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Como aumentar o consumo de produtos frescos no Brasil?

Texto de Valeska de Oliveira Ciré

Valeska de Oliveira Ciré é Country Manager da IFPA no Brasil/Divulgação

A base da alimentação de qualquer cidadão do planeta, recomendado pela Organização Mundial de Saúde, inclui o consumo diário de 400g de frutas, legumes e verduras. Aqui no Brasil, onde quase tudo o que se planta dá, não chegamos a 150g. Como aumentar o consumo de produtos frescos?

A IFPA (International Fresh Produce Association) é uma entidade global que representa a indústria de frutas, flores, legumes e verduras e está comprometida com o aumento do consumo desses produtos. Muitos projetos estão em curso para esse fim.

Informações da Nielsen, líder global de dados do mercado, mostram que no primeiro trimestre, o segmento de produtos frescos faturou R$ 10,3 bi, aumento de 19% de market share, com crescimento de 8,5% em vendas e 5,5% em volume.

Esses números são muito positivos e estimulam os produtores e, principalmente, os varejistas que fidelizam boa parte de seus clientes com os espaços de FLV, a famosa ‘feirinha’ que saiu do cantinho escondido dos supermercados para um lugar nobre com a exposição de FLV, mais organizado e colorido. Só no atacarejo, o FLV cresceu 40% no primeiro trimestre, com alta expressiva em março.

E como aumentar o consumo? O Guia Alimentar para a População Brasileira, que completa 10 anos, define a alimentação adequada, orienta e estimula as pessoas a adotarem estilos de vida mais saudáveis. A primeira recomendação é “Tornar alimentos in natura e minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, a base da alimentação”.

Segundo pesquisa da Nielsen, 59% dos consumidores se propõem a investir mais para consumir produtos saudáveis, e 86% querem mudar – pelo menos – um hábito para ser mais saudável. O consumidor mostra estar alinhado com o tripé: saudabilidade, meio ambiente e bem-estar.

Para conseguir aumentar o consumo de FLV , a IFPA promove a Campanha de Sazonalidade para o varejo, com peças de publicidade sobre os produtos de época, treina os colaboradores sobre os benefícios desses produtos e ensina receitas para que os supermercados divulguem para seus clientes.

Além de analisar dados do mercado para a estratégia comercial de seus associados, a IFPA promove eventos em cada país para discutir as tendências macroeconômicas e tecnológicas, apresentar os lançamentos e promover negócios entre todos os elos dessa indústria.

Aqui no Brasil, dentre os vários eventos de networking – o destaque é para o Brazil Conference & Expo 2024 – nos dias 07 e 08 de agosto, no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo. Em sua 8ª edição, o evento está ainda mais ampliado não só em número de expositores, mas também de atrações: www.freshproduce.com.br.

*Valeska de Oliveira Ciré é Country Manager da IFPA no Brasil.

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