20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasPrefeitura de Rondonópolis declara situação de emergência

Prefeitura de Rondonópolis declara situação de emergência

Lucindo Zamboni Júnior, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis
Crédito Divulgação

A Prefeitura de Rondonópolis (MT) declarou situação de emergência por 90 dias, por conta da estiagem que afetou nos últimos meses a região, principalmente a produção agrícola, e nesta segunda-feira (05/02), o Decreto nº 11.917 de 29 de janeiro de 2024 foi publicado no Diário Oficial do Município. A declaração de situação de emergência ocorreu por uma solicitação da classe agropecuária representada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, e em atendimento a um laudo meteorológico elaborado pela Assessoria Especial de Segurança Pública e Defesa Civil (GASP) em parceria com a Secretaria Municipal  de Meio Ambiente. 

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, Lucindo Zamboni Júnior, a situação da estiagem vem afetando muito o produtor rural no município e o decreto publicado pela Prefeitura de Rondonópolis é o primeiro passo para que o setor possa minimizar os efeitos climáticos na produção agrícola da região. “Agradecemos a sensibilidade da gestão municipal para com o setor, e com este decreto toda a cadeia produtiva atingida pela forte estiagem poderá ir até as instituições financeiras para buscar a renegociação de suas dívidas, além de ser beneficiada com as ações e recursos do Governo Federal. O Sindicato Rural fez o seu papel representativo e o poder público agiu rápido a solicitação”, pontuou.

Para aqueles produtores que estiverem com dúvidas ou quiserem mais esclarecimentos sobre o que reflete no setor o decreto municipal de situação de emergência, Lucindo Zamboni, orienta para que busquem atendimento no escritório do Sindicato Rural no Parque de Exposições.

Após o reconhecimento, o município está apto a solicitar recursos do Governo Federal e Estadual para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais. No texto, a administração municipal destaca os impactos da estiagem que justificam a declaração de situação de emergência.  Considerando que a estiagem vem afetando a renda das famílias, notadamente as da zona rural, diante dos altos prejuízos causados na agricultura familiar e na pecuária, devido a perda das safras, impactando diretamente o comércio local e demais setores da sociedade.

A validade do decreto é de 90 dias, a partir da publicação, podendo ser prorrogado por igual período, com seus efeitos retroagidos a 01 de setembro de 2023, período em que o Instituto Nacional de Meteorologia registrou baixo índice de precipitação da chuva acumulada mensal entre os meses de setembro a dezembro de 2023 em Rondonópolis, sendo um volume de precipitação insuficiente para o desenvolvimento normal das culturas locais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Perdas com estiagem e geada

Com uma produção estimada em 69,9 milhões de toneladas, a colheita nacional do milho 2021 ...

COPLACAMPO 2024 chega à décima edição 

26 de fevereiro a 1º de março, em Piracicaba (SP).

Tecnologia de origem natural pode minimizar efeitos climáticos nos cafezais

Em algumas regiões de São Paulo e Minas Gerais, produtores de café estimam quebra de até 40% para a safra 2021, devido ao impacto da estiagem e das temperaturas recordes que assolam os cafezais nos últimos quatro meses.

Florestas plantadas melhoram a qualidade de vida no planeta

por Elcio Trajano Junior, diretor de RH, Sustentabilidade e Comunicação Interna da Eldorado Brasil Celulose O planeta sofreu uma série de ocorrências ambientais na última...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!