21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, dezembro 12, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosComo manter escore das vacas durante a seca

Como manter escore das vacas durante a seca

Por Neto Prado, Zootecnista e Consultor Técnico Bigsal Trouw Nutrition, e Marcus Vinicius, Zootecnista e Supervisor Técnico Comercial Bigsal Trouw Nutrition

Atingir altos índices reprodutivos é o objetivo principal dos pecuaristas que têm rebanho de vacas e investem na produção de bezerros. É o chamado segmento de cria. O primeiro passo é observar pontos cruciais. Destaque para a condição de escore corporal atual dos animais, objetivo do projeto e o período em que o lote será trabalhado. Esses fatores, alinhados à condição da forragem e da pastagem em que o rebanho será submetido no momento da estação de monta, são cruciais para o planejamento do produtor. 

Antes de pensar na estação de reprodução é preciso avaliar vários fatores que podem prejudicar ou ajudar no resultado da vaca. Dentre eles, está o escore corporal de fêmeas.

A vaca que se encontra com escore de boa qualidade próximo ao momento da estação de reprodução, no fim da seca, é aquela que teve à disposição todos os nutrientes necessários para cuidar de sua manutenção e do bezerro e, ainda assim, entrou em balanço energético positivo para ter boas condições de emprenhar na estação. 

Geralmente, quando isso acontece significa que o produtor se planejou bem para passar o ano todo e não faltaram nutrientes. Para esta vaca, a suplementação mineral de qualidade possui os nutrientes necessários para mantê-la com bons índices a baixo custo.

Porém, atenção: na maioria dos casos, o escore acaba caindo à medida em que o período de estiagem avança.

Isso é reflexo da redução qualitativa e quantitativa da pastagem, mas não precisa se preocupar: nem sempre é sinal de manejo inadequado de pasto ou de suplementação. Muitas vezes, isso ocorre devido à própria fisiologia da vaca, que já está condicionada a usar sua própria reserva energética para cuidar de todas as outras atividades metabólicas. Nesses casos, é muito importante trabalhar em parceria com profissionais técnicos para analisar a forma correta de suprir as necessidades da pastagem com suplementação estratégica. 

A suplementação deve possibilitar aporte nutricional de alta qualidade para as matrizes, tanto em relação à mineralização como também para o melhor aproveitamento da forragem mesmo em condições de baixa qualidade. Esta prática servirá como garantia de que os índices tornarão a cria lucrativa e de altíssima qualidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Seis etapas para uma boa silagem de capim

Equilíbrio nos custos com a alimentação do rebanho e disponibilidade de volumosos durante todo o ciclo produtivo são algumas das vantagens da silagem de qualidade

Período de seca exige cuidados para evitar incêndios 

No período de seca, a prevenção é a chave para evitar incêndios e preservar nossas áreas agrícolas

Qual a melhor estratégia em período de estiagem na região Norte?

Saiba se é semiconfinamento, confinamento convencional ou terminação intensiva a pasto.

Crise hídrica acende sinal de alerta no campo

Com falta de chuva e reajuste de 52% na tarifa elétrica, produtores precisam ter atenção ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!