26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, setembro 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosComo conseguir eficiência e redução de custo no cultivo do cafeeiro?

Como conseguir eficiência e redução de custo no cultivo do cafeeiro?

Autora

Dalyse Toledo Castanheira
Engenheira agrônoma, doutora e professora – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
dalysecastanheira@hotmail.com
Crédito Electro Plastic

O cafeeiro, principalmente o arábica, é muito sensível às condições adversas, com implicação direta na produtividade. Atualmente, verificam-se grandes oscilações das variáveis meteorológicas nas principais regiões de cultivo do cafeeiro. Temperatura do ar elevada associada à menor disponibilidade hídrica pode comprometer o metabolismo das plantas e reduzir o crescimento do cafeeiro, mesmo que não haja sintomas visíveis.

Nesse contexto, para amenizar os prejuízos em virtude das variações climáticas, diversas pesquisas apontam o uso de cobertura do solo nos cafezais. Manter o solo coberto, seja com a utilização de culturas intercalares, gramíneas, leguminosas ou filmes plásticos, reduz a evapotranspiração do sistema de cultivo, aumentando a eficiência no uso da água, além de otimizar o manejo de plantas daninhas na área.

Mulching

O filme plástico, conhecido como “mulching”, vem sendo estudado por diversos pesquisadores a fim de estabelecer sistemas de manejo do cafeeiro capazes de contribuir para o uso racional da água e, ao mesmo tempo, reduzir os custos da atividade.

Trabalho desenvolvido na Universidade Federal de Lavras demonstra que lavouras cafeeiras que foram implantadas com o filme plástico apresentaram em torno de 40%  a mais de umidade no solo e crescimento de plantas 20% superior, quando comparadas ao cafeeiro cultivado com o solo exposto.

No entanto, o custo dessa tecnologia ainda precisa de ser estudado com detalhes, tendo em vista que existem diferentes cenários na cafeicultura brasileira. De modo geral, um cafeeiro implantando com o solo exposto demanda, nos primeiros anos, de métodos de controle intensivos para o manejo de plantas daninhas na área, seja por meio de capinas, roçadas ou aplicações de herbicidas.

Nesse contexto, a implantação da lavoura com o uso do mulching pode reduzir os gastos com esses tratos culturais. Entretanto, o preço do filme plástico utilizado pode onerar o custo. O importante é analisar todas a variáveis inerentes ao custo de produção do café de cada realidade, levando em consideração fatores relacionados à disponibilidade de mão de obra/possibilidade de mecanização, o custo da tecnologia adotada, que no caso refere-se ao filme plástico, e o potencial de retorno do investimento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutrição de plantas – Detalhes podem fazer toda a diferença

  Engº Agrônomo MSc. Luiz Antônio Busato Gerente Técnico Defensive Engª Agrônoma MSc. Bruna Marchesi Coordenadora de Pesquisa & Desenvolvimento Grupo Defensive&Agrovant   A adequada nutrição das plantas é dependente de...

Grupo Farroupilha é premiado com sua marca Rio Brilhante Café de Origem

  O Grupo Farroupilha, sediado em Patos de Minas (MG), apresentou durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), sua marca de...

Plantio do cafeeiro: a escolha correta das cultivares é crucial

No plantio, deve-se escolher mudas vigorosas, com boa formação radicular e livres de pragas e doenças.

Uso de pó de rocha pode aumentar nutrientes do solo

Carla Verônica Corrêa Doutoranda em Agronomia/Fisiologia Vegetal e Metabolismo Mineral - UNESP cvcorrea1509@gmail.com Luís Paulo Benetti Mantoan Doutorando em Ciências Biológicas/Fisiologia Vegetal - UNESP A utilização de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797