20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesQualidade da água é importante para lucratividade

Qualidade da água é importante para lucratividade

Condição do insumo pode afetar negativamente o crescimento, a reprodução e a produtividade dos animais, fator que afeta os resultados da propriedade

Tanto em sistemas a pasto quanto em confinamento, a água é um componente essencial para o bom desempenho e para a saúde do rebanho. O insumo é considerado um fator produtivo que interfere diretamente nos resultados finais da fazenda.

Experimentos mostram que, após a distância de 500 metros da fonte de água, a cada 1 km de acréscimo na caminhada, os animais podem deixar de ganhar, diariamente, 40 g/km em terrenos planos; 53 g/km em espaços com leves ondulações e até 60 g/km em campos ondulados.

Essas perdas impactam diretamente os resultados dos índices de ganho médio diário do rebanho e, consequentemente, o lucro final da propriedade, segundo explicação da médica-veterinária e coordenadora de produtos da Connan, Júlia Marques.

“O bovino pode perder 100% de sua gordura corporal ou até 50% de seu tecido muscular, que ainda se mantém vivo, mas se perder de 10 a 12% do volume de água do corpo pode chegar a óbito”, sinaliza Júlia.

Qualidade da água e produtividade

A condição da água pode afetar negativamente o crescimento, a reprodução ou a produtividade dos animais. Além disso, quando é disponibilizado ao animal duas opções de fonte de água, um lago e um bebedouro, o bovino opta pela segunda opção, por apresentar melhor qualidade.

O que acontece é que os lagos, em sua maioria, apresentam índices consideráveis de contaminação por fezes de animais, que são sentidos pelo rebanho, que passa a reduzir o consumo ou, até mesmo, recursar a água. A redução do consumo da água faz com que o animal passe, também, a consumir menos matéria seca – pasto, suplemento e ração.

Outro dado de importância é a distância das fontes de água em áreas de pastagens. “Quando o animal caminha demais para encontrar água de qualidade tende a apresentar um desempenho menor”, explica Júlia.

A dica é instalar diversos bebedouros espalhados pela propriedade, de acordo com o sistema de produção e a viabilidade. Além disso, é recomendado que se mantenha uma frequência de limpeza bem estabelecida.

Em um sistema de confinamento, por exemplo, em que o bebedouro é a única fonte de água, essa limpeza deve ser feita ao menos duas vezes por semana, já que os animais possuem uma dieta mais farelada e a lotação é maior.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como será o mercado de insumos em 5 anos?

O mercado de insumos agrícolas vem passando por profundas mudanças, incluindo excesso ...

Spark divulgará Painel sobre desempenho do mercado de fungicidas

Projeções dão conta de que houve avanço significativo dessa categoria de produtos na safra 2019-20 da oleaginosa, antecipa a consultoria; no ciclo 2018-19, a movimentação do segmento chegou perto de US$ 430 milhões

Qual clone de eucalipto plantar?

Existem vários tipos de clones de eucalipto disponíveis no mercado, sendo que para a escolha do “clone ideal” é necessário determinar a finalidade antecipada que se deseja instalar o plantio (serraria, carvão, celulose ou outros) e, além disso, o produtor deve considerar materiais mais adaptáveis para a região, levando em consideração clima, solo e histórico de pragas e doenças do local onde será realizado o plantio.

Rituais Cafés Especiais 85+

Com notas de chocolate, frutas vermelhas, frutas secas ou na versão exótica, os cafés são 100% arábica, 85+ pontos, e são assinados pelo especialista Silvio Leite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!