O setor de agronegócio é um dos mais importantes para a economia brasileira e, com isso, os negócios agrícolas crescem. Se você quer entrar para este ramo, veja como se tornar um produtor rural.
A maioria das coisas que consumimos no nosso dia a dia depende do agro, você sabia? Pois é! Este é um dos setores essenciais, principalmente, quando estamos falando de alimentação.
Mas este assunto vai muito além daquilo que comemos. Por este motivo, vamos falar um pouco neste texto como se tornar um produtor rural.
Para se ter uma ideia da grandiosidade do setor, visando as grandes colheitas, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas de máquinas agrícolas aumentaram mais de 11% em um ano.
Quer também fazer parte? Então, veja como se tornar um produtor rural
Conheça algumas dicas para se tornar um produtor rural de sucesso
Antes de saber alguns detalhes de como se tornar um produtor rural, é importante você saber que, para alcançar o sucesso, você precisará estar atento às modernizações, principalmente quando o assunto é a tecnologia das máquinas e dos processos.
É legal também saber que os produtores rurais têm algumas funções essenciais para que o desenvolvimento aconteça de maneira perfeita. São elas:
- Fazer o cultivo e a extração de vegetais;
- Cuidar da criação de animais;
- Realizar a extração de produtos primários, dentre outros.
Então, quer saber como se tornar um produtor rural? Fique de olho nas dicas abaixo!
1 – Faça um aperfeiçoamento da sua gestão do agronegócio
Quando falamos de gestão agrícola queremos dizer do cuidado com o gerenciamento da produção, garantindo os lucros da empresa e a sustentabilidade. Desta forma, para ter sucesso como produtor rural será necessário aplicar boas práticas e, claro, desenvolver com um bom desempenho técnico.
Outro ponto importante é fazer com que toda a produção aconteça de forma organizada, garantindo o bom funcionamento de máquinas, mão de obra, insumos e equipamentos. Porém, no mesmo momento, a produção deve ser acompanhada para que, se necessário, corrigir qualquer problema que possa acontecer.
Fique de olho nas novidades do seu setor, assim, você terá oportunidade de oferecer diferenciais para os seus clientes.
2 – Aposte na internet
Nos dias de hoje, a internet é uma das principais responsáveis pelo crescimento de negócios e é, por isso, que não podemos deixá-la de lado. E existem muitas possibilidades de negócios lucrativos na internet, inclusive para o agronegócio.
De acordo com o AgTech Pocket Report 2022, feito pela Distrito, plataforma que coleta dados de negócios digitais, mostra que mais de 13% das startups agro do Brasil são marketplaces.
Por este motivo, se você quer se tornar um produtor rural, não pode deixar de pensar na expansão do negócio. A possibilidade de comprar o seu produto independentemente da localidade. Este tipo de compra cresceu muito, principalmente, depois da pandemia.
E quando falamos em vender produtos pela internet podemos ter na cabeça que no Brasil a previsão de vendas via e-commerce tem a previsão de faturamento de mais de R$185 bilhões em 2023, segundo um estudo feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Além disso, a internet pode trazer diversas vantagens para um produto rural. Afinal, com o acesso à internet é possível ajudar no desempenho da produção.
3 – Trabalhe com insumos de qualidade
Se o produtor utilizar de boas sementes, fertilizantes efetivos, dentre outros produtos de qualidade, podemos dizer que a sua colheita também será diferenciada.
Portanto, tenha fornecedores que você possa confiar e que transmita todas as informações necessárias sobre o produto. Junto com a compra de insumos é importante também ter um profissional qualificado para trabalhar ao seu lado, evitando momentos desagradáveis que podem atrapalhar o resultado.
Neste quesito é importante que você faça um planejamento e faça a aquisição na hora certa, dimensionando a quantidade necessária para não ter perda de produto.
Gostou das dicas para se tornar um produtor rural? Deixe nos comentários qual seria o nicho que você iria investir.