26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosCondições climáticas adversas reduzem a produtividade do milho

Condições climáticas adversas reduzem a produtividade do milho

Conab prevê safra de 118,53 milhões de toneladas, 10,2% menor se comparada à safra anterior.

Foto Pixabay

Os produtores brasileiros deverão colher 312,3 milhões de toneladas de grãos na safra 2023/24, volume 2,4% inferior ao obtido na temporada passada, de acordo com o terceiro levantamento do ano realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no dia 7 de dezembro.

A queda na estimativa da produção de grãos é explicada pela baixa ocorrência de chuvas e as altas temperaturas registradas nos estados do Centro-Oeste, enquanto que no Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul, pelo excesso das precipitações.

Essas condições climáticas adversas afetam o desenvolvimento de importantes culturas, entre elas o milho, segundo a Conab, cuja produção total está prevista em 118,53 milhões de toneladas, um decréscimo esperado de 10,2%, comparando-se à safra anterior.

O plantio da primeira safra do milho atrasou devido à falta de chuva em alguns estados, como Mato Grosso. No Sul, em contrapartida, choveu bastante, também dificultando o plantio. Assim, pode haver um atraso na colheita desta safra, reduzindo a janela de plantio para a segunda safra, o que reduz sua segurança em termos climáticos.

Desta forma, a  qualidade do grão depende de vários fatores, entre eles o desenvolvimento da planta durante o ciclo produtivo. Nessa fase, é importante cuidar da nutrição, da irrigação e do controle de pragas e doenças. O teor de umidade do grão também influencia o preço final do produto, pois afeta a qualidade e o rendimento dos grãos.

Por outro lado, se o grão estiver muito seco pode sofrer danos mecânicos. Se os grãos estiverem muito úmidos, eles podem gerar custos adicionais para o produtor, que terá que secá-los antes de armazená-los. Então, caso haja ocorrência de chuvas durante a colheita, o produtor deverá esperar que as espigas sequem para retomar a atividade e evitar problemas como a proliferação de fungos e bactérias.

O percentual de umidade ideal para armazenagem do grão é de 14%, mas, se o agricultor possui  tecnologia para o processo de secagem artificial,  é possível realizar a colheita com até 25% de umidade. No entanto, a melhor umidade para a colheita do milho deve ficar entre 16% e 18%.

Para verificar o teor de umidade e o ponto certo da colheita do milho, o medidor de umidade de grãos é o instrumento mais indicado para o produtor rural.  De acordo com Fernanda Rodrigues da Silva, gerente de Relacionamento com o Cliente, da  empresa Loc Solution, detentora da marca Motomco de medidores de umidade, os instrumentos de medição de umidade precisam passar por um rigoroso controle de qualidade, desde o momento de sua fabricação até seu uso, com calibração bem ajustada para apresentar um resultado preciso.

“Com um medidor preciso e calibrado, os produtores poderão assegurar que os grãos estejam com a umidade adequada para tomar decisões sobre a colheita, armazenamento e processamento”, afirma Fernanda, acrescentando que além disso,o controle de umidade dos grãos é importante para garantia de qualidade do produto e como forma de avaliar comercialmente grãos.

O ideal, segundo ela, é usar um aparelho bem ajustado e, no momento da comercialização do grão, buscar por cooperativas, tradings entre outras empresas que ofereçam equipamentos com uma medição confiável, certificados e homologados pelo Inmetro.

Loc Solution: A Loc Solution é uma empresa que atua no mercado de medidores de umidade de grãos, oferecendo a qualidade e a confiabilidade da marca Motomco, há  quase três décadas.  A empresa tem sua sede em Curitiba (PR) e é especializada na locação de equipamentos, atendendo a diversas regiões agrícolas do Brasil. De origem canadense, a Motomco é líder nacional no segmento de medidores de umidade de grãos. Mais  informações motomco.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

Alto potencial produtivo da soja e milho com Bacillus simplex

Os benefícios do Bacillus simplex são inúmeros para o milho e a soja como: bom desenvolvimento radicular da cultura devido à produção de fitormônios, produzindo maior volume de raízes secundárias e pelos radiculares, promovendo melhor aproveitamento de água.

Consórcio de braquiária e milho na reestruturação do solo

O consórcio de milho com braquiária tem como objetivo a produção de palha para cobertura do solo e a produção de forragem para alimentação de animais

Enxofre no milho safrinha

O avanço tecnológico no cultivo do milho no Brasil nos últimos anos tem resultado em ganhos significativos de produção.

Clones selecionados proporcionam produtividade média acima de 2 mil quilos

Trabalho de mais de 20 anos de melhoramento genético realizado por pesquisadores da Embrapa ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!