27.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 15, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasComo realizar a irrigação em períodos de chuva?

Como realizar a irrigação em períodos de chuva?

É fato que a estiagem prejudica e muito a agricultura. A água é o elemento principal na vida de qualquer espécie de planta. Porém, além da escassez, o excesso de água também pode fazer mal a uma planta. E a dúvida que sempre ocorre aos agricultores é se a irrigação também deve ser realizada em períodos de chuva. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a irrigação durante os períodos chuvosos tem muita utilidade.

A presença de água na lavoura não é necessariamente um benefício. O excesso de água pode provocar a erosão superficial excessiva ou a lixiviação dos nutrientes, que é o carregamento pela água dos nutrientes no solo para camadas mais profundas. Ou seja, água em excesso prejudica as plantas e gera prejuízos.

Diferentes realidades em um só país

O Brasil é um país de dimensões continentais, que apresenta realidades distintas em suas regiões quando se compara a distribuição e o volume de água nos períodos de chuva. Enquanto algumas regiões sofrem com problemas devido à escassez por longos períodos, regiões apresentam abundância de água disponível.

Na região do semiárido, por exemplo, que está inserida em alguns estados da região Nordeste e norte de Minas Gerais, o clima quente e seco prevalece durante o ano. Estes locais sofrem com estiagens prolongadas e métodos de irrigação localizados são mais indicados, pois o consumo de água é menor.

Regiões próximas às áreas de florestas tendem a possuir índices pluviométricos mais elevados durante o ano. Porém, o excesso de água também pode ser prejudicial para as plantas. Chuvas de elevada intensidade e curta duração podem acarretar na erosão superficial do solo, danificando a estrutura e provocando o carregamento dos nutrientes e matéria orgânica presentes na superfície e no perfil do solo.

Nutrição durante as fases de desenvolvimento da planta

As plantas necessitam de nutrientes e água durante todas as fases de seu ciclo produtivo. A fertirrigação é uma técnica que utiliza o sistema de irrigação para fornecimento de nutrientes e pode ser uma forte aliada, já que pode ser realizada durante todo o ano, tantos em períodos de chuva quanto em períodos de seca, respeitando o ciclo da cultura, demanda hídrica nutricional da planta e a quantidade de nutrientes já presente no solo. O tubo de venturi valvulado da Víqua é uma excelente ferramenta para ser utilizada para durante a fertirrigação.

A água em excesso pode ser prejudicial para as plantas, porém mesmo em períodos de chuva é interessante o uso do sistema de irrigação para o fornecimento de nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento da planta.

Conheça o tubo de venturi e toda nossa linha de soluções para irrigação e automação, acessando nosso site.

Conclusão

Vimos neste artigo que a chuva constante não é sinal de lavoura sadia e produtividade. Em excesso, ela pode prejudicar e muito qualquer plantação. Para resolvermos este problema, precisamos estudar caso a caso, de acordo com o solo, com a região e com o índice pluviométrico de cada localidade. Cada situação exige um período e um sistema diferente de irrigação. Portanto, em caso de escassez ou excesso de chuva, planejamento sempre foi a palavra de ordem, desde que a plantação seja, é claro, equipada com os produtos ideais de irrigação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mosaic adquire negócio de fertilizantes da ADM no Brasil e Paraguai

Compra anunciada em abril deste ano faz parte da estratégia de crescimento da empresa na região  A Mosaic, maior produtora global de fosfatados e potássio...

Vem aí o maior evento de irrigação do país

Segunda edição da FIIB 2018 contará com diversas palestras, minicursos e grandes expositores A segunda edição da Feira Internacional da Irrigação Brasil 2018 (FIIB...

TSI tem que ter qualidade

Sabemos que o agronegócio enfrenta o desafio de produzir cada vez mais e otimizar a utilização de recursos naturais. Para se obter melhores resultados na lavoura, é necessário começar cedo, cuidando bem da semente. Isso significa ter sementes de alta qualidade fisiológica, bem selecionadas e muito bem tratadas.

Mecanização – Um caminho sem volta

Eng. Agro. MSc. Felipe Santinato fpsantinato@hotmail.com Eng. Agro. Alino Pereira Duarte Prof. Dr. Rouverson Pereira da Silva Eng. Agro. Roberto Santinato A evolução tecnológica é uma realidade presente...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!