23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosCondições das lavouras no Brasil

Condições das lavouras no Brasil

Milho – Fotos: Shutterstock

A agricultura brasileira não parou. Em tempo de quarentena na escalada do Coronavírus, vários segmentos da cadeia do Agronegócio estão trabalhando debaixo de sol e chuva para não deixar de produzir o alimento que chega à mesa dos brasileiros.

De uma forma geral, as notícias são boas em relação a safrinha. Em Mato Grosso do Sul, os agricultores estão encontrando facilidade em negociar o que tinha em estoque com cooperativas e pecuaristas. A engenheira agrônoma Alessandra Deccicino viajou para alguns estados do Brasil e relatou para o Agrotalk – o podcast Agro da Climatempo que vai ao ar hoje que a realidade do campo é positiva. Em Goiás e o no cerrado de Mato Grosso do SUL, os produtores estão animados com a cultura que está em desenvolvimento.

No norte e noroeste de São Paulo, a chuva colaborou e a perspectiva é boa para a safrinha de milho. De acordo com o IBGE, no Brasil todo a produção de milho deve aumentar na primeira safra e cair na segunda. Na soma da duas, o Instituto prevê uma redução de 4% este ano, chegando a 96 milhões de toneladas.

Em Luís Eduardo Magalhães, as lavouras de algodão apresentam excelente desenvolvimento. Na região de Cascavel, no Paraná, a safra apresenta excelentes resultados e apresenta bons preços nas commodities e já existe uma conversa sobre a projeção da safra 2020/21, comenta Deccicino.

No Rio Grande do Sul, a estiagem prejudicou mais de 180 cidades. Mas, para os produtores de arroz gaúchos, o tempo seco está favorecendo a colheita nos campos. Os dias ensolarados e com boa luminosidade nesta semana vem contribuindo para a produtividade do arroz. No ano passado, a safra foi de 7,2 milhões de toneladas de arroz. Nesta temporada, a estimativa é de 7,3 milhões de toneladas.

Promoção na safrinha

O AgroclimaPro é sua opção inteligente para a gestão no campo. Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com esta plataforma. É possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda!

Para quem está no campo em ritmo de safrinha não pode deixar de contar com a promoção safrinha.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia no agronegócio: o que será tendência em 2023?

Uso de imagens, inteligência artificial, ferramentas de automação e monitoramento devem ter avanços significativos em 2023. Tudo isso depende, no entanto, de mais conectividade

Multinacional canadense do ramo agrícola

Mais um importante investimento vai chegar a Uberlândia em breve. Na tarde desta terça-feira (15) ...

PH ideal: Qual a relação com a eficiência do defensivo?

Autores Jean dos Santos Silva santos.jean96@yahoo.com.br Luciane Gonçalves Torres lucianetorres21@hotmail.com Engenheiros agrônomos e mestrandos em Fitotecnia - Universidade Federal de Lavras (UFLA)...

Panorama da produção de uvas de mesa no Brasil

A videira (Vitis sp.) é considerada uma das principais frutíferas do mundo com base ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!