28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 2, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisAviculturaConcentração adequada de cálcio na nutrição das aves

Concentração adequada de cálcio na nutrição das aves

Mesmo sendo um assunto bastante debatido, ainda hoje a qualidade do cálcio tem afetado inúmeras granjas de postura ao redor do Brasil e do mundo. A grande variabilidade na qualidade das fontes de cálcio tem feito com que aspectos como a desuniformidade das frangas, assim como a qualidade da casca dos ovos continuam sendo não só problemas técnicos, mas também econômicos.

De acordo com a analista técnico comercial da Quimtia Brasil, uma das principais indústrias especializadas no desenvolvimento e na fabricação de insumos direcionados para nutrição animal, Francine Freitas, para suprir essa demanda e ajudar nesse processo uma alternativa viável e que vem mostrando resultados significativos é realizar a suplementação das aves com Pidolato de cálcio.

Segundo ela, trata-se de um sal extremamente solúvel que pode ser usado via água ou via ração e que, apesar da baixa concentração de Cálcio (13,5%), tem alta biodisponibilidade, o que acaba auxiliando na liberação de mais cálcio ionizado disponível para absorção intestinal e na transferência de mais cálcio para o sangue, o que acarreta em uma maior capacidade de deposição e mobilização óssea.

“A sua utilização [do pidolato de cálcio] tanto na fase de recria quanto na de pré postura, resulta em um melhor desenvolvimento do esqueleto e em uma melhor uniformidade das frangas, o que por consequência promove uma melhor entrada em postura, um retardo nos problemas de casca e uma menor incidência de problemas de patas das galinhas em gaiolas”, ressalta a especialista.

Qualidade do ovo pode ser beneficiada

Ainda de acordo com a analista técnico comercial, para que o produto seja eficaz também nos ovos [principalmente em se tratando da casca], o uso do Pidolato de Cálcio, que é precursor do aminoácido prolina, um dos principais constituintes do colágeno, deve ocorrer próximo das 60 semanas de vida da ave. Para ela, é nesse momento da produção que eles [os ovos] tendem a perder a qualidade em suas cascas. “Para os ovos, essa é uma combinação perfeita, pois o cálcio ajuda a endurecer e o colágeno exerce a função de dar mais elasticidade, ou seja, duas características essenciais que ajudam a aumentar, inclusive, o volume de ovos”, finaliza Francine.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fosfito com fungicidas geram maior eficiência na pulverização do limoeiro

Carla Verônica Corrêa Doutoranda em Ciências Agronômicas, UNESP cvcorrea1509@gmail.com Culturas bem nutridas têm maior resistência ao ataque de pragas e doenças, e há muitas evidências de que...

“A Força da Silagem“ surge com uma nova proposta para elevar a produtividade dos rebanhos brasileiros

Seguindo sua visão de longo prazo, de participar do desenvolvimento da alimentação mundial, a DuPont Pioneer decidiu lançar, no verão de 2017, a plataforma...

Magnésio na cultura do tomate – Como manejar adequadamente o nutriente

Leandro Hahn Engenheiro agrônomo, doutor, pesquisador em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas na Estação Experimental de Caçador (SC) - Epagrie professor da Universidade...

Mais produtividade com o nitrogênio líquido de liberação lenta

Cada vez mais a tecnologia está inserida na agricultura, seja pela introdução de novas variedades, bem como agricultura 4G, também nesse segmento o mercado de fertilizante está em contínua evolução com novas formulação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!