ciré é Country Manager da IFPA no Brasil/Divulgação

A base da alimentação de qualquer cidadão do planeta, recomendado pela Organização Mundial de Saúde, inclui o consumo diário de 400g de frutas, legumes e verduras. Aqui no Brasil, onde quase tudo o que se planta dá, não chegamos a 150g. Como aumentar o consumo de produtos frescos?

A IFPA (International Fresh Produce Association) é uma entidade global que representa a indústria de frutas, flores, legumes e verduras e está comprometida com o aumento do consumo desses produtos. Muitos projetos estão em curso para esse fim.

Informações da Nielsen, líder global de dados do mercado, mostram que no primeiro trimestre, o segmento de produtos frescos faturou R$ 10,3 bi, aumento de 19% de market share, com crescimento de 8,5% em vendas e 5,5% em volume.

Esses números são muito positivos e estimulam os produtores e, principalmente, os varejistas que fidelizam boa parte de seus clientes com os espaços de FLV, a famosa ‘feirinha’ que saiu do cantinho escondido dos supermercados para um lugar nobre com a exposição de FLV, mais organizado e colorido. Só no atacarejo, o FLV cresceu 40% no primeiro trimestre, com alta expressiva em março.

E como aumentar o consumo? O Guia Alimentar para a População Brasileira, que completa 10 anos, define a alimentação adequada, orienta e estimula as pessoas a adotarem estilos de vida mais saudáveis. A primeira recomendação é “Tornar alimentos in natura e minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, a base da alimentação”.

Segundo pesquisa da Nielsen, 59% dos consumidores se propõem a investir mais para consumir produtos saudáveis, e 86% querem mudar – pelo menos – um hábito para ser mais saudável. O consumidor mostra estar alinhado com o tripé: saudabilidade, meio ambiente e bem-estar.

Para conseguir aumentar o consumo de FLV , a IFPA promove a Campanha de Sazonalidade para o varejo, com peças de publicidade sobre os produtos de época, treina os colaboradores sobre os benefícios desses produtos e ensina receitas para que os supermercados divulguem para seus clientes.

Além de analisar dados do mercado para a estratégia comercial de seus associados, a IFPA promove eventos em cada país para discutir as tendências macroeconômicas e tecnológicas, apresentar os lançamentos e promover negócios entre todos os elos dessa indústria.

Aqui no Brasil, dentre os vários eventos de networking – o destaque é para o Brazil Conference & Expo 2024 – nos dias 07 e 08 de agosto, no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo. Em sua 8ª edição, o evento está ainda mais ampliado não só em número de expositores, mas também de atrações: www.freshproduce.com.br.

*Valeska de Oliveira Ciré é Country Manager da IFPA no Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como reduzir o desperdício de alimentos no Brasil

No bilionário cenário do agronegócio, a trajetória dos alimentos é permeada por desafios logísticos e, cada vez mais, soluções tecnológicas inovadoras

Mercado de alimentos veganos dobrará até 2028, prevê pesquisa

Com crescimento anual a 9,3%, o seguimento ultrapassará a marca global de 34 bilhões de dólares em 5 anos

Mercado mundial de trigo serão discutidos durante Congresso da Abitrigo

Evento que reúne a cadeia do cereal também abordará a questão da segurança alimentar entre os dias 25 e 27 de setembro em Foz do Iguaçu (PR).

Pesquisa aponta crescimento de 16% no consumo de alimentos orgânicos

A cada mil brasileiros, 360 se declaram consumidores de orgânicos. Nordeste foi a região que mais se destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!